Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASRock Q2900M

       
 18.895 Visualizações    Primeiras Impressões  
 7 comentários

Vamos dar uma olhada na ASRock Q2900M, uma placa-mãe de baixo custo que vem com um processador Pentium J2900 de quatro núcleos soldado.

Placa-mãe ASRock Q2900M
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASRock Q2900M é uma placa-mãe microATX que traz um processador Pentium J2900 “Bay Trail-D” de quatro núcleos soldado. Ela tem uma porta USB 3.0 e duas portas SATA-300, mas seus destaques são mesmo seu baixo consumo de energia e seu baixo preço.

O Pentium J2900 é um tipo de processador conhecido como SoC (System on a Chip, ou sistema em um chip), o que significa que ele integra o processador, motor gráfico, controlador de memória e chipset em um mesmo chip. E mesmo com todos esses componentes, sua dissipação térmica (TDP) é de apenas 10 W. Apesar do nome, o Pentium J2900 é baseado em uma nova arquitetura também utilizada pelos processadores Atom mais recentes. Para saber mais sobre esta arquitetura, leia nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma Bay Trail da Intel”.

O Pentium J2900 é voltado para computadores de mesa, tem quatro núcleos rodando a 2,41 GHz (clock máximo de 2,66 GHz) e 2 MiB de cache L2. A família Bay Trail-D também tem outros processadores de quatro núcleos (Celeron J1850, Celeron J1900 e Pentium J2850) e de dois núcleos (Celeron J1750 e Celeron J1800), todos com TDP de 10 W, de forma que você pode encontrar placas-mãe semelhantes baseadas em processadores de dois ou quatro núcleos.

Você confere a placa-mãe ASRock Q2900M na Figura 1. Ela usa o formato microATX, medindo 226 x 183 mm.

ASRock Q2900M
Figura 1: a placa-mãe ASRock Q2900M

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


gostei desta placa, é bom pra usuarios como minha esposa que só mexe na internet e estuda (pacote office e adobe reader), não utiliza jogos e nem programas pesados de edição. Vou cotar um deste pra ela =)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque placa mães não recebem o selo de produto recomendado ou de produto bomba?

 

Porque são artigos do tipo "Primeiras Impressões", apenas os testes recebem selos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria muito que voltassem a fazer placas-mãe com processador integrado com 3 portas SATA. To querendo montar um servidor de arquivos de baixíssimo consumo e colocar meus hds espelhados junto com um ssd para boot e não queria usar uma placa dedicada para aumentar as portas. Dei mole em não ter comprado a GA-C847N da Gigabyte quando ela ainda estava disponível.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me irrita nessas novas mobos é a ausência de uma wifi nativo e m.sata, como o próprio Torres coloca. Até celular hoje tem wifi, acho que já era para ser padrão nas mobos atuais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×