Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ABIT BP6

       
 28.972 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe ABIT BE6, baseada no chipset Intel 440BX, para a plataforma soquete 370.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ABIT (http://www.abit.com.tw) vive inovando. Desta vez ela acaba de lançar uma placa-mãe, chamada BP6, que é dual soquete 370. O objetivo dessa placa é a montagem de servidores de rede usando processadores Celeron PPGA. O uso desse tipo de processador faz com que o custo do servidor caia bastante, já que esse tipo de processador é mais barato. O próprio custo da placa-mãe é também menor.

Em outras palavras, um servidor usando uma BP6 e dois processadores Celeron sai bem mais barato do que usando uma placa-mãe dual Pentium III e dois processadores Pentium III convencionais.

Note que, apesar de essa placa-mãe ser soquete 370, ela não aceita a instalação do processador Pentium III FC-PGA.

É claro que, para usar o recurso de processamento simétrico disponível nessa placa (isto é, a possibilidade, no caso, de usar dois processadores simultaneamente) é necessário que você use um sistema operacional que comporte esse sistema, como o Windows NT, o Windows 2000 e a maioria das versões de Unix disponíveis no mercado. Ou seja, não adianta nada comprar uma placa-mãe dessas para rodar Windows 9x. Como esse sistema não reconhece mais do que um processador, o desempenho do micro ficará absolutamente igual independentemente se você usar um ou dois processadores na placa.

Outra grande vantagem dessa placa-mãe é a existência de quatro portas IDE, permitindo a instalação direta de até oito dispositivos IDE. Dessas quatro portas, duas são UDMA/66 e duas são UDMA/33. Essa ideia foi herdada da placa-mãe BE6 e, para uma discussão mais detalhada dessa característica, leia nosso teste com a placa-mãe BE6.

 

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×