Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Tocador de Áudio iPod nano

       
 69.878 Visualizações    Primeiras Impressões  
 14 comentários

Nossas primeiras impressões do mais novo modelo de iPod da Apple, o iPod nano.

Tocador de Áudio iPod nano

Introdução

Vinte e sete milhões de pessoas podem estar erradas? Este é o número aproximado de iPods vendidos desde outubro de 2001, e, até semana passada, eu acreditava que sim. Não entendia a fascinação por um tocador de MP3 “como outro qualquer” e ficava indignado com os preços astronômicos praticados no Brasil. Já conhecia de passagem o iPod mini, que tinha achado divertido, mas pouco mais do que isso.

Foi então que, em um arroubo de consumismo (e oportunismo), pedi para minha querida amiga Luciana de Moraes, que estava nos EUA, trazer um recém-lançado iPod nano para mim. Enquanto me penitenciava por ter cedido ao modismo, ela fazia a expectativa crescer, avisando por e-mail: “Comprei o iPod nano de 2 GB. Pretinho, lindo, lindo!”.

iPod nano
Figura 1: iPod nano de 2 GB e fones de ouvido.

Alguns dias depois, ao abrir a caixa e me deparar com o brinquedo, tive de me conter para não repetir as palavras da Luciana – para um marmanjo, como eu, ia pegar mal. O primeiro impacto é causado pelo tamanho: quem acha o iPod mini pequeno (9,1x5,1x1,3cm, 102 gramas) vai se surpreender com o nano (8,9x4x0,68cm, 42,5 gramas). Parece um daqueles celulares minúsculos de filme. Aliás, o nano substituiu oficialmente o mini na linha de produtos da Apple.

iPod nano
Figura 2: iPod nano comparado a uma rolha.

iPod nano
Figura 3: iPod nano ao lado de uma caixa de fósforo.

Depois de instalar o iTunes – que, diga-se de passagem, negou-se a rodar na versão em português – e carregar o bichinho, comecei a transferir algumas músicas. Nesse aspecto, é importante lembrar que o nano, por enquanto, só existe em versões de 2 GB e 4 GB. Parece pouco quando se compara ao iPod normal (10,4x6,1x1,1/1,4cm e 136/156 gramas), que já chegou aos 60 GB, mas é o bastante para carregar cerca de 500 músicas no bolso (no modelo de 2 GB).

A diferença, aliás, deve-se à utilização de memória flash no nano, enquanto o iPod comum usa disco rígido. A memória flash tem uma vantagem – não está sujeita a falhas mecânicas – e uma grande desvantagem – o preço – que a Apple contornou fechando um contrato bastante amigável com a Samsung. O nano de 2 GB custa US$ 200 nos EUA.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


tá, mas quanto a pergunta que não quer calar:

Eu, ser fuçador e devorador de recursos de qualquer coisa que tenha "botões" (ou alavancas), ainda tenho minhas duvidas quanto aos iPods (todos os modelos).

Eles podem ser feitos de unidades de armazenamentos? (Se pode, é fácil? precisa instalar drivers ou programas que tornem isso possivel?)

Existe alguma maneira de driblar aquele terrivel "itunnes" para transferir as musicas (ou, se der, os arquivos...) pra dentro do bicho?

É que atualmente existem aqueles pen drives mágicos que tocam mp3, tem radio FM, gravam voz e de quebra não precisam de nenhum programinha pra colocar arquivos pra dentro, eles simplesmente viram uma unidade e 'voalá' é só enfiar e aproveitar... (no sentido biblico...). Isso sempre me pareceu tão mais atrativo do que o ipod que aparentemente é tão restrito.

Um bom exemplo é o mágico muVo da creative

"http://images.creative.com/iss/images/corporate/artwork/nomrd_muvonx_prod.jpg" a foto diz tudo. Nada de cabos, nada de programas... free to decide...

No caso do xp e 2000 (linux eu não sei) plugou usou... no 98 tem que instalar um drivezinho minusculo....

Seria até bem legal se vocês do clube fizessem uma boa comparação entre eles, seria uma briga e tanto.

E tenho dito.

grato

-------------------------------------------------------------------------------------------

"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los".

Isaac Asimov

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu queria saber se é possível colocar qualquer música mp3 no aparelho ou se precisa ser de um CD original ou baixado pelo iTunes? Na verdade, a dúvida é: músicas baixadas pelo KazAa ou eMule podem ser facilmente adicionadas ao tocador de mp3 da apple?

