Ir ao conteúdo

Computador compacto ASRock DeskMini 110

       
 17.807 Visualizações    Testes  
 9 comentários

Analisamos o DeskMini 110 da ASRock, kit de computador ultracompacto que suporta processadores comuns. Confira!

Computador compacto ASRock DeskMini 110
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O DeskMini 110 é um kit de computador compacto da ASRock que usa uma placa-mãe no formato 5x5 (Mini-STX), compatível com processadores soquete LGA1151 de até 65 W. Vamos dar uma boa olhada nele.

O formato Mini-STX, também conhecido como 5x5, é um novo padrão de placas-mãe, menor do que o Mini-ITX, para uso em computadores de mesa ultra-compactos. Para saber mais sobre este novo padrão, leia nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre o padrão de placas-mãe 5x5”.

O DeskMini 110 é um computador de mesa em um tamanho muito reduzido. Ele é maior do que costumamos ver em um NUC (como o ASRock Beebox e o Gigabyte BRIX Pro), mas apresenta a vantagem de utilizar um processador comum para processadores de mesa, enquanto nos NUC o processador vem soldado na placa-mãe, por normalmente ser um modelo de baixa potência e desempenho.

O DeskMini 110 mede 155 x 155 x 80 mm, que é o tamanho aproximado de uma fonte de alimentação típica para computadores de mesa.

Há três versões do produto: o DeskMini 110 (que é o modelo que estamos analisando), o DeskMini 110W (que vem com uma placa de rede sem fio instalada) e o DeskMini 110/COM (que vem com uma porta serial).

O DeskMini 110 é vendido como um kit, o que significa que ele vem com gabinete, fonte e placa-mãe, mas você precisa instalar um processador, memória RAM e um dispositivo de armazenamento (disco rígido ou SSD). Sua placa-mãe tem um soquete LGA1151, sendo compatível com os processadores Intel de sexta geração com TDP de até 65 W. Ele tem também dois soquetes DDR4 SODIMM DDR4 (“memória de notebook”), e tem duas baias para dispositivos de 2,5 polegadas.

Na Figura 1, podemos ver a caixa do ASRock DeskMini 110.

asrock-deskmini-110-c01.jpg

Figura 1: embalagem do DeskMini 110

A Figura 2 mostra o conteúdo da embalagem: uma fonte externa de 120 W, manual, disco com drivers, dois cabos SATA, parafusos e quatro pés de borracha. Você ainda pode adquirir um suporte padrão VESA para instalar o computador na traseira do seu monitor.

asrock-deskmini-110-c02.jpg

Figura 2: conteúdo da embalagem

A Figura 3 revela a frente do ASRock DeskMini 110. Ele tem conectores para fones de ouvido e microfone, uma porta USB 3.0 tipo A, uma porta USB 3.0 tipo C, botão liga/desliga e LEDs de ligado e de atividade de disco.

asrock-deskmini-110-c03.jpg

Figure 3: o ASRock DeskMini 110

Nas próximas páginas, vamos analisar o DeskMini 110 em detalhes.

Compartilhar

  • Curtir 2


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Muito legal, interessante para quem quer montar uma workstation. Para fins de comparação: esse ASRock usa a nova placa mSTX, medindo 15x15x8cm. Os mITX mais compactos com GPU dedicada que se consegue montar medem por volta de 22x17x27cm.

 

Assim como mITX o formato mSTX tem apenas 2 slots de memória (nenhuma grande perda, considerando os 32GB máximos). Ele não tem porém um slot PCIe, então upgrade com placa de vídeo dedicada está fora de questão. Uma pena, senão veríamos o surgimento de uma nova geração de cubos mais compactos ainda.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, adcarvalho disse:

Será que algum dia será comercializado aqui?

A ASRock fez questão de nos mandar esta amostra, então provavelmente vai ser vendido no Brasil sim.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma pena não ter slot para placas de vídeo. Meu sonho é montar um Mini-PC para jogos, ligá-lo numa baita de uma TV Full HD, pegar meu controle Xbox e esquecer que existe vida social...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo @João Ortiz!

 

Se houvesse a opção de um slot PCI-E para uma placa de vídeo, seria ótimo, imagina um PC super compacto, levaria a qualquer lugar, faria uma reunião com os amigos e montaria uma mini lan house. Ou até mesmo para deixar acoplado à TV e enganar os amigos falando que você tem uma Super Smart TV que tem Windows 10 e roda tudo no "talo"! :lol:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×