Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte G41M-ES2L


     134.527 visualizações    Placas-mãe    68 comentários
Placa-Mãe Gigabyte G41M-ES2L

Introdução

A Gigabyte G41M-ES2L é uma placa-mãe de baixo custo para processadores Intel soquete LGA775 baseada no chipset Intel G41, que veio para substituir o G31 como chipset mais simples da Intel, aceitando os atuais processadores de 45 nm e barramento de 1.333 MHz, além de memórias de 800 MHz em dois canais.

A principal diferença do chipset Intel G41 para os anteriores G31 e G33 é o motor gráfico Intel Graphics Media Accelerator (GMA) X4500, que é directX 10 (shader 4.0), enquanto o motor gráfico do chipset Intel G33, chamado GMA 3100 é DirectX 9 (Shader 2.0). Isso, porém, pode não fazer muita diferença em relação a jogos, pois apesar do motor gráfico ser compatível com ume tecnologia mais atual, ele não é suficientemente poderoso para rodar os jogos atuais com alta qualidade de imagem.

Outra diferença do G41 para o G31 é o fato de o primeiro suportar memórias DDR3 (que depende do fabricante da placa-mãe colocar ou não soquetes DDR3 na placa, sendo que a maioria não coloca). Na verdade o G33 já tinha esse suporte.

Um problema do G41 é o chip ponte sul usado. O G41 (assim como o G31) é combinado com um chip ponte sul da série ICH7, enquanto que o G33 é combinado com um chip ponte sul da série ICH9. A diferença entre o ICH7 e o ICH9 está no número de portas USB (12 no ICH9 e oito no ICH7), na presença de porta IDE paralela (não presente no ICH9 mas presente no ICH7 o que é, portanto, uma vantagem da placa que olhamos) e seis portas SATA-300 no ICH9R (mas quatro portas nas demais versões). Sendo o G41 um chipset mais novo, a Intel poderia tê-lo acompanhado do ICH9.

O principal recurso propagandeado na embalagem dessa placa-mãe é o "Easy Energy Saver" (algo como "poupador fácil de energia"), que, segundo a Gigabyte, ajusta a alimentação do processador de acordo com a necessidade, reduzindo o consumo elétrico quando o processador está ocioso.

G41M-ES2L
Figura 1: Caixa.

Em termos gerais, trata-se de uma placa-mãe simples e barata, mas com alguns detalhes interessantes, como o de economia de energia que citamos acima, além de outros como o "Dual BIOS", que provê dois chips indepententes de BIOS, sendo que o primeiro funciona normalmente e pode ser atualizado, enquanto o segundo é de reserva e entra em ação automaticamente quando o primeiro falha, recuperando o BIOS original. Dessa forma, você pode atualizar o BIOS com tranquilidade, sabendo que não perderá a placa-mãe caso algum problema (uma queda de energia, por exemplo) aconteça durante o processo.

G41M-ES2L
Figura 2: A Gigabyte G41M-ES2L.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos detalhes dessa placa-mãe.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Só pelo fato de ter conector para disquete, deve ser um projeto bem antigo, com certeza placa melhor aparecerá, mas a bios dupla ficou interessante.

Esse soquete 775 é bem misterioso, fiz um teste e não foi compatível com certos processadores em uma placa, acho que pelo fato da diferença de gravação do chip (tamanho), mas isso é outro assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom placa, se tivesse saida HDMI e um bom video onboard, seria a escolha perfeita para quem quer montar um micro HTPC.

O Virtual Dual Bios, contido na G31M-S2L, uma das irmãs mais nova dessa, funionaria igualmente ao Dual Bios? Se caisse a energia, essa Bios que seu não me engano, encontra-se oculta no HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tenho dúvidas se essas placas com chipset G41 tem pciex 2.0 ou 1.0. Sei que o G43 e G45 são 2.0, mas essas G41 se forem 1.0 podem levar o consumidor ao erro. Esses dias um vendedor insistiu que o G41 era 2.0, na verdade disse que todas as placas novas estavam vindo com 2.0 ehhehe, tive que rir na hora. Se alguém souber, por favor, me tirem a dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, faltou mudar a saida compartilhadada audio, acho que adcionar mais 3 conectores não custaria mais de meio dolar.

