Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte MA78GM-S2H


     83.652 visualizações    Placas-mãe    36 comentários
Placa-Mãe Gigabyte MA78GM-S2H

Mais Detalhes

Analisando o circuito regulador de tensão (saiba mais em nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Circuito Regulador de Tensão da Placa-mãe), vemos que as bobinas são de ferrite e os capacitores são realmente sólidos de alumínio, além de ser um circuito regulador de quatro fases, o que é muito bom. A propósito, todos os outros capacitores eletrolíticos da placa-mãe são japoneses da marca Sanyo.

MA78GM-S2H
Figura 5: Regulador de tensão.

A MA78GM-S2H é dotada de quatro soquetes para módulos de memória, o que claramente a diferencia das placas-mães de baixo custo (que em geral têm apenas dois soquetes). Ela é compatível com memórias DDR2 de até 800 MHz ou 1.066 MHz, dependendo do processador, aceitando até 16 GB, além de ter acesso à memória em dois canais. Note, porém, que nos processadores AMD o controlador de memória é embutida no processador, portanto quem realmente define a compatibilidade de memória é o processador. Assim, caso você coloque nessa placa um processador Phenom, ele aceitará memórias de 1.066 MHz, mas um Sempron ou um Athlon X2 só reconhecerão até 800 MHz.

Próximo a esses soquetes há uma porta ATA-133, o conector para unidades de disquete e um conector para que você instale uma porta paralela (é necessária uma extensão, não fornecida), veja na Figura 6.

MA78GM-S2H
Figura 6: Soquetes de memória.

Proximo à ponte sul (que é resfriada por um pequeno dissipador passivo) podemos ver cinco portas SATA-300, que são capazes de trabalhar no modo RAID 0, RAID 1, RAID 10 ou JBOD. Nada mau, dificilmente um computador tipo HTPC vai precisar de mais do que isso.

A ponte sul RD700 suporta 12 portas USB e nessa placa-mãe apenas quatro estão localizadas no painel traseiro, o que é uma pena. As oito portas restantes estão disponíveis através de conectores que necessitam de adaptadores para serem usadas. Mesmo você instalando leitores de cartão de memória, as portas USB do gabinete, etc você ficará ainda com muitas portas USB sobrando. O ideal seria que a placa viesse com pelo menos seis portas USB no painel traseiro.

Os conectores para o painel do gabinete (botões de liga-desliga e reset, LEDs de ligado e de atividade do disco rígido, etc) não são coloridos mas são suficientemente bem indicados na serigrafia da placa.

MA78GM-S2H
Figura 7: Ponte sul, portas SATA e conectores das oito portas USB internas (duas portas por conector).

A MA78GM-S2H dispõe de dois slots PCI, um slot PCI Express x1 e um slot PCI Express x16, onde você pode instalar uma placa de vídeo "de verdade". Inclusive, se a placa de vídeo que você instalar for baseada em um chip ATI compatível com o modo "Hybrid CrossFire" você pode habilitá-lo para aumentar o desempenho em jogos. Neste modo o vídeo on-board funciona em paralelo com a placa de vídeo instalada, aumentando o desempenho, mas apenas algumas poucas placas bem simples são compatíveis com este modo. Veja o nosso tutorial SLI vs. CrossFire para uma lista de placas compatíveis.

Na Figura 8 você pode ver, além desses slots, o dissipador passivo (isto é, sem ventoinha) do chipset. Esse dissipador inclusive tem um recorte que permite a instalação correta de uma placa no slot PCI Express x1 ou uma placa de vídeo com dissipador também do lado traseiro. Infelizmente, esse dissipador trabalha extremamente quente no uso normal, a Gigabyte poderia ter caprichado e colocado um dissipador de melhor desempenho para que o chipset trabalhasse um pouco mais frio.

MA78GM-S2H
Figura 8: Slots de expansão.

Mas é no painel traseiro que a MA78GM-S2H mostra realmente que não é uma placa-mãe simples. Apesar de não possuir portas seriais e paralelas (elas existem na placa-mãe e podem ser utilizadas por meio de extensões, que você deve adquirir separadamente), esse painel possui outros recursos voltados a um computador do tipo "media center".

Ao lado dos conectores PS/2 de teclado e mouse, é possível ver três diferentes tipos de saída do vídeo on-board: uma VGA, uma DVI e uma HDMI (que inclui também sinal de áudio digital). Não é possível, porém, utilizar as três ao mesmo tempo, apenas duas delas. Esta é a primeira vez que vemos uma placa-mãe contendo essas três saídas ao mesmo tempo. Há também há uma saída SPDIF óptica (recurso imprescindível em um micro tipo "media center"), quatro portas USB 2.0, uma porta FireWire e uma e-SATA-300 (que também pode formar arranjos RAID com as portas internas). Como já falamos antes, gostaríamos de ver mais portas USB aqui. Finalizando, temos ainda uma porta Gigabit Ethernet e conectores de áudio analógicos no formato 7.1 com saídas inpedendentes.