Valeu!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquirimos recentemente um iPod Nano e, pode ser uma primeira impressão, não tem nada de "mágico" como os flash players genéricos de R$200,00. É preciso instalar o iTunes ou outro software específico (como o Yamipod). Ele NÃO toca arquivos wav ou wmv, mas apenas mp3 ou aac. E aqui, um detalhe, até onde consegui descobrir, apenas o iTunes converte os arquivos wav ou wmv para aac, ou seja, é preciso ter o iTunes. Não consegui fazer o iTunes funcionar com o recurso "arrastar e soltar", como funcionam os flash players genéricos.

O nano funciona como pendrive, mas precisa de um cabo, o que reduz significativamente a portabilidade, que é o principal propósito da pendrive. As músicas gravadas usando o iPod como pendrive não são reconhecidas pelo iPod - elas não aparecem direto no iPod, mas apenas no computador (na unidade E:, no meu caso).

Agora, o pior de tudo. Não consegui fazer o meu funcionar, ainda. Como pendrive funcionou até instalar o iTunes. Depois de instalado o programa, quando conecto na porta USB, a unidade do iPod aparece por alguns instantes, até que o iTunes seja iniciado, depois desaparece. No iTunes, configuro para atualizar manualmente as músicas e permitir o uso do iPod em sistema de diretórios, salvo as configurações, transfiro músicas pro iPod, ejeto o iPod no software e... NADA. As músicas não foram gravadas e, quando conecto o iPod novamente, o iTunes reseta as configurações (atualização automática das músicas e não permitindo o uso do iPod como pendrive). Parece que tenho que desinstalar o iTunes e instalá-lo de novo (estou nesse processo no momento). Procurei no site da Apple e parece que eles tem vários tipos de problemas, mas não o meu especificamente. Fiquei sabendo que o iPod usa um software interno que pode ser atualizado, mas também que a última atualização da Apple inutiliza o aparelho...

Acho um absurdo um aparelho que custe tão caro ser tão difícil de usar! Até a instalação do iTunes é sacal, devendo ser preenchidos formulários, passo a passo... (e ainda tendo que fazer isso duas vezes!!).

Não tirei a proteção de plástico do meu aparelho porque dizem que o visor risca até mesmo com o atrito com uma camisa de algodão.

NÃO RECOMENDO. Mas pode ser apenas a primeira impressão. Se alguém tiver alguma ideia do que estou fazendo de errado, por favor, manifestem-se!

Acabo de descobrir que o Real Player permite transferir as músicas para o iPod. Finalmente estou conseguindo usar, mas ainda em format MP3, que ocupa muito mais espaço. A interface do Real Player não é muito melhor do que a do iTunes, e não tem como converter MP3 para AAC. Ainda estou tentando resolver essas questões.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Equipe Clube do Hardware:

Para desligar o ipod nano é só apertar o botão play por mais ou menos 2 segundos...

zelmobr:

Ele pode ser usado como um flash drive, tenho um ipod video 60GB (já testei o Nano também..)

Cara, até tem programas alternativos para driblar o iTunes, mas não compensa...

Não precisa de programas ou drivers para fazer ele rodar como flash drive, é só conectar e pronto..

Espartano:

Dá para colocar qualquer música nele (exemplo as MP3 baixadas por programas P2P), é só arrasta as MP3 para o iTunes, caso a música esteja em um formato não compatível, o iTunes pede a confirmação para passar as músicas para ACC ou MP3 (Tem como configurar isso).

guilhermerv:

Vários programas, como por exemplo o Nero 6 convertem WAV para ACC.

WMV é formato de video da microsoft (Windows Media Video).

Realmente é preciso ter o iTunes para transferir as músicas..No começo achei ruim, mas já me acostumei e ví que com ele é bem melhor a organização, pois ele corrige os nomes das músicas, entre outras funções...

É, realmente carregar um Ipod com seu cabo para todo lado é brabo..

E as músicas não aparecem se arrastar ela para a unidade (Tipo PenDrive), só pelo Itunes..

Como não conseguiu fazer ele funcionar? Quando você arrastou o copiou as músicas para o iTunes, você clicou em "Update iPod" ?

"Procurei no site da Apple e parece que eles tem vários tipos de problemas, mas não o meu especificamente."

Que Problemas seriam esse? já tive um Nano e agora tenho o Video, e não tive nenhum problema até agora..

"Fiquei sabendo que o iPod usa um software interno que pode ser atualizado, mas também que a última atualização da Apple inutiliza o aparelho..."

Você deve estar se referindo ao Firmware dele? Certo?

Não, isso não é verdade, o último Firmware dele só melhora ele, eu mesmo já atualizei o meu a pouco tempo, inclusive o Nano da minha prima, e está tudo beleza, e ainda melhor, ele corrige algums bugs (caso exista) e aumenta a duração da bateria, entre outras melhorias..

