Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Certificação A+


     106.277 visualizações    Outros    1 comentário
Certificação A+

Programa do "A+ Core Exam"

 

Tópico 1.0 - Instalação, Configuração e Upgrade

Este tópico avalia os conhecimentos necessários para identificar, instalar, configurar e fazer upgrade de microcomputadores e periféricos, seguindo procedimentos básicos para montagem e desmontagem de sistemas e substituição de partes removíveis. Elementos incluem a abilidade de identifiar e configurar IRQs, DMAs, endereços de I/O, switches e jumpers.

1.1 Identificar os termos e conceitos básicos, além das funções relacionadas com os módulos de um sistema, incluindo como cada módulo deve trabalhar em condições normais.

1.2 Identificar procedimentos básicos para adicionar e remover partes substituíveis.

1.3 Identificar IRQs, canais de DMA e endereços de I/O disponíveis e os procedimentos para configura-los na instalação de dispositivos.

1.4 Identificar portas padrão de periféricos, os cabos associados e os seus conectores.

1.5 Identificar os procedimentos adequados para instalar e configurar dispositivos IDE/EIDE.

1.6 Identificar os procedimentos adequados para instalar e configurar dispositivos SCSI.

1.7 Identificar os procedimentos adequados para instalar e configurar dispositivos dispositivos periféricos.

1.8 Identificar conceitos e procedimentos relativos ao BIOS

1.9 Identificar métodos de otimização do hardware do sistema e quando utiliza-los.

Tópico 2.0 - Diagnóstico e solução de problemas

Este tópico avalia a abilidade de aplicar conhecimentos sobre diagnóstico e solução de problemas comuns de mal-funcionamento de PCs. Isto inclui conhecimentos sobre os sintomas relacionadas com os problemas mais frequentes.

2.1 Identificar sintomas e problemas mais comuns associados com cada módulo (de um PC) e como diagnosticar e isolar os problemas.

2.2 Identificar os procedimentos básicos para diagnóstico e as práticas recomendadas para elucidar problemas dados os sintomas fornecidos pelo cliente.

Tópico 3.0 - Segurança e Manutenção Preventiva

Este tópico avalia conhecimentos sobre segurança e manutenção preventiva. Quanto à segurança, temos danos em potencial que podem ser causados a pessoas ou equipamentos quando trabalhando com lasers, equipamentos de alta voltagem, eletricidade eletrostática e ítens que requerem cuidados especiais de armazenamento e reciclagem por serem tóxios ou causarem danos ao meio-ambiente. Em relação à manutenção preventiva, temos o conhecimento de produtos para manutenção preventiva, procedimentos, riscos e precauções quando trabalhando com microcomputadores.

3.1 Identificar o propósito dos vários tipos de produtos e procedimentos para manutenção preventiva e quando utilizar cada um deles.

3.2 Identificar procedimentos e dispositivos para proteção contra riscos (choque, arranhões, etc).

3.3 Identificar os danos em potencial e os procedimentos de segurança adequados quanto à lasers e equipamentos de alta-voltagem.

3.4 Identificar itens que requerem cuidados especiais no descarte de acordo com as normas de proteção ambiental.

3.5 Identificar precauções e procedimentos relativos à descargas de eletricidade eletrostática, incluindo o uso de dispositivos de proteção.

Tópico 4.0 - Placas-mãe, Processadores e Memória

Este tópico requer conhecimento de terminologia específica, especificações, classificações, categorias, arquitetura e princípios de funcionamento de placas-mães, processadores e memórias em microcomputadores.

4.1 Distringuir os chips de CPU mais populares em termos das suas características básicas.

4.2 Identificar as categorias de RAM, terminologia associada, sua localização e características físicas.

4.3 Identificar os tipos mais populares de placas-mães, seus componentes e sua arquitetura (por exemplo, estruturas de barramento e alimentação).

4.4 Identificar o propósito da CMOS, o que ela contém e como modificar os seus parâmetros básicos.

Tópico 5.0 - Impressoras

Este tópico avalia conhecimentos sobre os tipos básicos de impressoras, conceitos básicos, componentes de uma impressora, como elas funcionam, como elas imprimem em uma página, o caminho do papel, cuidados e técnicas de manutenção e problemas mais comuns.

5.1 Identificar conceitos básicos, funcionamento de vários tipos de impressoras e componentes de uma impressora.

5.2 Identificar cuidados e técnicas de manutenção e problemas mais comuns con os principais tipos de impressoras.

5.3 Identificar os tipos de conexões de impressoeas e suas configurações.

Tópico 6.0 - Sistemas Portáteis

Este tópico avalia os conhecimentos sobre computadores portáteis e seus componentes e problemas particulares.

6.1 Identificar os componentes particulares (em relação a sistemas de mesa) de sistemas portáteis e seus problemas específicos.

Tópico 7.0 - Conhecimentos Básicos de Redes

Este tópico avalia os conhecimentos sobre conceitos e terminologia básicos de redes, a abilidade em determinar se um computador está em rede, conhecimentos sobre procedimentos para trocar e configurar placas de rede, e conhecimentos sobre as implicações de reparos quando um computador está em rede.

7.1 Identificar os conceitos básicos de redes, incluindo como uma rede funciona.

7.2 Identificar procedimentos para dustituit e configurar uma placa de rede.

7.3 Identificar as implicações de reparos na rede.

Tópico 8.0 - Satisfação do Cliente

Este tópico avalia o conhecimento sobre comportamentos que contribuem para a satisfação dos clientes, e a "sensibilidade" e a preocupação do candidato com relação à satisfação dos seus clientes. Mais especificamente, estes comportamentos incluem coisas como: a qualidade das interações entre o técnico e o cliente; a postura do técnico em relação aos negócios do cliente; a credibilidade e a confiança projetados pelo técnico que, por sua vez, fazem com que o cliente confie nele. A resistência, amabilidade e eficiência que podem inesperadamente satisfazer o cliente além da solução do problema técnico. Este tópico NÃO é um teste sobre procedimentos e políticas específicas de uma empresa.

8.1 Diferenciar-se efetivamente de comportamentos ineficientes já que isso contribui para a manutenção ou a conquista da satisfação do cliente.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Um dos grandes problemas para técnicos que ainda não ganham bem é o valor das provas para certificações, sempre sugiro que façam certificações gratuitas e baratas que são as iniciais e depois migrem para as certificações mais caras e avançadas, pois a conversão dos valores de dólares para reais com o dólar alto faz com que o valor das certificações mais renomadas subam bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...