Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASRock Z97 Extreme4

       
 34.441 Visualizações    Primeiras Impressões  
 6 comentários

A ASRock Z97 Extreme4 é uma placa-mãe intermediária superior soquete LGA1150 baseada no novo chipset Intel Z97 e que traz um codec de áudio topo de linha, oito portas SATA-600 (compatível conexão SATA Express) e oito portas USB 3.0. Confira!

Placa-mãe ASRock Z97 Extreme4
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASRock Z97 Extreme4 é uma placa-mãe intermediária superior soquete LGA1150 baseada no novo chipset Intel Z97 que oferece suporte a processadores Intel Core i de quarta geração, bem como os futuros processadores de quinta geração. Ela traz um codec de áudio topo de linha, oito portas SATA-600 (oferecendo suporte a uma conexão SATA Express) e oito portas USB 3.0. Vamos dar uma boa olhada neste lançamento.

O “novo” chipset Intel Z97 é um Z87 remarcado por razões mercadológicas. Eles são idênticos e, assim, têm exatamente as mesmas especificações. Algumas placas-mãe baseadas nesse chipset suportam os novos conectores SATA Express e M.2 (sucessor do mSATA), mas essas são características mecânicas oferecidas pelas placas-mãe, não pelo chipset.

Assim como o Z87, o Z97 oferece suporte a seis portas USB 3.0, seis portas SATA-600 e às tecnologias Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite que o computador receba e-mails e atualize páginas mesmo em modo de suspensão) e Rapid Start (inicialização mais rápida).

Você confere a placa-mãe ASRock Z97 Extreme4 na Figura 1. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 244 mm.

ASRock Z97 Extreme4
Figura 1: placa-mãe ASRock Z97 Extreme4

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Uma pena o 3º slot PCI Express ficar na borda da placa mãe, exigindo assim um gabinete de 8 baias para usá-lo, ou uma VGA Single Slot que é rara nos dias atuais, pelo menos nas intermediarias pra cima, mas também pra trabalhar a 4x melhor nem utilizá-lo...

Editado por lark2

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AsRock melhorou muito na escolha das peças empregadas em suas mobos topo de linha. Espero que continuem assim, sempre melhorando para ser referência de ponta, junto as já renomadas EVGA, Gigabyte, Asus e MSI.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×