Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Z87 Extreme4


     51.695 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe ASRock Z87 Extreme4

Conclusões

A ASRock Z87 Extreme4 é uma placa-mãe direcionada ao usuário antenado que estiver montando um computador intermediário usando os novos processadores “Haswell” (processadores Core i3, Core i5 e Core i7 de quarta geração) e que deseja recursos acima da média.

Esta placa-mãe apresenta recursos bem fortes que não estão presentes em produtos concorrentes. Eles incluem o melhor codec de áudio disponível no mercado atualmente, que está fisicamente separado do restante da placa-mãe, de modo a garantir que a relação sinal/ruído teórica seja atingida; o fato de que o terceiro slot PCI Express x16 é controlado pelo processador e, portanto, segue a especificação 3.0, podendo ser usado para montar configurações CrossFireX; um circuito regulador de tensão de 12 fases; e um entrada HDMI (esta é a primeira placa-mãe em que vimos este recurso).

Outros destaques incluem a presença de nove portas USB 3.0, oito portas SATA-600, um porta eSATA-600 (compartilhada com das portas SATA-600), dois chips de BIOS e um amplificador de dois canais para fones de ouvido analógicos.

O único ponto negativo que vemos nesta placa-mãe é a configuração das portas USB 3.0 internas. O chipset Z87 suporta seis portas USB 3.0, mas o fabricante queria que esta placa-mãe tivesse nove portas USB 3.0. Enquanto que as quatro portas USB 3.0 localizadas no painel traseiro da placa-mãe e a porta USB 3.0 localizada próximo aos soquetes de memória estão conectadas diretamente ao chipset, as outras quatro (disponíveis através de dois conectores internos) estão conectadas a uma única porta USB 3.0 do chipset através de um chip concentrador (hub). Se você usar duas ou mais dessas portas ao mesmo tempo, o desempenho cairá. 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

citação da página 3:

"o controlador de memória integrado nos processadores soquete LGA 1150 suporta memórias DDR3 até 1.600 MHz. De acordo com a ASRock, a Z87 extreme4 suporta memórias até 2.933 MHz"

Pergunto:

1) Neste caso, por exemplo, se eu instalar um pente de 2.133 MHz ele funcionará limitado a 1.600 MHz?

2) Se a ASRock já sabia que o controlador de memória dos processadores soquete LGA 1150 só suporta memórias até 1.600 MHz, por que habilitou a placa-mãe para suportar memórias até 2.933 MHz? Seria para comportar processadores soquete LGA 1150 com controladores de memória mais amplos que por acaso venham a surgir futuramente?

outra citação da página 3:

"A ASRock Z87 Extreme4 tem quatro soquetes de memória e, como os módulos de memória DDR3 podem ser encontrados em capacidades de até 8 GiB, você pode instalar até 32 GiB nesta placa-mãe caso use quatro módulos de 8 GiB."

Pergunto: Sem levar em conta a citada limitação dos pentes de memória DDR3 atuais, qual a quantidade máxima de memória que esta placa-mãe suporta? E qual a quantidade máxima de memória que o controlador de memória dos processadores soquete LGA 1150 suporta?

Pergunta sobre configuração das portas USB:

Na página 4 foi dito que o chipset Z87 suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0 porém no site da Intel (http://ark.intel.com/pt-br/products/75013) diz que o nº total de portas USB suportada por este chipset é 14. Minha dedução é que do total de 14 portas USB, 6 podem ser configuradas pelo fabricante da placa-mãe como USB 3.0 ou USB 2.0 e as demais 8 portas só podem ser configuradas como USB 2.0; estou correto? Neste caso, a afirmação da página 4 está incorreta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...