Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Lentidão do site

       
 20.327 Visualizações    Editoriais  
 1 comentário

Gabriel Torres fala sobre a demora no acesso ao Clube do Hardware.

Lentidão do site
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O acesso ao nosso site está muito lento desde hoje pela manhã. Isso está ocorrendo porque a empresa onde estamos hospedando o nosso site está limitando o acesso a nossos servidores ao valor do link que contratamos, que é de 1 Mbps. Como o tráfego do nosso site continua crescendo a cada dia que passa - estamos atingindo picos de 2 Mbps - a única solução para isso será o aumento do link. Infelizmente, o valor que a empresa onde hospedamos atualmente está cobrando por um link de 2 Mbps é incompatível com o nosso orçamento: R$ 5.400. Isso nos forçará a trocar novamente de empresa onde hospedamos nossos dois servidores para uma empresa compatível com o nosso bolso.

Nós já contactamos uma nova empresa de hospedagem que fez um orçamento mais em conta e ainda nesta semana deveremos estar transferindo as nossas duas máquinas para essa nova empresa. Infelizmente até isso ser feito o problema de lentidão permanecerá.

Uma paliativo para esse problema de lentidão é você acessar o site no período de menor acesso, a partir das 8 da noite.

Na migração de empresa o site infelizmente ficará fora do ar, pois o processo de migração consiste em pegarmos as máquinas em uma empresa, colocá-las em um táxi, e instalarmos essas máquinas na nova empresa. Além disso, até a replicação total dos servidores de DNS, algumas pessoas poderão ficar até 2 dias sem conseguir acessar o site, já que essa migração envolve necessariamente a troca do nosso endereço IP.

Estaremos divulgando com antecedência o dia e a hora de início dessa migração, para que você não seja pego de surpresa.

Aliado a esse problema de link, temos também outro problema para resolver, que é o upgrade de nosso servidor web, que está novamente "pedindo soda". Esse servidor já foi trocado em fevereiro, a exatos 3 meses atrás, por um Athlon XP 2200 (clique aqui para ver a nossa configuração completa). A solução para o nosso servidor web é trocá-lo por um servidor com dois processadores, que infelizmente está totalmente fora do nosso alcance em termos financeiros (um servidor IBM com dois processadores não sai por menos de R$ 8.000).

Realmente impressionante como o nosso site está batendo recorde atrás de recorde em seu acesso (estamos com mais de 4,3 milhões de pageviews/mês e batemos 1 milhão de visitantes por mês em abril) o que, infelizmente, acarreta em um aumento colossal em nossos custos (sem o aumento proporcional em nosso faturamento), além de implicar em problemas para todos os visitantes, como o problema de lentidão.

Estamos trabalhando para que esses problemas sejam resolvidos o mais rapidamente possível. Infelizmente a falta de recursos financeiros é um grande entrave para que a gente coloque o "melhor" link possível e o "melhor" servidor possível no ar.

E ainda tem gente que acha que faturamos milhões de dólares... Quem dera... Se faturássemos milhões dava para a gente colocar um servidor RISC brincando que nossos problemas seriam resolvidos...

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×