Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Funções Esquecidas da Placa-Mãe

       
 51.835 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Descubras as funções esquecidas da placa-mãe!

Funções Esquecidas da Placa-Mãe
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A maioria das placas-mães possui funções especiais que são desconhecidas ou simplesmente esquecidas pelos usuários. Em muitos casos, contudo, essas funções podem ser interessantes de serem usadas. Hoje veremos essas funções "esquecidas" da placa-mãe.

  • Barramento IrDA: A maioria das placas-mães do mercado possui um conector na placa para o uso do barramento IrDA (Infrared Developers Association), que permite a comunicação sem fio entre o micro e periféricos que possuam sensores infravermelhos, como é o caso de alguns modelos de impressoras e notebooks. Para usar esse barramento, é necessário instalar um adaptador no conector IrDA existente sobre a placa-mãe, que infelizmente não vem junto com a placa.
  • Portas USB adicionais: As placas-mães com formato ATX normalmente possuem duas portas USB em sua parte traseira. Algumas placas-mães possuem mais portas USB, só que essas portas não estão localizadas na parte traseira, mas sim no meio da placa. Para usar essas portas extras, é necessário instalar um adaptador, que irá converter o formato do plugue usado na placa-mãe para o formato padrão do plugue USB, permitindo a instalação de periféricos USB nessas portas extras. A maioria das placas-mães não vem com esse adaptador.
  • Suspend to RAM (STR): Você pode configurar o micro para que ele guarde todas as informações de seus componentes na memória RAM e desligar todos os componentes, menos a memória RAM. Assim, a placa-mãe alimentará apenas a RAM, mantendo todos os demais componentes do micro desligados, o que faz com que o consumo do micro seja de apenas 5 W quando ele encontra-se nesse estado. A vantagem é que, quando o micro é "acordado", ele já estará na mesma situação em que encontrava-se quando foi colocado para "dormir", isto é, mantendo os mesmos programas e documentos que estavam abertos, por exemplo. Você pode ainda pode ainda programar o micro para fazer determinadas tarefas enquanto o micro está dormindo, como, por exemplo, baixar e-mails (o micro "acorda", executa a tarefa programada, e depois volta a "dormir"). Algumas placas-mães possuem um conector chamado STR, que permite que você instale um LED que se ficará acesso quando o micro estiver no modo STR e apagado quando o micro estiver em seu estado normal.
  • Wake Up On LAN (WOL): Esse é um recurso que permite que um computador seja ligado através da rede local. Isso permite que administradores liguem todos os micros da rede remotamente, executem procedimentos de manutenção nas máquinas remotamente, e depois desliguem o micro. Esse procedimento de manutenção pode ser, inclusive, automatizado, facilitando enormemente a vida dos administradores de rede. Sem esse recurso, o administrador teria de ligar e desligar todas as máquinas da rede manualmente para fazer a manutenção das máquinas. Para esse recurso funcionar, a placa de rede deve suportá-lo, bem como a placa-mãe. A placa de rede e a placa-mãe devem ser interligadas através de um pequeno cabo de três fios, que é ligado na placa-mãe através de um conector chamado WOL.
  • Wake Up On Ring (WOR): Similar ao WOL, esse recurso permite que computadores sejam ligados e desligados remotamente através da linha telefônica. Assim, você pode ligar, acessar e desligar um computador que esteja localizado a quilômetros de você. Para esse recurso funcionar, tanto a placa de modem quanto a placa-mãe devem suportá-lo e devemos ligar o modem à placa-mãe através de um cabo com dois fios, em um conector apropriado na placa-mãe (marcado com "Wake Up On Ring" ou similar). Além disso, o modem deverá estar ligado à linha telefônica e programado para receber ligações. Um software deverá estar habilitado na máquina para permitir o acesso externo - como o Servidor Dial Up do Windows 98 -, de modo que você consiga acessar a máquina remotamente (obviamente esse acesso é feito através de um pedido de login e senha).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×