Todo MP3 Player tem um Firmware, até aqueles PenDrives.

Placas de video, processadores, BIOS de computadores, celulares, Palms, etc, também usam Firmware.

Quando fui instalar meu iTunes, não preenchí nenhum formulário..

É, o visor dele arranha mesmo, muito fácil, mas é só ter cuidado..

Amigo, deve ser somente primeira impressão, a qualidade do som dele é fantástica! Da de 10 a 0 em qualquer MP3 por aí..

Eu não sabia que o Real Player funcionava para transferir as musicas, bom, pelo menos pode-se usar um programa alternativo.. Qualquer dia vou testa aqui..

Realmente, quando você instala o iTunes, ele desativa a visualização dele como Flash, você pode habilitar ele como Flash pelo iTunes, ou simplesmente desativar o processo do iPod (acho que é iPodService)

Porque o iTunes coloca para que toda vez que o PC é reiniciado, ele abrir um processo que, assim que conectamos o iPod, o iTunes abre sozinho (Tem como desativar), aí ele (o iTunes) Desativa a visualização do iPod como um Flash (Também tem como desativar essa opção)..

Pessoal, qualquer dúvida, podem perguntar..

Abraço

Henrique Accioly

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar meu ipod nano, e não consegui carregá-lo ainda....

Instalei o itunes e quando vou conectar pra carregar não dá sinal nenhum na tela!!!!

alguem pode me ajudah aí???

valeu!!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Heaccioly, eu acabrei de ler suas respostas, foram de muita valia! Valeu!

Ok Espartano, o que precisar sobre iPod é só falar comigo, que vou tentar ajudar...

Abraço...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heaccioly....cara você pode me ajudar como eu passo a música do ipod

para o pc

meu já tentei de tudo num sei como q faz isso

me ajudem plisssss

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara comprei um iPod Nano e na hora de instalar o Itunes apareceu a seguinte mensagem: Erro 1607 Unable to install InstallShield Scripting Runtime. O que eu faço (estou há 20 dias com o iPod e não consigo usá-lo, pois até o YamiPod não reconheceu o iPod)?

Obrigado, Marcelo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Estou com uma dúvida ainda. Depois que o iTunes é instalado, como devo proceder para que o iPod seja reconhecido como um pendrive (Drive E: no windows explorer por exemplo)? É preciso desinstalar o iTunes, ou somente, alterar alguma configuração dentro do programa?

Obrigado!

Mauricio

@kick_play: tente atualizar os drivers USB da tua placa mãe....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Estou com uma dúvida ainda. Depois que o iTunes é instalado, como devo proceder para que o iPod seja reconhecido como um pendrive (Drive E: no windows explorer por exemplo)? É preciso desinstalar o iTunes, ou somente, alterar alguma configuração dentro do programa?

Obrigado!

Mauricio

@kick_play: tente atualizar os drivers USB da tua placa mãe....

Aqui não preciso fazer nada . O que você tem que ir no Itunes e mudar uma barra que tem nas opções ( não sei bem onde ) que deve estar totalmente voltado para música . Liga não se tiver ruim de achar , o Itune parece que foi feito nas coxas...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um ipod video 80gb

1) Funciona como um HD externo

2) iTunes é muito show. Melhor que o lixo do media player e winamp. Tem search de nomes de músicas, voce organiza toda as suas músicas nele. Muito massa. Quem fala mal ou é porque o comp é muito ruim e o iTunes fica lento ou não sabe usar e xinga (grande maioria, já que ele não é muito pesado)

3) O único defeito é que você não pode copiar as coisas de volta. Mas é muito fácil, basta usar o Yamipod, que é um utilitário semelhante ao iTunes e NÃO precisa instalar! (levo ele dentro do meu ipod pra onde vou). Claro que a turma da pirataria fica louca só de pensar que o iTunes não permite copiar de volta as músicas e vídeos... mas queria o que? que a Apple fosse processada até a morte?

Com relação aos vídeos, se você vai piratear, basta usar o Free iPod video converter, muito rápido e facílimo de usar. Converte quase todos os vídeos (comigo converteu tudo até hoje)

4) Ipod é um estilo de vida. É fácil, é bonito, é rápido, bem feito, bem acabado. Perto dele, os outros players são "tocadores de mp4"... foi mal galera, mas são tudo lixo mesmo :) - quem tem um iPod sabe do que eu to falando. Eu tenho um video e, quando tiver oportunidade, vou comprar um suffle novo... 1gb.. pequeno... dá pra por na roupa.

A Apple realmente acerta mesmo em tudo. Impressionante... depois do MacOs X, parceria com a Intel e IPod + iTunes... virei fã.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×