A opção por não ter um conector HDMI até que entendo, porque uma placa de vídeo deve ser uma aquisição bem comum, mesmo pra um PC de baixo custo, mas não vejo porque alguem compraria uma placa de audio externa se o som on-board é suficiente para a maioria das aplicações domésticas. Dessa forma, pelo menos um conector interno tipo SP/DIF bem que poderia estar presente, ai se faria a ligação com o HDMI de uma placa de vídeo e usaria-se a mesma conexão para audio e vídeo. Faltou esse estalo aos engenheiros da Gigabite.

Acho que há certas coisas que são feitas de propósito, a fim de posicionar o produto em determinada faixa de mercado, sem se sobrepor a um produto semelhante, coisa fácil de ocorrer em informática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava até pensando nela para substituir minha Asus P5GC-MX(OEM com bios maluca que não atualiza nem tem opções de over), mas agora que descobri que não tem SPDIF vou descartar, pois uso justamente o HDMI, coisa que a minha vagaba tem.

outro fator é o Slot PCI-E x16 ser 1.1, então dá na mesma, outro item que ela herdou das irmãs é o fato de não travar o clock do PCI-E em 100MHz a partir dos 340MHz FSB, portanto ruim para aqueles que tem processadores Core 2 Duo e Quad FSB1333MHz 45nm que pretendem overclocar e utilizam uma Placa de Vídeo Offboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz eu tenho uma Megatron dessas é o chipset g31.. pra mim um dos defeitos dela é que não funciona os modelos LGA775 Pentium4... dá problema e a placa não liga. nao sei se eles corrigiram isso nessa versão g41.

Outro problema dessas placas de baixo custo é que (a minha mega) não veio com barramento paralelo de impressora. Para nao aposentar minha impressora tive que colocar uma pci. Meu modelo nao tem saída usb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tenho dúvidas se essas placas com chipset G41 tem pciex 2.0 ou 1.0. Sei que o G43 e G45 são 2.0, mas essas G41 se forem 1.0 podem levar o consumidor ao erro. Esses dias um vendedor insistiu que o G41 era 2.0, na verdade disse que todas as placas novas estavam vindo com 2.0 ehhehe, tive que rir na hora. Se alguém souber, por favor, me tirem a dúvida.

Boa noite! Eu tenho esta placa vide assinatura vou colocar o que o Everest descreve dela, acho que sim o slot PCI-E é 2.0.

Campo Valor

Propriedades do processador gráfico

Adaptador gráfico XFX GeForce 8800 GT 512MB

Versão da BIOS 62.92.1F.00.70

Número de código G92GT

Dispositivos PCI 10DE-0611 / 1682-2330 (Rev A2)

Transístores 754 milhão(ões)

Tecnologia utilizada 65 nm

Tamanho interno 315 mm2

Tipo de Bus PCI Express 2.0 x16 @ x16

Tamanho da memória 512 MB

Velocidade da GPU (Geometric Domain) 602 MHz (original: 600 MHz)

Velocidade da GPU (Shader Domain) 1512 MHz (original: 1500 MHz)

Clock RAMDAC 400 MHz

Pixel Pipelines 16

TMU por Pipeline 1

Sombreamento unificado 112 (v4.0)

Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v10

Taxa de preenchimento de pixel 9632 MPixel/s

Taxa de preenchimento de "texture maps" 33712 MTexel/s

Propriedades da memória do Bus

Tipo de Bus GDDR3

Largura de bus 256 bits

Clock real 900 MHz (DDR) (original: 900 MHz)

Clock efetivo 1800 MHz

Banda 56.3 Gb/s

nVIDIA ForceWare Clocks

2D/3D GPU: 600 MHz, Shader: 1500 MHz, Memória: 900 MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pentium 4 HT 631 Cedar Mill LGA 775?

Boa Noite esta placa só aceita processador INTEL soquete LGA 775.

Processador suportados: Suporte para processadores Intel® Core™ 2 Extreme/ lntel® Core™ 2 Quad/ lntel® Core™ 2 Duo/ lntel® Pentium®/ lntel® Celeron® para soquete LGA 775.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. E até onde eu sei o Pentium 4 HT 631 Cedar Mill é soquete LGA 775 e é da Intel, assim como esses outros que você citou. Entretanto, por possui um chipset muito mais novo que esse processador, fiquei com dúvida se há incompatibilidade de BIOS. No site da GigaByte há uma relação de processadores aceitos por essa placa, mas ao mesmo tempo já vi pessoas falando que placas com chipset Intel G41 não funcionam bem com processadores NetBurst. Por isso resolvi recorrer ao tópico para sanar minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um pouquinho e esa placa quase aceitava processador 754:D.

