Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87


     39.087 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe não apresenta portas SATA adicionais. As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe rotacionadas a 90°, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.

ASUS GRYPHON Z87
Figura 7: As seis portas SATA-600 controladas pelo chipset

O Intel Z87 chipset suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASUS GRYPHON Z87 oferece oito portas USB 2.0, quatro localizadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe, e seis portas USB 3.0, quatro disponíveis no painel traseiro da placa-mãe e duas disponíveis através de um conector.

A ASUS GRYPHON Z87não suporta portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892, que é um codec de áudio decente para o usuário comum, oferecendo uma relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Essas especificações são boas para o usuário comum, mas se você pretende trabalhar profissionalmente com edição de áudio e/ou conversão de áudio analógico para o formato digital, você precisará escolher uma placa-mãe com relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB em suas entradas.

As saídas de áudio analógico são independentes e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Ela também apresenta um conector de dois pinos rotulado “SPDIF_OUT”, onde você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I217-V.

Na Figura 8 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com quatro portas USB 2.0, saída DVI-D, saída SPDIF óptica, saída HDMI, quatro portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet e os conectores de áudio analógico.

ASUS GRYPHON Z87
Figura 8: Painel traseiro da placa-mãe

Na Figura 9 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com a armadura térmica instalada. Note a ventoinha.

ASUS GRYPHON Z87
Figura 9: Painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ótimo teste, uma pena esse terceiro slot não funcionar Cross e SLI, mas talvez funcione com uma placa mais antiga, pra cálculos físicos (precisava confirmar), Ja que estão testando as Asus 1150, poderiam testar a Z87-WS que é uma das poucas que aceitam 04 Vgas pci-express 3.0 a 8x cada ou duas a 16x cada, sem contar o regulador de 12 fases...

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Placa-mãe ASUS GRYPHON Z87

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-ASUS-GRYPHON-Z87/2852

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A ASUS GRYPHON Z87 é uma placa-mãe microATX soquete LGA1150 direcionada aos processadores "Haswell" (processadores Core i3, Core i5 e Core i7 de quarta geração). Ela é parte da série TUF (The Ultimate Force) da ASUS e, assim, vem com uma armadura tér..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bonita essa TUF, com a sua armadura térmica e as suas cores, que realmente ficam um show no case, dando um aspecto de força, de resistência, algo maciço, o que não deixa de ser uma verdade em se tratando dessa linha em especial, que é das que mais eu me amarro.

Agora é só esperar pelo teste da sua irmã mais parruda, a Sabertooth Z87, com o seu backplate traseiro (TUF Fortifier), que eu achei superinteressante.

:cool: Muito bom. Parabéns pelo teste.

Duas fotos da Asus Sabertooth Z87, já que eu falei um pouco nela. A 1a foto, a própria e na 2a foto o seu backplate traseiro:

AsusSabertoothZ87_zps4fa50390.jpg

AsusSabertoothZ87TUFFortifier_zps9268cd0e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estava procurando uma "placa para jogos", e no site da asus cheguei até ela, depois de muito comparar. Achei o review da placa super completo, e enquanto lia, até pensei que poderia estar no lugar da página da asus. hahaha :D

Enfim. Minha dúvida é com relação ao último parágrafo do artigo:

Existe, porém uma desvantagem nesta placa-mãe, mas que não deverá afetar a maioria dos usuários. Ela diz respeito ao slot PCI Express 2.0 x16, que opera a x4, e que não pode ser usado com as configurações SLI e CrossFireX, e ainda fica bloqueado se você instalar uma placa de vídeo de dois slots no segundo slot PCI Express 3.0 x16, tornando- o praticamente inútil.

O que isso quer dizer? Me limita de alguma forma? Ou é algo que pode ser contornado? Por exemplo, eu coloco uma placa de vídeo de dois slots na PCIe 3.0 x16. Com isso, eu estaria perdendo algo muito importante? Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...