Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe AsRock M266A


     78.820 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-Mãe AsRock M266A

Introdução

A AsRock é uma marca de placas-mães criada recentemente pela ASUS para a fabricação de placas-mães de baixo custo. É mais ou menos a mesma divisão que a ECS tem com a PCChips (a ECS é a dona da PCChips, sendo que a ECS normalmente comercializa sob sua marca placas-mães com uma qualidade um pouco melhor). Na caixa de algumas placas-mães da AsRock há escrito "MoBoStar" e algumas pessoas poderão equivocadamente achar que essa é a sua marca.

A M266A é uma das placas-mães mais baratas que você encontrará para o Pentium 4 e para o Celeron, custando na faixa de US$ 56 nos EUA.

Sendo uma placa-mãe voltada para o mercado ultra-popular, obviamente ela tem vídeo on-board, baseado no chipset VIA P4M266A. Mesmo tendo vídeo on-board, ela tem slot AGP, permitindo que você instale uma placa de vídeo "de verdade" no futuro. Esse slot AGP é, no entanto, 4x. Outra vantagem dessa placa-mãe é a existência tanto de soquetes DDR-DIMM (para memórias DDR-SDRAM) quanto de soquetes DIMM (para memórias SDRAM). Com isso é possível dar uma sobrevida aos módulos DIMM que você porventura tenha. Apesar de suportar memórias DDR, ela só suporta memórias até DDR266/PC2100 (ela aceita módulos acima deste padrão, porém serão reconhecidos como sendo PC2100). A placa tem dois soquetes de cada e é sempre bom lembrar que você só poderá usar um ou outro tipo de memória, e nunca os dois tipos ao mesmo tempo. A capacidade máxima de memória dessa placa-mãe é de 2 GB.

 



Figura 1: Placa-mãe AsRock M266A.

Por outro lado, as portas IDE dessa placa-mãe são ATA-133, certamente uma vantagem. Ela tem rede e som on-board, este é de dois canais, produzido pelo chipset e auxiliado pelo codec VIA VT1612.

A placa tem um slot AMR e vem com um modem AMR junto. O conector da porta serial é preso ao modem AMR. O problema ao nosso ver é que o plugue da porta serial não é próximo ao slot AMR - pelo contrário, fica do outro lado da placa-mãe. Com isso, quando conectamos o plugue da porta serial um flat cable cruza de ponta a ponta da placa-mãe, o que pode atrapalhar. Vemos esse problema na Figura 2.

 



Figura 2: Modem AMR e cabo da porta serial.

Por curiosidade removemos o dissipador do chipset e havia pasta térmica entre o chipset e o seu dissipador de calor. Ponto para a AsRock, já que a maioria dos fabricantes opta pelo uso de fita térmica, que nem sempre oferece a melhor dissipação de calor entre o chipset e o seu dissipador.

 



Figura 3: Detalhe da pasta térmica do dissipador de calor do chipset.

O manual da M266A é editado em português, o que facilita a vida de muitos técnicos que não sabem ler inglês.

O conector de alimentação dessa placa é ATX comum, fazendo com que essa placa-mãe possa ser instalada em qualquer tipo de gabinete ATX.

Antes de irmos aos nossos testes, vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...