Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3


     42.000 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Placa-mãe ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3

Introdução

Até agora a ASRock lançou quatro modelos de placas-mãe baseadas no chipset Intel Z68. A Fatal1ty Z68 Professional Gen3, que analisaremos hoje, é o modelo mais topo de linha oferecido pela ASRock. O fabricante também oferece um modelo simples, o Z68 Pro3, um modelo intermediário, o Z68 Extreme4, e um modelo microATX, o Z68 Pro3-M.

O chipset Intel Z68 é basicamente um P67 com dois novos recursos. Primeiro, a tecnologia Intel Smart Response (SRT), que permite ao usuário acelerar o desempenho de disco usando uma unidade SSD como cache de um disco rígido convencional (isto é, mecânico). Esta tecnologia armazena na unidade SSD os programas e arquivos mais acessados pelo o usuário. Clique aqui para aprender mais sobre esta tecnologia.

A segunda tecnologia incluída no Intel Z68 é uma conexão de vídeo entre o processador e o chipset, chamada FDI (Flexible Display Interface ou Interface de Vídeo Flexível). Esta conexão estava disponível no chipset H67 e similares, mas não no chipset P67. Os processadores soquete LGA1155 têm um chip gráfico integrado, mas o P67 não permite que ele seja utilizado, por ser um chipset voltado para os usuários que utilizarão uma placa de vídeo “de verdade” em vez do vídeo “on-board”. Com o Z68, o uso do chip gráfico integrado é possível se o fabricante da placa-mãe incluir os conectores na placa. Desta forma, a Intel não lançará um chipset “H68”.

A principal razão para esta mudança foi que a Intel licenciou um software da Lucidlogix chamado Virtu, que permite ao computador chavear dinamicamente entre placas de vídeo dependendo do que usuário estiver fazendo no computador. Em um cenário típico, este software fará com que o micro utilize o motor gráfico integrado no processador quando o usuário não estiver rodando jogos, em vez de usar a placa de vídeo avulsa, permitindo que ele economize energia, pois o motor gráfico integrado no processador consome menos que placas de vídeo avulsas. Para que este recurso esteja disponível em uma placa-mãe Z68, o fabricante da placa deverá ter licenciado o software Virtu, e a placa-mãe deve ter os conectores de vídeo soldados nela. Todas as placas-mãe Z68 da ASRock disponíveis atualmente suportam esta tecnologia.

ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3
Figura 1: Placa-mãe ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

AsRock parece estar investindo pesado na qualidade de suas placas mãe, antigamente era uma segunda linha da Asus, se duvidar mais um pouco e vão estar batendo de frente...O bacana é que tem colocado vários recursos em suas placas, a um preço mais atraente que outras top...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa-mãe bacana para um futuro que não está longe...contudo como foi observado no próprio teste, ela poderia ter algumas opções melhores, principalmente ao se levar em consideração o seu público alvo, que são os gamers...mas não só os gamers, é lógico.

A ASRock está saindo na frente com os seus slots PCI Express 3.0 e isso por si já é uma grande novidade, embora para se usar essa tecnologia, no momento haja limitações, contudo...

Das ASRock que foram lançadas, na minha opinião, a mais interessante continua sendo a Z68 Extreme7 Gen3, embora nem posso fazer ideia de quanto ela custará, sendo que ela é bem superior a "Fatal1ty".

No momento, comprar uma placa-mãe dessa, sem esperar as que serão lançadas por outras marcas é ser precipitado. A comparação é necessária.

:cool: Mais uma maneira placa-mãe conhecida de perto. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao CdH.

Bacana a apresentação do modelo, estava paquerando ele desde o site da AS Rock. Achei o modelo bem atraente. Não sei se caberá no meu bolso.

Gostei da solução dos furos para o soquete 775, tenho um velho Zalman soq. 775 que encaixaria como uma luva naquela furação....srsrsrsrs

De qualquer forma, parabéns à AS Rock pela linha de produtos, desde o chipset anterior vem mostrando produtos bons e com preços competitivos.

Tive uma Abit Fatal1ty e foi uma grande companheira por quase 4 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria vir com pelo menos 4 conectores auxiliares para ventoinhas, a minha guerreira placa mãe gigabyte soquete 775 veio com 4 conectores. Outra coisa que a AS ROCK peco, já que ela possui um regulador de tensão decente de 12 fazes , deveria vir com mais opções para overclok.

Tirando esse erros, gostei muito da placa, tem um visual bacana, dever chegar aqui no Brasil custando muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...