Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II

       
 87.272 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Teste com a placa-mãe Albatron K8X800 Pro II, baseada no chipset VIA K8T800, para a plataforma soquete 754.

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A K8X800 Pro II é uma placa-mãe topo de linha da Albatron para o processador Athlon 64, baseada no chipset VIA K8T800.

 

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Figura 1: Placa-mãe Albatron K8X800 Pro II.

Esta placa apresenta três grandes diferenciais em comparação a outras placas-mães soquete 754 topo de linha que já testamos. Primeiro, ela tem seis slots PCI, enquanto a maioria das placas-mães topo de tinha tem 5. Segundo, o seu som on-board de oito canais (formato 7.1), baseado no chip VIA Envy24PT. E, terceiro, a incrível capacidade de overclock desta placa, que não poderíamos deixar de mencionar já aqui na introdução do nosso teste.

Ela tem ainda um slot AGP 8x e três soquetes de memória, aceitando até 3 GB de memória RAM até DDR400/PC3200 (se forem usadas memórias DDR400/PC3200, o limite de memória passa a ser de 2 GB).

É bom lembrarmos que há uma diferença fundamental entre a arquitetura das placas soquete 754 e das placas-mães de outras gerações. O processador Athlon 64 possui integrado o controlador de memória. Em placas-mães para todos os outros processadores, este dispositivo estava no chipset, integrado no circuito ponte norte. Trocando em miúdos, o chipset usado por placas-mães soquete 754 não influi no desempenho no acesso à memória, o que significa que placas-mães soquete 754 devem obter desempenhos muito similares entre si. Veremos em nossos testes se isto realmente ocorre ou não.

Por conta disso, a capacidade máxima de memória e o tipo de memória que a placa-mãe aceita dependem do processador, e não mais do chipset.

A K8X800 Pro II traz oito portas USB 2.0, duas portas FireWire (chip VIA VT6307), rede on-board Gigabit Ethernet (chip 3Com 940-MV00) e som on-board de oito canais (chip VIA Envy24PT). O som on-board desta placa-mãe é um capítulo à parte na história do som on-board. O chip usado é de alta qualidade, trabalhando com uma resolução de 24 bits, com uma taxa de amostragem de 96 kHz e com oito canais (formato 7.1), fazendo com que você possa editar áudio no formato de DVD no micro sem precisar comprar uma placa de som adicional. Ou seja, mesmo sendo on-board, o som é de qualidade profissional.

Como vantagem, os conectores das caixas de som são soldados diretamente sobre a placa-mãe, fazendo com que não seja necessário instalar qualquer tipo de adaptador. Na Figura 2 você vê a saída para as oito caixas de som e ainda entrada de linha e entrada de microfone.

 

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Figura 2: Saídas do som on-board.

A placa tem ainda entradas e saídas SPDIF usando tanto conexão coaxial quanto óptica. Os conectores SPDIF estão disponíveis em uma placa adaptadora, que você confere na Figura 3. Nesta placa há ainda outra entrada de linha e outra entrada de microfone.

 

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Figura 3: Saídas do som on-board.

Esta placa-mãe tem ainda duas portas Serial ATA, controladas pelo próprio chipset (ponte sul VIA VT8237).

 

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Figura 4: Portas Serial ATA e ponte sul VIA VT8237.

As placas-mães topo de linha da Albatron tem dois BIOS, assim como ocorre com as placas-mães da Gigabyte (como grande parte dos funcionários da Albatron vieram da Gigabyte, isto é facilmente explicado). Assim, caso o BIOS do micro seja apagado por um vírus ou por um upgrade de BIOS mal-sucedido, há como recuperar o BIOS do micro.

 

Placa-Mãe Albatron K8X800 Pro II
Figura 5: A K8X800 Pro II tem dois BIOS.

Junto com a placa vem um CD contendo o pacote WinCinema Pro (WinDVD 4 e WinRip 2).

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


:aranha: Por favor, gostaria de saber se no dia de hoje essa placa ainda é considerada tão boa quanto o foi quando testada. E ainda, onde poderia encontrá-la e qual seu atual valor. Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber informações desta placa sobre pontos de venda dela e se algum associado me informa. Qualquer informação é válida valmir. Sou do Rio de Janeiro, e por aqui, procurei no predio da avenida central(Info) e o pessoal nunca ouviu falar dela. So a encontrei sendo testada aqui no Clube do Hardware sem detalhes de pontos de venda. Qualquer informação eu agradeço, pois tenho interesse em adquiri-la.

Abraços!

Marcos Gangemi.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor poderia me ajudar nesta configuração ?

Quero montar um pc com uma placa-mãe : MSI K8T Neo DOT - General (VIA K8T800)

PLACA DE VIDEO 9800 SE 128MB ou 9600 PRO 128MB

Processador AMD Sempron 3000 64bits

2 memorias 250 Mb PC400

Sera que fica filé ?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilnei.javascript:emoticon(':chicote:')

smilie

A placa mãe, o processador e placa de vídeo estão excelentes. A única coisa que voce deve evitar, é de instalar dois pentes DDR 400 de 256MB. Ao invés disso, instale dois de 512MB. Com isso voce estará com o sistema mais equilibrado. É muito comum as pessoas montarem micros com uma excelente placa-mãe(Gigabyte,Epox,MSI etc...), com processadores muito velozes Atlhon 64 3.0 ou 3.2, ou Pentim 4 HT ou Pentium M e quando chega na memória PZ... , uma merreca!

Preste atenção na fonte de Alimentação tambem! Adquira uma boa fonte, pois muitos ignoram esse quesito que é importantíssimo, pois a fonte é o coração de qualquer computador! Saia fora das fontes que vem junto com o gabinete e as de 50 a 150 reais, a revista PC e CIA citou como "desexemplo" a Maxxtro 450 que queimou no teste da revista PC e CIA de agosto de 2005, a PD-550-c tambem da Maxxtro não é confiável,a Vcom tambem queimou, fuja dessas!! Use a Tsnami LC-B400 ATX ou Super Flower . Tem a Cooler Master RS-550 ACLY que é excelente, para uma alta performance Hi end!

Concluindo tudo isso Gilnei, é importante que: :chicote: , se voce tem o objetivo de adquirir um excelente sistema, todos os itens devem ser excelentes, já ia me esquecendo da memória, a Kingston continua muito boa, a Samsung tambem. Se quiser adquirir umas mais caras, pode comprar Corsair, Geil, Kingmax, Micron, OCZ . Não adquira genéricas, pois é burrice voce economizar 50 reais e perder estabilidade do micro!!

Abraço!!

javascript:emoticon(':chicote:')

smilie

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×