Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!

       
 36.239 Visualizações    Editoriais  
 1 comentário

Conheça a história do Clube do Hardware.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Pense rápido: quantos sites você conhece que existem há mais de 5 anos? O quê? Você nem acessa a Internet a tanto tempo?

Pois é, ter um site há tanto tempo na Internet não é para qualquer um! Nosso sucesso foi obtido graças à você, que nos prestigia com a sua visita! Para comemorar essa importante data, vamos contar um pouco de nossa história!

Tudo começou quando eu tive o meu primeiro contato com a Internet. Achei que essa nova mídia poderia ser muito importante para divulgar o meu trabalho e também para funcionar como um ponto de encontro de usuários que curtem o hardware de micros. No começo o site chamava-se simplesmente "Hardware por Gabriel Torres", indo ao ar em maio de 1996, no Geocities. O conteúdo era escasso era mais para divulgar o meu trabalho: o meu Curso de Hardware no Instituto de Tecnologia ORT (a escola ainda existe, o curso não) e, pouco tempo depois, os meus livros (o meu primeiro livro, a primeira edição do Hardware Curso Completo, foi lançado em julho de 1996) e a minha antiga loja (Planeta Byte, inaugurada em novembro de 1996 e que durou dois anos - ficava em Ipanema, no Rio de Janeiro). Em outubro de 1996 o jornal O Dia (o maior jornal do estado do Rio de Janeiro) me convidou para ser colunista do caderno de informática que eles estavam projetando e, desde então, todos os meus textos podem ser encontrados em meu site. No início o jeitão do site estava mais para um site pessoal do que para um site profissional, até por conta do endereço horrível: http://www.geocities.com/SiliconValley/Park/1022. Alguém se lembra disso? Se você chegou a acessar o meu site naquela época, parabéns! Você merece um diploma de fóssil do Instituto Brasileiro de Arqueologia!

Se você não ganhou esse diploma, então veja a primeira versão do site na Figura 1. Como você pode reparar, as áreas existentes nesse site pré-histórico existem até hoje!

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 1: Primeira versão do Clube do Hardware.

Pouco tempo depois que eu coloquei o meu site no ar, o meu provedor de acesso, Netgate (que não existe mais e que não tem nada a ver com o fabricante de placas-mães) propôs uma parceria para a hospedagem do meu site com eles. O endereço passou, então, a ser http://www.netgate.com.br/hardware, o que tornou o acesso muito mais fácil.

Tudo ia muito bem até que uma bela manhã um jovem aluno, então com 16 anos, ainda muito formal comigo (acredite, ele só me chamava de "senhor", "professor", etc -- e olha que na época eu só tinha 22 anos), entrou em meu laboratório no Instituto de Tecnologia ORT com a seguinte frase "Professor Gabriel, o senhor não gostaria que eu desenvolvesse uma versão mais profissional para o site do senhor? Eu estou trabalhando com isso e estou precisando praticar...". A resposta foi "De graça, ô Rick Martin, até ônibus errado" (ele estava com uma camisa de botão meio florida, parecia o Rick Martin).

O nome desse aluno é Alberto Cozer. Hoje ele é um dos meus melhores amigos e profissionalmente é atualmente um excelente especialista em segurança de redes. Se não fosse por ele, muito possivelmente o Clube do Hardware continuaria sendo o da Figura 1 por muito tempo... Juntos também escrevemos um livro (Alavancando Negócios na Internet) e mantemos um outro site no ar, o Terremoto! (http://www.terremoto.com.br).

A versão do site projetada pelo Alberto você pode ver na Figura 2. Decidimos trocar o nome do site para "Site de Hardware do Prof. Gabriel Torres". Entre outras frescuras, o site tocava o tema de Missão Impossível quando era carregado.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 2: Segunda versão do site, projetada por Alberto Cozer.

Pouco tempo depois de colocar a segunda versão no ar, o tamanho do site passou 1 MB de espaço em disco, a cota que a Netgate havia me dado. Resolvi registrar o domínio gabrieltorres.com e hospedar o site em um serviço de hospedagem pago, que me oferecia inúmeras vantagens.

O Alberto resolveu refazer o layout do site novamente. O site ficou com o mesmo conceito da versão anterior (botões e títulos com uma imagem escaneada de uma placa-mãe e mesma fonte), só que mais suave. Essa versão você pode ver na Figura 3. Há algumas curiosidades sobre esse layout. O Alberto queria usar um alicate como marcador de notícias da primeira página (ver Figura 3), só que não encontrava uma figura de alicate. Resolveu escanear um alicate para ver o que acontecia. Deu certo. A minha foto que aparecia na página inicial do site era a mesma foto da minha coluna no jornal O Dia. O original da foto eu emprestei para o Alberto escanear e nunca mais foi vista. Isto foi em 1997. Se você é amigo do Alberto, tome cuidado ao fazer empréstimos a ele. (Eu particularmente desconfio que o Alberto Cozer usou essa foto para algum "trabalho", entende?)

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 3: Terceira versão do site, também projetada por Alberto Cozer.

Outra curiosidade é que o Alberto inventou umas foto-montagens para serem colocadas na página inicial, que eu censurei. Elas podem ser vistas nas Figura 4 e 5. Achei que eram apelativas demais (a do FHC ainda por cima poderia fazer com que eu fosse odiado por alguns).

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 4: Montagem feita por Alberto Cozer que não chegou a ir ao ar.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 5: Montagem feita por Alberto Cozer que não chegou a ir ao ar.

