Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASRock Z97 Anniversary

       
 18.161 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

A ASRock Z97 Anniversary é uma placa-mãe LGA1150 de baixo custo baseada no chipset Intel Z97, voltada ao processador Pentium Anniversary Edition, mas também sendo uma boa opção para computadores de entrada baseados em outros processadores.

Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASRock Z97 Anniversary é uma placa-mãe soquete LGA1150 de baixo custo baseada no chipset Intel Z97, com suporte aos processadores Core i de quarta (e os futuros de quinta) geração. Ela traz seis portas SATA-600 e seis portas USB 3.0. Esta placa-mãe foi batizada em homenagem ao processador Pentium G3258 Anniversary Edition, e vamos tentar descobrir o que faz com que esta placa-mãe seja direcionada a este processador em particular.

Para celebrar os 20 anos da marca Pentium, a Intel lançou o processador Pentium G3258, também chamado de “Anniversary Edition” (“edição de aniversário”). O que torna este processador especial é que ele tem o multiplicador de clock destravado, como nos modelos Core i5 e Core i7 “K”. Assim, esse processador é voltado ao usuário que, na era de ouro do overclock, gostava de comprar processadores baratos e aumentar o clock, tornando-os mais rápidos do que os modelos topo de linha então disponíveis. O Pentium G3258 tem clock de 3,2 GHz mas a promessa é que ele alcance pelo menos 4,5 GHz em overclock.

Por ser anunciada como “A melhor placa-mãe para o Pentium Anniversary Edition G3258”, você pode pensar que esta placa-mãe tem todos os recursos que os entusiastas de overclock procuram, como circuito regulador de tensão topo de linha, botão para limpar a memória CMOS, mostrador de diagnóstico do POST, pontos para medição de tensões, etc, mas este não é o caso. Esta placa-mãe é, na verdade, bastante básica, como veremos.

O chipset Intel Z97 é um Z87 remarcado por razões mercadológicas. Eles são idênticos e, assim, têm exatamente as mesmas especificações. Algumas placas-mãe baseadas nesse chipset suportam os novos conectores SATA Express e M.2 (sucessor do mSATA), mas essas são características mecânicas oferecidas pelas placas-mãe, não pelo chipset.

Assim como o Z87, o Z97 oferece suporte a seis portas USB 3.0, seis portas SATA-600 e às tecnologias Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite que o computador receba e-mails e atualize páginas mesmo em modo de suspensão) e Rapid Start (inicialização mais rápida).

Você confere a placa-mãe ASRock Z97 Anniversary na Figura 1. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 190 mm.

ASRock Z97 Anniversary
Figura 1: placa-mãe ASRock Z97 Anniversary

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


por mais essa placa seja uma edição especial esse aniversario é muito pobrezinho... seria melhor se tivessem feito uma placa itx ou m-atx mais requintada com o chip h87 alem de conseguir manter o preço ela ficaria mais apresentável e casaria bem com um a cpu baixo custo da homenagem.

 

obs. a ASrock que me perdoe mas quando eu olhei pra foto eu achei que era placa de agul fabricante de placas ultra baixo custo desconhecidos desses que  costumo ver no brasil.

Editado por Hacker_Boy

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×