Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-mãe ASRock Z68 Pro3

        36.226 Visualizações     5 comentários     Primeiras Impressões   

Desta vez nós daremos uma olhada em um placa-mãe soquete 1155 simples baseada no chipset Intel Z68, a ASRock Z68 Pro3, que custa apenas US$ 130 nos EUA.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Até o momento a ASRock lançou três placas-mãe baseadas no novo chipset Intel Z68, dois modelos simples (Z68 Pro3 e Z68 Pro3-M, que é uma versão microATX da Z68 Pro3) e um modelo topo de linha (Z68 Extreme4). Enquanto a Z68 Extreme4 oferece três slots PCI Express x16, a Z68Pro3 tem apenas um. Vamos dar uma olhada neste modelo da ASRock.

O chipset Intel Z68 é basicamente um P67 com dois novos recursos. Primeiro, a tecnologia Intel Smart Response (SRT), que permite ao usuário acelerar o desempenho de disco usando uma unidade SSD como cache de um disco rígido convencional (isto é, mecânico). Esta tecnologia armazena na unidade SSD os programas e arquivos mais acessados pelo o usuário.

A segunda tecnologia incluída no Intel Z68 foi uma conexão de vídeo entre o processador e o chipset, chamada FDI (Flexible Display Interface ou Interface de Vídeo Flexível). Esta conexão estava disponível no chipset H67 e similares, mas não no P67. Os processadores soquete LGA1155 têm um chip gráfico integrado, mas o P67 não permite que ele seja utilizado por ser um chipset voltado para os usuários que utilizarão uma placa de vídeo “de verdade” em vez do vídeo “on-board”. Com o Z68, o uso do chip gráfico integrado é possível se o fabricante da placa-mãe incluir os conectores na placa. Desta forma a Intel não lançará um chipset “H68”.

A principal razão para esta mudança foi que a Intel licenciou um software da Lucidlogix chamado Virtu, que permite ao computador chavear dinamicamente entre placas de vídeo dependendo do que usuário estiver fazendo no computador. Em um cenário típico, este software fará com que o micro utilize o motor gráfico integrado no processador quando o usuário não estiver rodando jogos, desligando completamente a placa de vídeo, que será religada quando o usuário executar um jogo pesado, situação em que o vídeo integrado será desligado. Desligar a placa de vídeo quando o usuário não estiver rodando jogos faz com que o micro economize energia. Para que este recurso esteja disponível em uma placa-mãe Z68 o fabricante da placa deverá ter licenciado o software Virtu.

Todos os modelos oferecidos pela ASRock suportam o Virtu, o que é excelente.

A ASRock Z68 Pro3 é um modelo ATX, mas a ASRock oferece uma versão microATX desta placa-mãe, chamada Z68 Pro3-M.

ASRock Z68 Pro3
Figura 1: Placa-mãe ASRock Z68 Pro3

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Com o lançamento dos processadores soquete AM3+ em junho, tomara que a intel da uma queda nos preço no processadores soquete 1155, por enquanto o preço está muito caro, ai vou pensa pra qual das arquiteturas vou migrar.

Agora em relação a placa das ASRock, uma placa mãe com vários recurso que o novo chipset Z68 oferecer, além de "USB3.0 sata 600", com um preço acessível para um usuário intermediário.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Uma duvida, é possível usar as 3 saídas de video onboard ao mesmo tempo?

Sim e possivel utilizar varias saidas de video, ligando um monitor na DVI-D um monitor na HDMI e um monitor n D-SUB, so e preciso que tenha monitores que utilize as conexoes nativas, nao pode utilizar adaptador

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a Asrock postou uns videozinhos no youtube para demonstrar sua nova placa-mãe Z68

Nao serve como teste mais e interessante e seria bom vocês verem

Editado por Erich_ET

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi

Por favor me respondam uma coisa. Comprei uma placa mãe com Z68. Pelo que li, quando não existe demanda gráfica forte, a placa mãe "desliga" a placa de vídeo que eu coloquei e usa o vídeo on board. Minha dúvida : Eu posso simplesmente conectar o monitor na placa de vídeo que eu comprei e a placa mãe manda assim mesmo o sinal do vídeo on board pela placa que foi colocada? Se não, como devo fazer as ligações dos monitores? Grato pela ajuda. Sergio

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora