Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASRock AM1B-MH

       
 19.455 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

Vamos dar uma olhada na ASRock AM1B-MH, uma placa-mãe soquete AM1 fabricada no Brasil, com duas portas USB 3.0 e duas portas SATA-600.

Placa-mãe ASRock AM1B-MH
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASRock AM1B-MH é uma placa-mãe soquete AM1 para os processadores Sempron e Athlon “Kabini” da AMD, fabricada no Brasil. Ela vem com duas portas SATA-600 e duas portas USB 3.0. Vamos dar uma olhada nesta placa-mãe de baixíssimo custo.

A plataforma AM1 da AMD é baseada em um processador SoC (System-on-a-Chip, ou “sistema em um chip”) que utiliza um soquete. Normalmente os processadores SoC, que incluem o processador propriamente dito, o motor gráfico e o chipset em um chip de baixo consumo, vêm soldados na placa-mãe. Mas na plataforma AM1, os processadores usam um soquete e são vendidos separadamente da placa-mãe. Oficialmente, AM1 é o nome da plataforma e o soquete é chamado FS1b; porém, o soquete tem sido chamado de “soquete AM1” pelos fabricantes de placa-mãe e usuários.

Os primeiros processadores baseados nesta plataforma disponíveis no mercado são os Sempron e Athlon com codinome “Kabini”. Para saber mais sobre esta plataforma, leia o nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma AM1 da AMD”. Recentemente, testamos o Athlon 5350, que utiliza este soquete.

Um detalhe interessante nas placas-mãe AM1 é que elas não trazem chipset, já que este está integrado ao processador. A placa-mãe tem apenas o circuito regulador de tensão, codec de áudio, controlador Ethernet, chip Super I/O e as conexões mecânicas com a memória, portas SATA, slots de expansão e periféricos externos. Por conta disso, as placas-mãe AM1 são normalmente muito baratas. A placa-mãe pode, porém, oferecer recursos extras, como portas USB 3.0 ou SATA adicionais.

Na Figura 1 podemos ver a placa-mãe ASRock AM1B-MH. Ela usa o padrão microATX, medindo 226 x 170 mm.

ASRock AM1B-MH

Figura 1: a placa-mãe ASRock AM1B-MH

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×