Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

A Sua Carreira

       
 21.808 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Onde você chegará com a sua carreira?

A Sua Carreira

Seu trabalho, seu futuro, seu desejo mas, antes de tudo, sua responsabilidade.

Quem está começando no mercado de trabalho ainda pode tudo. Você pode trabalhar em empresas nacionais, multinacionais, grandes, pequenas, inovadoras, tradicionais... tudo depende do seu perfil e das suas escolhas.

Escolhas?

- Mas quem escolhe a gente é a empresa...

Engano seu. Não é a empresa que escolhe você. A companhia procura, sim, o perfil, profissional e psicológico, que você forjou. Então, se você quer trabalhar em determinada empresa ou ramo de atuação, adeqüe-se às necessidades do seu cliente atual e futuro empregador. No fim das contas, se for esperto, é você quem escolhe a empresa.

Ainda dá tempo

Mas aos vinte e poucos anos ainda pode-se mudar muito um perfil que dá sinais de que não vai levar aonde se quer.

A primeira coisa a fazer é tomar as rédeas da sua carreira. Esqueça aquele papo de que emprego é papel em ventania pegue o primeiro que aparecer e agarre (de preferência até morrer). Isso serve pra quem ainda está na primeira metade da faculdade. Uma ex-chefe minha dizia uma frase que ilustra bem isso: "Estagiário é bom porque aprende enquanto varre o chão." (Não precisei chegar a tanto!)

Passada a fase do faxineiro, estude suas vontades (onde quer chegar, em que porte de empresa e área de atuação) e suas habilidades e qualificações para tal. Lembre-se de ser realista. Não adianta sonhar em ser executivo de multinacional sem saber conjugar o verbo to be.

Se você quer trabalhar com serviços, não adianta nada estagiar em uma fábrica. Não te levará a lugar nenhum, só vai desfocar a sua carreira. Com o tempo, ficará cada vez mais fácil trabalhar no setor secundário e cada vez mais difícil trabalhar com serviços. E, no fim das contas, você vai acabar nunca chegando onde quer.

Ataque o inimigo (seus pontos fracos) ininterruptamente. Uma reduzida nos custos te proporcionará cursos em uma área que você considera importante e na qual acha que a faculdade foi falha. Viagens ao exterior (claro que não estou falando de Miami), assinaturas de revistas e jornais, eventos culturais e até psicanálise também podem ajudar. Siga sempre em frete, gaste seu dinheiro e seu tempo fazendo algo produtivo para sua carreira.

O caminho das pedras

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×