Em 1998 eu tive a idéia de criar um serviço diferenciado para os visitantes do então Site de Hardware: um site onde as dúvidas dos leitores pudessem ser respondidas e textos exclusivos, mais aprofundados do que os existentes no Site de Hardware. Esse serviço teria de ser pago, de forma a compensar a trabalheira de responder e-mails contendo dúvidas técnicas. O modelo foi inspirado no site de um amigo, o Renato Degiovani, que possui um site especializado na criação de jogos para computador (http://www.tilt.net): uma área livre, grátis, contendo o maior número possível de textos (servindo como uma "amostra grátis" do serviço) e uma área paga, com atendimento diferenciado aos associados e serviço de consultoria. Assim surgiu a idéia do Clube do Hardware. Portanto, o nome Clube do Hardware no início designava um serviço "premium" do Site de Hardware. Os dois sites eram no início, separados. O Site de Hardware (www.gabrieltorres.com) todos podiam acessar, mas para ter mais do que o Site de Hardware oferecia, era necessário pagar para ter acesso ao Clube do Hardware (www.clubedohardware.com).

Nenhum dos layouts que o Alberto me apresentou para o projeto do Clube do Hardware (serviço pago) havia me agradado. O primeiro layout criado para esse projeto você pode ver na Figura 6.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 6: Primeira versão do Clube do Hardware (serviço pago).

Resolvi eu mesmo criar um layout para o Clube do Hardware, um layout que fosse igual tanto para o Site de Hardware quanto para o Clube do Hardware. Esse layout foi a quarta versão do Site de Hardware, que você pode ver na Figura 7. Na Figura 8 você vê o layout do Clube do Hardware, seguindo o mesmo conceito. Para fazer esse layout me inspirei nos quadrinhos europeus antigos (Tintim, por exemplo), onde na capa há um destaque para o rosto do herói, normalmente destacado dentro de um círculo. Esta versão continuava usando uma placa-mãe escaneada para o título e os botões continuavam usando a mesma fonte das versões anteriores.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 7: Quarta versão do Site de Hardware.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 8: Segunda versão do Clube do Hardware, serviço pago.

Após uma consultoria com Hélcio Mário Noguchi, um diretor de arte das antigas e muito amigo nosso, ele sugeriu que eu alterasse o layout dos sites para o formato tablóide, como você pode ver nas Figuras 9 e 10. O site ficou então com o layout mais parecido com o atualmente usado. O site passou a se chamar Hardware Site e o Clube do Hardware continuava sendo um site separado para um serviço de consultoria pago. Nesta mesma época e usando o mesmo layout, lançamos a versão do site em inglês, em www.hardwaresite.net. Fomos o primeiro site de informações técnicas sobre informática do Brasil a lançar um site com versão em inglês.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 9: Quinta versão do Site de Hardware.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 10: Terceira versão do Clube do Hardware, serviço pago.

Só que infelizmente, a idéia de um site pago na Internet não foi bem aceita pelo mercado. A maioria das pessoas tem a cultura do "tudo na Internet tem de ser de graça" e o serviço não foi adiante. Após um ano e meio depois de ter sido criado (outubro de 1999) resolvi acabar com esse serviço e fundir os dois sites em um só, gerando o atual layout do Clube do Hardware. Entre todos os nomes que já usamos para o nosso site, sem dúvida alguma Clube do Hardware foi o melhor, por isso resolvemos manter esse nome para o nosso site. Todos os endereços (www.gabrieltorres.com, www.clubedohardware.com, etc) passaram a apontar para um mesmo lugar (Clique aqui para ler mais sobre esse processo de fusão). A versão em inglês passou a se chamar HardwareSecrets.

Clube do Hardware: 5 anos! Conheça nossa história!
Figura 11: Sexta versão do site, fusão do antigo Hardware Site e do Clube do Hardware serviço pago.

O que aconteceu foi que experienciamos uma explosão no aumento de acesso ao Clube do Hardware tão logo a notícia de que o conteúdo que antes era pago passou a estar disponível gratuitamente para todos. Para você ter uma idéia, no mês anterior da fusão tinhamos a visita de 100.000 usuários diferentes por mês. No mês posterior ao da fusão, esse número cresceu para 180.000 usuários, crescendo cada vez mais, até chegar ao número de visitantes diferentes que temos hoje (pouco mais de 300.000 -- esperamos crescer ainda mais).

Nosso sucesso existe graças a você, que nos prestigia com a sua visita. Esperamos que você tenha gostado de ler um pouco mais sobre a nossa história.

Em tempo: Para comemorar nossos cinco anos, sorteamos neste mês cinco placas-mães!

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Muito bom! Quem quiser ver (ou rever), o site da figura 2 está arquivado em:

http://web.archive.org/web/19981202060202/www.netgate.com.br/hardware/

Pode-se navegar em quase todo o site. Realmente toca o tema de Missão Impossível!

Campanha do R$1 (site "shareware"):

http://web.archive.org/web/19990222135544/www.netgate.com.br/hardware/1real.html

Outras datas do site:

http://web.archive.org/web/*/http://www.netgate.com.br/hardware

(apenas até Mar/2000)

E o gabrieltorres.com:

http://web.archive.org/web/*/http://www.gabrieltorres.com

clubedohardware.com.br:

http://web.archive.org/web/*/http://www.clubedohardware.com.br

(o alicate das páginas do início de 1998 foi escaneado, é sério?)

Abrindo algumas páginas em 2004-05, vê-se que o site abria popup. (Obrigado por retirar)

Voltando ao artigo:

Esperamos que você tenha gostado de ler um pouco mais sobre a nossa história.

Sim, gostei muito! Parabéns, Gabriel Torres! :aplausos:

Continue assim! Muito sucesso!

(Sei que o artigo é antigo. Há algum mais novo que fale da história do site?)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×