Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Z68 Pro3


     40.454 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Placa-mãe ASRock Z68 Pro3

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z68 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 suportando RAID (0, 1, 5 e 10). As portas SATA estão localizadas em um dos cantos da placa-mãe, o que significa que as placas de vídeo não as bloquearão. Por ser uma placa-mãe simples, a Z68 Pro 3 não vem com portas SATA-600 ou eSATA adicionais.

ASRock Z68 Pro3
Figura 4: Portas SATA-300 (conectores azuis) e SATA-600 (conectores brancos)

Não há suporte para controladora de unidade de disquete ou portas ATA-133.

Esta placa-mãe tem oito portas USB 2.0, quatro soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também tem duas portas USB 3.0, disponíveis no painel traseiro e controladas por um chip EtronTech EJ168A.

Não há portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892. Finalmente a Realtek divulgou as especificações técnicas deste chip, que incluem relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, relação sinal/ruído de 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas. As especificações são boas para o usuário comum, mas se você trabalha profissionalmente com edição de áudio deve procurar por uma placa-mãe que ofereça relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB para a entrada analógica.

As saídas de áudio analógico desta placa-mãe são compartilhadas, o que significa que se você instalar um conjunto de caixas analógicas 7.1 terá de usar o conector line in ou mic in, “matando” uma dessas entradas. Um conjunto de caixas analógicas 5.1 pode ser usado sem “matar” essas entradas. A placa tem saída SPDIF digital, e o áudio digital também está disponível através do conector HDMI on-board. Você pode instalar um conector SPDIF coaxial ou enviar o áudio digital para uma placa de vídeo para ter áudio em seu conector HDMI instalando um adaptador no conector “HDMI_SPDIF1” localizado na placa-mãe.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111E.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector PS/2 para teclado, quatro portas USB 2.0, saída VGA, saída DVI-D, saída HDMI, duas portas USB 3.0 (conectores azuis), porta Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e saídas de áudio analógico compartilhadas 7.1.

ASRock Z68 Pro3
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Com o lançamento dos processadores soquete AM3+ em junho, tomara que a intel da uma queda nos preço no processadores soquete 1155, por enquanto o preço está muito caro, ai vou pensa pra qual das arquiteturas vou migrar.

Agora em relação a placa das ASRock, uma placa mãe com vários recurso que o novo chipset Z68 oferecer, além de "USB3.0 sata 600", com um preço acessível para um usuário intermediário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida, é possível usar as 3 saídas de video onboard ao mesmo tempo?

Sim e possivel utilizar varias saidas de video, ligando um monitor na DVI-D um monitor na HDMI e um monitor n D-SUB, so e preciso que tenha monitores que utilize as conexoes nativas, nao pode utilizar adaptador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi

Por favor me respondam uma coisa. Comprei uma placa mãe com Z68. Pelo que li, quando não existe demanda gráfica forte, a placa mãe "desliga" a placa de vídeo que eu coloquei e usa o vídeo on board. Minha dúvida : Eu posso simplesmente conectar o monitor na placa de vídeo que eu comprei e a placa mãe manda assim mesmo o sinal do vídeo on board pela placa que foi colocada? Se não, como devo fazer as ligações dos monitores? Grato pela ajuda. Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...