Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Mais um upgrade em nosso servidor

       
 21.174 Visualizações    Editoriais  
 0 comentários

Gabriel Torres fala do novo upgrade no servidor que hospedará o Clube do Hardware.

Mais um upgrade em nosso servidor
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

É incrível o aumento de acesso que temos tido em nosso site. No mês passado, voltamos a bater quase 4 milhões de pageviews e o nosso antigo servidor não estava mais agüentando o tranco. Ele estava operando a 100% da sua capacidade o tempo inteiro (100% de uso de CPU) e, quando isso ocorria, ele simplesmente começava a colocar em fila de espera os novos pedidos, fazendo com que algumas páginas não fossem abertas ou o servidor apresentasse erros de indisponibilidade. Ou seja, quem tentasse acessar o site em nosso horário de pico não estava conseguindo navegar bem.

Além disso, estávamos precisando de uma estrutura que permitisse o nosso crescimento futuro, isto é, permitisse que colocássemos páginas mais dinâmicas. Não poderíamos aumentar a integração de nosso site com um banco de dados pois mais acessos ao banco de dados faria com que o nosso servidor não conseguisse responder a esses novos pedidos.

Para isso, a solução que encontramos foi instalar um novo servidor web, mais rápido, para evitar que o processador fique sendo usado 100% do tempo, e o nosso antigo servidor web foi transformado em servidor dedicado de banco de dados. Com isso, o Clube do Hardware possui agora duas máquinas para poder atender aos nossos visitantes.

O nosso novo servidor web tem a seguinte configuração:

  • Processador: Athlon XP 2200+
  • Placa-mãe: EPoX 8K3A+
  • Memória RAM: 1 GB DDR266/PC2100 Samsung
  • Discos rígidos: Maxtor 30 GB, 7.200 rpm, ATA-133.

Nosso antigo servidor web foi reconfigurado como servidor exclusivo de banco de dados. O banco de dados é atualmente usado no armazenamento dos banners existentes e também para armazenar as mensagens do fórum:

  • Processador: Pentium 4 1,6 GHz
  • Placa-mãe: EPoX 4G4A+
  • Memória RAM: 512 MB DDR266/PC2100 Samsung
  • Discos rígidos: Dois discos rígidos Maxtor DiamondMax Plus D740X (20 GB, 7.200 rpm, ATA-133) operando em RAID 1 (espelhamento).

Nosso link com a Internet continua sendo de 1 Mbps.

Nós também ficamos muito insatisfeitos com a empresa onde estávamos hospedando nossas máquinas (ComDominio), pois eles apresentaram um orçamento três vezes mais caro do que o valor que estávamos pagando para o colocation do nosso primeiro servidor para a instalação da nossa segunda máquina. Achamos isso uma total falta de respeito e coerência, por isso decidimos mudar de empresa de hospedagem.

Temos como política não indicarmos produtos ou empresas específicas, mas podemos com certeza dizer que a ComDominio é uma empresa que não recomendamos.

Com a mudança de empresa, tivemos de trocar o endereço IP da nossa máquina. Por isso, muitas pessoas ficaram sem conseguir acessar o nosso site durante essa semana, até que todos os servidores DNS da Internet conseguissem replicar o nosso novo endereço IP.

Apesar de a instalação de uma máquina adicional representar um aumento em nossos custos, acreditamos estarmos fazendo isso para melhor atendermos a todos os nossos visitantes.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×