Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Albatron PX865PE Pro II

       
 44.721 Visualizações    Testes  
 5 comentários

Teste com a placa-mãe Albatron PX865PE Pro II, baseada no chipset Intel 865PE, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Albatron PX865PE Pro II é o modelo topo de linha da Albatron para o novo chipset Intel 865PE para processadores Intel soquete 478.

O chipset Intel 865PE tem como principal atrativo usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, os soquetes 1 e 2 compatilham o canal A e os soquetes 3 e 4 compatilham o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1 ou 2 e o outro módulo no soquete 4 ou 5. Como a instalação dos módulos não é feita de maneira seqüencial em placas-mães com a configuração DDR Dual Channel, a Albatron para facilitar usou conectores roxos para os soquetes 1 e 3 e verdes para os soquetes 2 e 4 para lembrar que você deve instalar módulos em canais diferentes. Isto é, você deverá instalar módulos em soquetes de mesma cor (roxos, por exemplo), que isso fará com que você instale módulos em canais diferentes. A capacidade máxima de memória dessa placa-mãe é de 4 GB.

Placa-Mãe Albatron PX865PE Pro II
Figura 1: Placa-mãe Albatron PX865PE Pro II.

Esse chipset tem ainda como principais características o barramento AGP 8x, suporte ao barramento externo de 800 MHz (200 MHz x 4) e suporte à tecnologia Hyper-Threading. As portas IDE desse chipset são ATA-100 (esse é o problema de todos os chipsets Intel).

A versão do Intel 865PE usada vem com duas portas Serial ATA. Sendo uma placa-mãe topo de linha, a PX865PE Pro II apresenta muito mais recursos adicionais. Para começar, ela tem duas portas ATA-133 RAID adicionais controladas pelo chip Promise PDC20276. Isso já melhora o desempenho de disco da placa.

Placa-Mãe Albatron PX865PE Pro II
Figura 2: Duas portas Serial ATA, duas portas ATA-133 RAID adicionais e o chip Promise PDC20276.

Mas o grande atrativo dessa placa-mãe é, sem dúvida, o seu som on-board. Ele é de oito canais (formato 7.1) produzido pelo novíssimo chip VIA Envy24. O som de oito canais permite que você tenha uma disposição de som surround similar ao dos cinemas (dois canais frontais, dois canais no meio, dois canais traseiros, canal de voz central e canal para sons graves). Já o chip da VIA traz para o PC a resolução de áudio do DVD: 24 bits e taxa de amostragem de 96 kHz. E não é só isso. O mixer deste chip é de 20 canais e o chip tem capacidade para até 12 entradas e saídas de áudio. Um sonho de consumo para qualquer audiófilo, profissional e usuário entusiasta. Ou seja, com esse chip é possível criar a trilha de áudio surround em altíssima qualidade para DVDs sem a necessidade de uma placa de som profissional. A placa tem ainda entradas e saídas SPDIF ópticas e coaxiais, através de cabo adaptador que vem com a placa.

Placa-Mãe Albatron PX865PE Pro II
Figura 3: Chip VIA Envy24.

A placa tem plugues separados para todos os canais, o que é excelente (ver Figura 4). Como você pode notar, essa placa tem um plugue a mais, para os canais do meio.

Placa-Mãe Albatron PX865PE Pro II
Figura 4: Plugues do som on-board.

Curiosamente nesta placa os plugues da entrada de microfone (mic in) e saída para fones de ouvido estão localizados no adaptador junto com os conectores SPDIF (ver Figura 5).

Placa-Mãe Albatron PX865PE Pro II
Figura 5: Adaptador SPDIF.

Já a rede on-board é Gigabit Ethernet (1.000 Mbps) full-duplex, controlada pelo chip Intel 82547EI. Ela tem também duas portas FireWire, controladas pelo chip VIA VT6307, e oito portas USB 2.0, sendo que duas portas estão soldadas diretamente na placa-mãe e seis estão disponíveis através de cabo adaptador. A placa vem com cabo adaptador para quatro portas.

Ufa! Mas isso ainda não é tudo!

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×