MA78GM-S2H
Figura 9: Painel traseiro.
Ao lado do conector HDMI o ponto forte dessa placa-mãe é o seu áudio on-board, que usa um codec de alta qualidade, Realtek ALC889A, uma raridade até mesmo em placas-mães topo de linha. Uma reclamação que fazemos sempre é em relação à baixa relação sinal/ruído da entrada analógica das placas-mães. Com valores menores que 95 dB você terá muito ruído branco (chiado de fundo) na hora de converter fontes de som analógicas para o formato digital (VHS para DVD ou formato digital, LP para CD ou MP3, etc). Este codec, entretanto, oferece uma relação sinal/ruído do mesmo nível de placas de som profissional: 104 dB para as entradas analógicas e 108 dB para as saídas analógicas. Você poderá usar esta placa-mãe para montar um micro para edição profissional de áudio e vídeo sem a necessidade de uma placa de som avulsa. Um conector SPDIF óptico completa o pacote.

Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Mais MKM, ela nem se compara a ecs... a qualidade q essa placa da gigabyte é fabricada, os componentes e etc... n mesmo!!! Mais o preço ta absurdo, nusss cara, quase 450 conto... n é pra qualquer um n!!! Ai certeza, ecs na cabeça.

Ps: Parabens por ter virado moderador!!! :D

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela placa mãe com esse chipset, pra mim a giga byte vem se mostrando uma das melhores fabricantes de placa mãe por que eu tenho uma giga byte, apesar da minha placa ter um chipset obsoleto na minha assinatura, mas em termos de qualidade dá de 10 a 0 na ECS. É bom a asus tomar cuidado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, estou com esta placa a 2 meses... com a assinatura abaixo.

Realmente uma ótima placa! todos os recursos que alguém que quer um HTPC precisa. Não paguei caro como todo mundo tem dito... sei que está salgado agora, mas paguei 280 reais no ML, agora que o doler subiu, tudo está mais difícil.

O sistema de som é fenomenal! Uso num home theater samsung , pela saída óptica da placa mãe. Uso para jogar, editar e assistir filmes em HD num Lcd.

A entrada FireWire é necessária para quem quer capturar HDV.

Fiz Over do phenom de 2,1 para 2,5... totalmente estável com apenas 0,05 de tensão a mais...

Enfim, não tenho o que reclamar, apenas uma questão: é melhor deixar a memória em "ganged" ou "unganged"... não vi diferença nenhuma no desempenho, mas dizer que dá diferença.

é isso, espero ter contribuido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se ele for 125w ela não aguenta! Só até 95w!

Sim ele e de 125w.

Bom este post e da MA78G-S2H, ninguém ainda fez um Topico oficial da MA78G-DS3H.... to seco pra saber se ela realmente aceita processadores de 125w ou o site da Gigabyte, faz propaganda enganosa.

Obs.: Essa placa e rev. 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo review, Gigabyte sempre oferece produtos de qualidade, só deveria ser mais barata já que a diferença lá fora dela para a ECS é de cerca de 25 dólares....

E quem anda falando da qualidade da ECS, é porque nunca pegou essas ultimas, as placas só não tem um bom over, de resto ta em pé de igualdade com todo o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas ponderações.

Aqui no RJ ela (Gigabyte M78GM-A) tá saindo por 299 reais enquanto a ECS A780GM-A tá custando 290 reais. Não a vejo assim tão mais cara.

Segundo, por que a ECS foi um produto recomendado pelo CdH e a Gigabyte não foi???

Sistema do som melhor, mais possibilidades de OC e alguns pontos na construção melhor do que a concorrente. Acho que a ECS é um excelente produto, assim como a Gigabyte, portanto deveria ser um produto recomendado tb.

Parabéns pelo teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Segundo, por que a ECS foi um produto recomendado pelo CdH e a Gigabyte não foi???

Sistema do som melhor, mais possibilidades de OC e alguns pontos na construção melhor do que a concorrente. Acho que a ECS é um excelente produto, assim como a Gigabyte, portanto deveria ser um produto recomendado tb.

Porque o artigo da ECS foi do tipo "Teste", e o da Gigabyte foi do tipo "Primeiras Impressões". O selo de produto recomendado só é dado (ou não) para produtos dos quais é publicado teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Eu achei essa placa excelente! se eu for comprar 1 Phenon comprarei ela achei no ML à R$380!

Ela é excelente. Mas vale à pena pegar a revisão 2.0, que aceita todos os processadores até os de 140W. O duro é que se encontra apenas as revisões 1.0 e 1.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmando o q o nascar falou, e so pra deixar mais claro também...

A GA-MA78GM-S2H aceita processadores de ate 125w nas revisões 1.0 e 1.1, na revisão 2.0 aceita ate os de 140w... e em todas as revisões, ela é preparada para o AM3. Espero ter ajudado.

Abraço

ATHLON X2 5600+ | GA-MA78GM-S2H (1.1) | 2x1GB DDR2 800 G.SKILL | 9800GT EM BREVE... | HD 250GB SATA II SEAGATE | CORSAIR HX520W | LEADERSHIP GAMER BLUE EYE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Michelmr,

Como eu faço pra saber a versão da minha placa ? Na caixa na diz nada nem no manual !!!

Está impresso na placa, geralmente perto do nome.

Exemplo da minha: ASUS A8N-E rev. 2.0 (está escrito assim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...