Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87

       
 33.548 Visualizações    Primeiras Impressões  
 3 comentários

A GRYPHON Z87 é uma placa-mãe microATX da ASUS baseada no novo chipset Z87 da Intel, vindo com uma armadura térmica e direcionada a processadores soquete LGA1150 baseados na nova microarquitetura “Haswell”. Vamos conferir.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS GRYPHON Z87 é uma placa-mãe microATX soquete LGA1150 direcionada aos processadores “Haswell” (processadores Core i3, Core i5 e Core i7 de quarta geração). Ela é parte da série TUF (The Ultimate Force) da ASUS e, assim, vem com uma armadura térmica exclusiva da ASUS para melhorar o gerenciamento térmico do computador. Portanto, apesar de esta placa-mãe usar o padrão microATX, ela é direcionada a usuários montando um computador para jogos. Vamos ver o que esta placa-mãe tem a oferecer.

O novo chipset Z87 da Intel oferece duas importantes melhorias em relação ao seu predecessor, o Z77: seis portas USB 3.0 em vez de quatro e seis portas SATA-600 em vez de apenas duas. Outra diferença importante entre os dois chipsets é o local onde as saídas de vídeo da placa-mãe estão conectadas. Enquanto que em ambos os chipsets o vídeo é gerado pelo processador, no Z77 o sinal de vídeo era conectado ao chipset e as saídas de vídeo estavam, portanto, conectadas ao chipset. No chipset Z87, as saídas de vídeo estão conectadas diretamente ao processador. Ambos os chipsets suportam até três monitores de vídeo independentes. O Z87 suporta todos os outros recursos oferecidos pelo Z77, como as tecnologias Smart Response (que permite a instalação uma unidade SSD com um cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite ao computador receber e-mails e atualizar páginas de internet mesmo enquanto ele estiver “dormindo”) e Rapid Start (que permite ao computador inicializar mais rápido).

Você pode ver a placa-mãe ASUS GRYPHON Z87 sem a armadura térmica na Figura 1. Na Figura 2, você pode ver os componentes da armadura térmica e, na Figura 3, a placa-mãe com a armadura térmica instalada. A armadura térmica vem com uma ventoinha, que é instalada no painel traseiro da placa-mãe e sopra o ar quente presente dentro da armadura térmica para fora do computador.

ASUS GRYPHON Z87
Figura 1: Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87

ASUS GRYPHON Z87
Figura 2: Componentes da armadura térmica

ASUS GRYPHON Z87
Figura 3: Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87 com a armadura térmica

ASUS GRYPHON Z87
Figura 4: Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87 com a armadura térmica

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Ótimo teste, uma pena esse terceiro slot não funcionar Cross e SLI, mas talvez funcione com uma placa mais antiga, pra cálculos físicos (precisava confirmar), Ja que estão testando as Asus 1150, poderiam testar a Z87-WS que é uma das poucas que aceitam 04 Vgas pci-express 3.0 a 8x cada ou duas a 16x cada, sem contar o regulador de 12 fases...

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-ASUS-GRYPHON-Z87/2852

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A ASUS GRYPHON Z87 é uma placa-mãe microATX soquete LGA1150 direcionada aos processadores "Haswell" (processadores Core i3, Core i5 e Core i7 de quarta geração). Ela é parte da série TUF (The Ultimate Force) da ASUS e, assim, vem com uma armadura tér..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br

Editado por lark2

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bonita essa TUF, com a sua armadura térmica e as suas cores, que realmente ficam um show no case, dando um aspecto de força, de resistência, algo maciço, o que não deixa de ser uma verdade em se tratando dessa linha em especial, que é das que mais eu me amarro.

Agora é só esperar pelo teste da sua irmã mais parruda, a Sabertooth Z87, com o seu backplate traseiro (TUF Fortifier), que eu achei superinteressante.

:cool: Muito bom. Parabéns pelo teste.

Duas fotos da Asus Sabertooth Z87, já que eu falei um pouco nela. A 1a foto, a própria e na 2a foto o seu backplate traseiro:

AsusSabertoothZ87_zps4fa50390.jpg

AsusSabertoothZ87TUFFortifier_zps9268cd0e.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estava procurando uma "placa para jogos", e no site da asus cheguei até ela, depois de muito comparar. Achei o review da placa super completo, e enquanto lia, até pensei que poderia estar no lugar da página da asus. hahaha :D

Enfim. Minha dúvida é com relação ao último parágrafo do artigo:

Existe, porém uma desvantagem nesta placa-mãe, mas que não deverá afetar a maioria dos usuários. Ela diz respeito ao slot PCI Express 2.0 x16, que opera a x4, e que não pode ser usado com as configurações SLI e CrossFireX, e ainda fica bloqueado se você instalar uma placa de vídeo de dois slots no segundo slot PCI Express 3.0 x16, tornando- o praticamente inútil.

O que isso quer dizer? Me limita de alguma forma? Ou é algo que pode ser contornado? Por exemplo, eu coloco uma placa de vídeo de dois slots na PCIe 3.0 x16. Com isso, eu estaria perdendo algo muito importante? Ou não?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora