Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series

       
 42.873 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Teste com a placa-mãe Albatron PX845E Silver Series, baseada no chipset Intel 845E, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Essa é a primeira placa-mãe da Albatron (http://www.albatron.com.tw) que testamos. A Albatron fabrica placas-mães há pouco tempo. Seu atual presidente é ex-presidente da Gigabyte e trouxe para a Albatron muita gente que trabalhava antes na Gigabyte. Clique aqui para ler mais detalhes sobre essa empresa.

Nós já tínhamos visto a PX845E Silver na Computex 2002 em Taiwan e ficamos loucos por ela: ela é totalmente prateada! Segundo o pessoal da Albatron, essa característica dissipa melhor o calor e diminui a incidência de interferências eletromagnéticas. Até faz sentido, pois o nível de overclock da PX845E foi excelente, como você verá em nossos testes. A Albatron alfinetou a Soltek e a Soyo, que também fabricam placas-mães prateadas, dizendo que as placas prateadas desses outros fabricantes não passa de tinta prata, não influenciando em nada na dissipação térmica nem na proteção contra interferências, ao contrário da placa-mãe da Albatron, onde, segundo eles, o processo de fabricação é diferente. Seja como for, a placa-mãe é linda!

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series
Figura 1: Albatron PX845E Silver Series.

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series
Figura 2: Detalhe da PX845E. Sinta o contraste de cores!

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series
Figura 3: PX845E, lado da solda.

Além de linda, tem um excelente desempenho, além de ter obtido o melhor overclock em nossos testes! Vai ser difícil essa placa-mãe aparecer aqui no Brasil, pois trata-se de uma empresa nova. Mas abram o olho em relação à essa marca!

Em termos de recursos extras, essa placa-mãe traz portas IDE ATA-133 RAID adicionais controladas pelo chip Promise PDC 20276 como opcional (disponível no modelo "Pro") e rede on-board como opcional (disponível no modelo "Pro II"). Como o modelo que testamos era o PX845E "simples", esses recursos não estavam disponíveis. Lembramos também que há o modelo da PX845E sem ser prata.

O som é on-board e controlado pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC650 (seis canais), tem interface para dispositivos leitores de cartão de memória (clique aqui caso você não saiba o que é isso) e seis portas USB 2.0.

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series
Figura 4: Detalhe dos conectores para dispositivo leitor de cartões de memória e o chip Super I/O. Note o espaço que ocupa as portas IDE adicionais no modelo Pro e Pro II.

Nos chamou a atenção o fato dessa placa-mãe ter três soquetes DDR-DIMM, já que a maioria das placas-mães baseadas no Intel 845E só tem dois soquetes de memória. Ou seja, esse é um recurso extra que essa placa-mãe traz.

Essa placa-mãe traz um manual no estilo do da Chaintech CT-9EJL1, isto é, ele é impresso em tamanho extra grande com letras garrafais, do tamanho da placa-mãe. Ele se abre no estilo "poster". Como os detalhes de plugues e jumpers são impressos em um tamanho gigantesco, torna-se quase impossível alguém ter qualquer dificuldade na montagem e configuração dessa placa.

Placa-Mãe Albatron PX845E Silver Series
Figura 5: Manual extra grande: não dá para errar a localização dos jumpers e plugues.

Ao nosso ver, essa placa-mãe só tem um pontos fraco: as portas IDE, que são ATA-100. Culpa do Intel 845E. Isso é contornado no modelo com RAID (PX845E Pro e PX845E Pro II), já que as portas IDE adicionais são ATA-133.

O suporte a overclock dessa placa-mãe é excelente, como explicaremos em mais detalhes em nossos testes: conseguimos colocar nosso Pentium 4 1,5 GHz rodando externamente a 133 MHz, o melhor resultado que conseguimos até hoje com esse processador.

O CD-ROM da placa-mãe só traz os drivers e o antivírus PC-Cillin.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×