Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Recarregando Cartuchos Epson

        307.935 Visualizações     3 comentários     Tutoriais   

Aprenda a recarregar seus cartuchos Epson.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Com o preço dos cartuchos de tinta atingindo a casa das centenas de reais, vários usuários passaram a apelar para soluções alternativas, como a compra de cartuchos similares (cartuchos fabricados por um fabricante diferente do original porém compatível com a impressora), cartuchos recarregados (cartuchos originais gastos recarregados com tinta nova) ou a recarga propriamente dita, feita em casa, que consiste em recarregar manualmente o cartucho de tinta com tinta nova. Esse último procedimento é o mais barato e o que apresenta a maior economia para o usuário - desde que o procedimento seja bem-feito.

O grande problema é recarregar os cartuchos de impressoras Epson. Os cartuchos originais das impressoras Epson possuem um pequeno circuito integrado de memória que funciona como um contador. A impressora, à medida que o cartucho vai sendo usado, atualiza essa pequena memória. Quando o cartucho acaba, esse circuito "sabe" que a tinta acabou. Simplesmente colocar mais tinta no cartucho não torna o cartucho pronto para uso, visto que o seu chip estará indicando que o cartucho está vazio.

Outro problema que ocorre é que a memória do cartucho pode indicar que o cartucho acabou mas pode haver ainda um pouco de tinta nele. Com isso, muitas vezes podemos jogar o cartucho fora contendo ainda um pouco de tinta.

Para que você consiga recarregar em casa um cartucho da Epson, você terá de "zerar" o chip contador do cartucho, para que o cartucho "saiba" que ele está cheio. Isso pode ser feito de duas formas: através de um dispositivo especial ou através de software.

O dispositivo especial chama-se Epson Chip Resetter ou simplesmente SK168 e custa US$ 6,95. Trata-se de um aparelho onde você encaixa o cartucho e, poucos segundos depois, o chip do cartucho está resetado. Esse aparelho é vendido em http://www.inksupply.com/product-details.cfm?pn=SK168. Note que se você comprar esse aparelho pela Internet você terá de pagar imposto de importação ao recebê-lo (a alíquota é de 60%). Mesmo assim vale a pena, pois vimos esse aparelho sendo vendido no Brasil por R$ 145.

A solução por software é a melhor, porque é de graça. O software para "zerar" os cartuchos da Epson pode ser baixado em http://www.ssclg.com/epsone.shtml. Esse software é capaz de "zerar" a memória dos cartuchos da maioria das impressoras jato de tinta da Epson (no site indicado há uma lista completa de impressoras reconhecidas pelo programa). O programa é facílimo de ser usado, mas tome cuidado pois no Windows 2000 e no XP ele só consegue zerar impressoras USB. Para as impressoras de porta paralela, você terá de usar o programa no Windows 9x/ME.

Preste atenção pois há alguns espertinhos no mercado vendendo esse programa (que é grátis) por aí.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Devido as novas versões e atualizações do programa, agora já está sendo possível "zerar" os cartuchos usando Windows 2K e XP com impressoras na porta LPT e USB!

Na página principal encontra-se, destacado em vermelho, a seguinte frase:

"Up to day this software works under Windows 95/98/ME/2K2/XP with both the LPT and USB printers." (http://www.ssclg.com/epsone.shtml)

Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é UM LANÇAMENTO..

N CONSEGUI FAZER ESSES PROCEDIMENTOS..

SERÁ porque AINDA N ATUALIZADO O SOFTWARE..?:confused:

SÃO MUITO CAROS.. ESSES CARTUCHOS

...

VOU CONSERTAR A MINHA HP 610c

O CARTUCHO DELA TEM 40 ML:lol:

....................

ABRAÇÃO..

E EXCELENTE TÓPICO:cool:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

==================

EntÃo, Depois Q Utilizei O Programa, NÃo EstÁ Mais Sendo Reconhecido O Cartucho Original, Aomda Tinha Tinta Nele..

............

:(

Me Arrependi Tanto De Comprar Essa Epson..

Cx5600

..........

Pior Que Ela SÓ Imprime Se Estiver Com Os 4 Cartuchos Com Tintas..

Creio Que NÃo Vem Nem 5 Ml De Tinta..

Como O Cartucho Preto NÃo TÁ Funcionando..

NÃo Consigo Imprminar Nada De Azul Por Exemplo...

Impressora Epson É Uma M.....

AbraÇos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora