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PCI Express 3.0 vs. 2.0: há ganho real em jogos?


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PCI Express 3.0 vs. 2.0: há ganho real em jogos?

Desempenho em jogos (parte 1)

Battlefield 4

O Battlefield 4 é o um dos mais populares da série Battlefield, tendo sido lançado em 2013. Ele é baseado no motor Frostbite 3, que é DirectX 11. Para medir o desempenho usando este jogo, abrimos caminho pela primeira missão três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Nós rodamos o jogo em Full HD, com a qualidade de imagem configurada em “alta”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

PCI Express 3.0 vs. PCI Express 2.0

No Battlefield 4 não houve diferença �de desempenho significativa entre os três testes.

Dirt Rally

O Dirt Rally é um jogo de corrida off-road lançado em abril de 2015, baseado no motor Ego. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho incluído no jogo, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada em “alta” e MSAA x2.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

PCI Express 3.0 vs. PCI Express 2.0

No Dirt Rally o desempenho com PCI Express 3.0 x16 e PCI Express 2.0 x16 foi exatamente o mesmo. Porém, utilizando o slot PCI Express 3.0 x4, o desempenho caiu 14%.

Dying Light

O Dying Light é um jogo de horror em mundo aberto lançado em janeiro de 2015, que utiliza o motor Chrome Engine 6. Nós testamos o desempenho neste jogo com as opções de qualidade em “alta” e resolução Full HD, medindo três vezes a taxa de quadros utilizando o programa FRAPS.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo e são uma média artimética dos três resultados coletados.

PCI Express 3.0 vs. PCI Express 2.0

Neste jogo, o desempenho com PCI Express 3.0 x16 foi 7% superior ao com PCI Express 2.0 x16. Já o PCI Express 3.0 x4 obteve um desempenho praticamente igual ao do PCI Express 2.0 x16.

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas



  • Coordenador
9 minutos atrás, Sr. Coxinha disse:

Uma pergunta besta....

Qual foi a real intenção de criar o PCIe 3.0 se o 2.0 já é mais que o "suficiente"? Qual hardware que se aproveita bem do PCIe 3.0?

Fazer as pessoas acreditarem e vender placa-mãe e processador. B)

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Estava pensando nisso ontem... Era o que imaginava não tem perda de desempenho praticamente nenhum, imagina para as placas intermediárias que são as mais vendidas.

 

Tudo não passa de marketing para os trouxas comprarem torrarem dinheiro com hardware.

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6 horas atrás, Sr. Coxinha disse:

Uma pergunta besta....

Qual foi a real intenção de criar o PCIe 3.0 se o 2.0 já é mais que o "suficiente"? Qual hardware que se aproveita bem do PCIe 3.0?

 

 

SSDs pci-e, placas de rede gigabit quad port e talvez o pessoal do sli/crossfire

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8 horas atrás, Sr. Coxinha disse:

Uma pergunta besta....

Qual foi a real intenção de criar o PCIe 3.0 se o 2.0 já é mais que o "suficiente"? Qual hardware que se aproveita bem do PCIe 3.0?

 

Dar suporte real a uma interface SATA 600/USB3.0, por exemplo, usando apenas uma pista PCI-E 3.0, gerando mais economia de trilhas...

 

Faltou um teste relacionado usando SLI ou Crossfire e de preferência de placas com "pouca" memória, por exemplo alguma placa com 1GiB de RAM, já que dependendo do jogo a placa teria que recorrer a memória dinâmica compartilhada via DirectX e ai a diferença dos barramentos talvez já influenciasse mais...

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  • Membro VIP
53 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Dar suporte real a uma interface SATA 600/USB3.0, por exemplo, usando apenas uma pista PCI-E 3.0, gerando mais economia de trilhas...

 

Faltou um teste relacionado usando SLI ou Crossfire e de preferência de placas com "pouca" memória, por exemplo alguma placa com 1GiB de RAM, já que dependendo do jogo a placa teria que recorrer a memória dinâmica compartilhada via DirectX e ai a diferença dos barramentos talvez já influenciasse mais...

Quanto ao teste com SLI ou Crossfire, está em nossos planos. E a ideia de utilizar uma placa de vídeo com menos VRAM também é interessante, obrigado!

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  • Membro VIP
1 hora atrás, Feu.Fernando disse:

Eu fico me perguntando se as placas de videos co HBM possam gargalar o PCI-e 2.0, já que possuem uma banda de memória bem maior que a GDDR5. Será que poderiam testar?

Em teoria, não faz MUITA diferença, primeiro porque a banda não é tão maior (cerca de 50% a mais comparando uma Fury X com uma GTX 980 Ti), segundo porque o "gargalo" é o desempenho de processamento, e não a largura de banda da memória.

Até poderíamos testar, mas tivemos de devolver a Fury X que testamos para a AMD...

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2 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Em teoria, não faz MUITA diferença, primeiro porque a banda não é tão maior (cerca de 50% a mais comparando uma Fury X com uma GTX 980 Ti), segundo porque o "gargalo" é o desempenho de processamento, e não a largura de banda da memória.

Até poderíamos testar, mas tivemos de devolver a Fury X que testamos para a AMD...

 

Gargalar foi no sentido de perder frames mesmo... Hehehhe


Poxa, que pena! Guarda a sugestão e quando forem testar a Pascal/Polaris aí vocês fazem esse bench! :D

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  • Administrador
6 horas atrás, Feu.Fernando disse:

Eu fico me perguntando se as placas de videos co HBM possam gargalar o PCI-e 2.0, já que possuem uma banda de memória bem maior que a GDDR5. Será que poderiam testar?

 

A maior largura de banda da memória é entre o chip gráfico e a memória, e não entre o processador e o chip gráfico. Portanto, pelo menos em teoria, não faz a menor diferença a placa de vídeo ter uma memória mais rápida.

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quando lançaram o agp 8x  eu não tinha internet , eu li um artigo sobre isto nas revistas que eu comprava o autor falava que somente placas fracas se beneficiavam da maior banda do slote por que sua memória não dava conta .

depois veio o pci ex 16x começo a aparecer as placas turbo cache, estas placas vinham com no maximo 64 mb de vram .

seria interessante testa uma gtx 960 de 2 giga no shadow of mordor é um jogo que a gtx 960 é bastante afetada pela falta de vram

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Mais uma ótima análise e ótimos também os comentários e informações postados aqui! :)

 

Para mim, fica mais uma vez a certeza: apesar de ser um recurso/tecnologia justificável para algumas aplicações, não faz o menor sentido  para a grande maioria dos usuários.

 

E aí é onde vejo o maior problema: na maioria das vezes, recebemos informações parciais e/ou imprecisas que induzem a conclusões erradas. E passamos a analisar e opinar baseados em suposições que, mesmo parecendo evidentes na teoria, não significam nada na prática. Quem é que diria o que diz a conclusão deste teste antes da sua publicação?

 

É por isto que eu tenho tanto apreço por estes testes "Quebrando mitos": parabéns e muito obrigado! thumbsup.gif

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e ainda conheço caras que estão se desfazendo dos ótimos ivy bridge i7 3770 ou i5 3470 pra montar skylake por causa do ddr4 não sei por que mas também tenho a impressão que tudo não passa de marketing pra vender hardware  

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Lendo esse artigo + o mitos do hardware 06 que informa que  BITS maiores da placa de video não significam que ela é melhor já consegui economizar uma boa grana ao montar meu computador. Simplesmente espetacular esses dois artigos, parabens pelo trabalho.

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