Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Abit IL-90MV

       
 57.676 Visualizações    Primeiras Impressões  
 0 comentários

A IL-90MV da Abit é uma placa-mãe soquete 478 desenvolvida para os processadores Core Duo e Core 2 Duo destinada a PCs de entretenimento digital e sua principal característica é ter uma saída de vídeo HDMI HDTV.

Placa-Mãe Abit IL-90MV
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Quem acha que a Abit estava morta está totalmente enganado. Após ter sido comprada pela USI eles estão trabalhando pesado para colocar no mercado novos produtos, incluindo a IL-90MV, uma placa-mãe com chipset Intel 945GT desenvolvida para computadores de entretenimento digital (“multimedia center”), ou seja, compatíveis com o padrão ViiV da Intel. A Abit optou pelo soquete 478 para esta placa-mãe já que processadores para notebooks soquete 478 como o Core Duo e Core 2 Duo (para notebooks) consomem menos e produzem menos ruído (podem usar coolers mais silenciosos) do que processadores para desktop, um fator importante quando você pensa em montar um micro para colocar em sua sala de estar. Mas o destaque deste produto fica por conta da sua saída HDMI on-board, sendo a primeira vez que vimos tal característica embutida em uma placa-mãe. Vamos dar uma olhada neste novo produto.

Como esta placa foi desenvolvida para computadores de entretenimento digital, a Abit IL-90MV usa o pequeno padrão microATX, como você pode ver nas Figuras 1 e 2. Por causa de seu tamanho reduzido esta placa-mãe tem apenas dois slots PCI e um slot PCI Express x1.

Placa-Mãe Abit IL-90MV
Figura 1: Placa-mãe Abit IL-90MV.

Placa-Mãe Abit IL-90MV
Figura 2: Placa-mãe Abit IL-90MV.

O foco principal desta placa-mãe é claramente o mercado multimídia (entretenimento digital). Como mencionamos, ela utiliza o novo conector HDMI HDTV suportando resoluções de até 1080p (até 1920x1080 com varredura progressiva). E não é apenas isto. Ela tem duas portas FireWire, indispensável caso você queira transferir vídeos de sua filmadora digital para o micro. No que diz respeito ao áudio, esta placa-mãe utiliza o sistema 7.1 com conectores SPDIF ópticos on-board. Mais detalhes técnicos abaixo.

Placa-Mãe Abit IL-90MV
Figura 3: Painel traseiro, veja o conector HDMI e dois conectores SPDIF ópticos.

A porta HDMI desta placa-mãe é controlada pelo chip SiliconImage Sil 1290, como você pode ver na Figura 4.

Placa-Mãe Abit IL-90MV
Figura 4: Chip HDMI SiliconImage Sil1390.

A placa-mãe vem com um cabo HDMI para DVI e portanto você pode usar a porta HDMI mesmo que sua tela (HDTV, por exemplo) não tenha uma porta HDMI (mas que tenha uma porta DVI, é claro).

Placa-Mãe Abit IL-90MV
Figura 5: Cabo HDMI para DVI.

O áudio desta placa-mãe utiliza o codec Realtek ALC882M, que oferece uma impressionante relação sinal/ruído (SNR) de saída de 103 dB, uma relação sinal/ruído de entrada de 90 dB, oito canais de áudio (formato 7.1) e saída SPDIF com taxa de amostragem de até 192 kHz (a entrada é limitada a 96 kHz).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×