Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ABIT KX7-333

       
 50.452 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe ABIT KX7-333, baseada no chipset VIA KT333, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Fazia tempo que não testávamos uma placa-mãe da ABIT (http://www.abit.com.tw). A ABIT KX7-333 é uma placa-mãe extremamente careta, sem nada on-board, nem mesmo áudio, dispositivo que está tão comum na maioria das placas-mães, mesmo nas topo de linha. Seu desempenho é muito bom, entrando no seleto rol de placas-mães topo de linha.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 1: Placa-mãe ABIT KX7-333.

A KX7-333 tem RAID opcional, não presente no modelo testado. Nos modelos KX7-333R, as duas portas IDE adicionais são controladas pelo chip HighPoint HPT372, que oferece portas ATA-133.

Visualmente falando, o que mais chama a atenção nessa placa-mãe é a existência de um grupo de LEDs coloridos em uma das bordas da placa. São três LEDs: amarelo, que indica que a placa-mãe está em modo stand-by (há alimentação); verde, que indica que a placa-mãe está ligada; e vermelho, que indica que o reset foi acionado. Veja na Figura 2 esses LEDs em funcionamento.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 2: LEDs coloridos da KX7-333.

Essa é uma das poucas placas-mães atuais que vimos com mais de três soquetes de memória. Ela tem quatro soquetes DDR-DIMM, como você confere na Figura 3.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 3: Soquetes de memória da KX7-333.

No CD-ROM da placa-mãe há alguns programas muito interessantes que podem passar despercebido para usuários e técnicos menos atentos. Além do Norton Antivirus 2002 e do WinDVD, você encontrará um programa chamado SoftBulkEmail, que serve para mandar um e-mail para um monte de gente ao mesmo tempo (Spam? Que isso...) e o SoftCopier, que transforma o seu PC em uma fotocopiadora (você precisa de um scanner de mesa e de uma impressora). E ainda o programa Lformat, um utilitário para a "formatação em baixo nível" de discos rígidos.

O que nos impressionou mesmo nessa placa-mãe foi a sua capacidade de overclock. Até agora é a placa-mãe que conseguimos o melhor overclock do nosso Athlon 1500+ (1.333 MHz). Conseguimos colocar o nosso processador rodando externamente a 166 MHz (1.666 MHz internamente) sem qualquer esforço ou configuração extra. A memória ficou rodando a 333 MHz DDR. Isso nos fez pensar que se estivéssemos usando uma memória de melhor qualidade possivelmente conseguiríamos uma marca ainda melhor. Com certeza o responsável por essa incrível capacidade de overclock é o chipset VIA KT333, que não só mostrou ser mais rápido que o seu antecessor, o KT266, como é capaz de acessar a memória RAM a até 333 MHz DDR.

O co-responsável por essa incrível capacidade de overclock é o gerador de clock usado, o Realtek RTM560-266R, que permite configurações de 100 a 250 MHz de 1 em 1 MHz.

Placa-Mãe ABIT KX7-333
Figura 4: Gerador de clock Realtek RTM560-266R.

Se você está pensando em comprar uma placa-mãe para processadores AMD sem nada on-board de bom desempenho e excelente capacidade de overclock, você acertará na mosca ao escolher a ABIT KX7-333.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×