Essa placa mãe é muito boa

Pena que não tá fácil de acha-la, não está muito popular ainda., os chips 945 estão resistndo bravamente.

Tem dois vendedores, pelo menos, no ML... um vendendo a R$ 165 e o outro a R$175... comprei duas com o primeiro.

Montei um pc pro meu cunhado com um celeron D360 e 2 gb corsair xms2 que tava parado aqui... a mobo reconheceu o processador de boa,tanto com a bios original,quanto com a f6. instalei pra ele o windows 7 RC X86. Roda liso com todos os efeitos visuais on...

Para mim, instalei com Pentium E5200+4 gb ddr2 corsair xms2.

Para não forçar muito a barra pois estou sem placa de video off, deixo ele fácil fácil @ 3.325 ghz ,24/7 on, (12.5x 266>fsb 1066/1.344 v) e tenho a sensação de que da pra ir bem mais longe.

Porém,

Tanto no win7 X86 quanto no X64 parece haver algum bug nos drivers de audio; tanto o azalia quanto o HD audio que pode ser baixado no site da realtek...

Especificando: Não a santo que faça o audio 5.1 ou 7.1(conectores compartilhados) funcionarem corretamente. Conecto o plug dos autofalantes e abre uma popup perguntando o que conectei. ai é só confirmar de acordo com o dispositovo. faço todos os teste do painel de controle da realtek e do item som em painel de controle do win 7;Tudo soa perfeito. Ai na hora de abrir o windows media player ou qualquer outro player,nada de som 5.1 ou 7.1!!!!!!!!!!!!! Só sai som nas duas caixas frontais :confused:

Detalhe: no site em portugues da gigabyte, não tem o driver de audio para baixar!!!!!!!!!!! só no site em inglês... Será que eles sabem que a bagaça ta bugada com o windows 7???

ou vai ver que eu é que to viajando... :wacko:

Estou esperando eles lançarem uma nova versão destes drivers...

No xp veio de guerra funciona maravilha! Pelo menos com minhas caixas o resultado é muito,muito bacana...

E mais uma coisinha pra terminar esse testamento: a ponte norte esquenta pra poRR@!!! coloquei um fan soprando ar de fora do gabinete bem em cima dele e acho que da até pra colocar a lingua nele. Para quem vai mexer com overclock... na verdade estou sendo redundante:D

Então é isso,

se alguem tiver alguma duvida , ou esteja interessado nessa mobo... ficarei feliz em ajudar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal, me tirem uma dúvida. Será que eu consigo colocar um c2d e4600 pra rodar nessa placa à 3.8Ghz? Pois como vocês podem ver a config. da assinatura minha placa-mãe não é boa pra over? Pelo menos ele rodando há 3.5 ou 3.6Ghz já está de bom tamanho. Tô quase comprando essa placa, pois farei um upgrade completo só fim do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal, me tirem uma dúvida. Será que eu consigo colocar um c2d e4600 pra rodar nessa placa à 3.8Ghz? Pois como vocês podem ver a config. da assinatura minha placa-mãe não é boa pra over? Pelo menos ele rodando há 3.5 ou 3.6Ghz já está de bom tamanho. Tô quase comprando essa placa, pois farei um upgrade completo só fim do ano.

O meu E5200 vai a [email protected] com um pé nas costas,mas uso ele a 3.33 ghz 24/7.

tem fsb 800 assim como o seu,então acredito que a menos que seu processador seja ruim de over,voce deve conseguir sim. Porém, lembrando que não é só a placa que vai definir se seu over ficará estável ou não.

Não testei a g31m es2l,que dizem ser muito boa de over, mas essa g41m-es2l certamente é uma boa pra quem vai mexer com over em processadores até 1066 de fsb .

Já pra processadores FSB 1333 acho que ela não deve ir muito longe não,embora os aceite em stock numa boa. e já que você disse que vai dar um upgrade, seria bom pesquisar como ela se comporta com os core2quad e core2duo de fsb 1333...

Infelizmente não tenho conhecimento de pessoas conseguindo overs bons em quad cores/2duo com esta placa... já vi sim ,alguns reclamando que não conseguiam estabilizar o over em core2quads da vida...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês podem me informar se essa placa demora pra iniciar (dar vídeo)? Eu montei uma pra um colega, com um pentium 4 3.06Ghz, e quando liga, demora uns 30 segundos pra dar vídeo. Falei com o técnico da loja que me vendeu, e ele disse que testou outra e deu a mesma coisa. Não achei isso muito normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...