Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP

       
 106.393 Visualizações    Primeiras Impressões  
 70 comentários

Nós demos uma olhada na ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP, uma placa-mãe soquete AM2+ topo de linha baseada no novo chipset AMD 790FX vindo com quatro slots PCI Express x16 suportando CrossFireX, um access point wireless, dissipadores de calor passivos para os módulos de memória e muito mais.

Placa-Mãe ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP é hoje a placa-mãe para a plataforma AMD mais topo de linha que o dinheiro pode comprar. Equipada com o novo chipset AMD 790FX esta placa é voltada para a plataforma de jogos “Spider” da AMD, tendo quatro slots PCI Express x16 permitindo que até quatro placas de vídeo funcionem em paralelo através do novo modo de interconexão CrossFireX. Assim como outras placas-mães da ASUS, este produto tem dissipadores de calor passivos, mas o interessante é que esta placa vem com um dissipador de calor passivo para os módulos de memória que pode ser ligado na solução de refrigeração passiva da placa-mãe. Esta placa tem ainda um access point WiFi 802.11g (54 Mbps), permitindo a você compartilhar sua conexão com a Internet sem fio sem o uso de um roteador de banda larga wireless, porta eSATA, saídas SPDIF coaxial e óptica e muito mais. Confira.

ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP
Figura 1: Placa-mãe ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP.

Esta é uma placa-mãe soquete AM2+. Existem duas principais diferenças entre o soquete AM2 e o soquete AM2+: o suporte ao barramento HyperTransport 3.0 e à tecnologia de Gerenciamento Elétrico Dinâmico Duplo (DDPM, Dual Dynamic Power Management), presente nos processadores AMD baseados no núcleo K10 (processadores Phenom, por exemplo). Você pode instalar processadores Phenom em placas-mães soquete AM2, mas você não usufruirá dessas duas tecnologias e o processador se comunicará com o chipset a no máximo 2.000 MB/s (HyperTransport 2.0), em vez de até 10.400 MB/s (HyperTransport 3.0) – importante notar que os processadores Phenom presentes no mercado hoje trabalham na menor taxa de transferência oferecia pelo barramento HyperTransport 3.0, 7.200 MB/s. Para mais informações sobre essas tecnologias nós recomendamos que você leia nossos artigos sobre esses assuntos, Por Dentro da Arquitetura K10 da AMD e Barramento HyperTransport Usado Pelos Processadores da AMD.

O AMD790FX é o mais novo chipset topo de linha da AMD/ATI. Ele usa o chip ponte sul ATI SB600, que é o mesmo chip usado pelo chipset ATI Radeon Xpress 3200. O AMD 790FX traz três novos recursos importantes. O primeiro é obviamente o suporte ao barramento HyperTransport 3.0, que permite que a comunicação entre o chipset e o processador seja feita uma velocidade maior – desde que um processador com tecnologia HT3 seja instalado no micro, obviamente; de outra forma, ou seja, se você instalar um Athlon 64 soquete AM2 a taxa de transferência máxima será de 2.000 MB/s. A taxa máxima do HyperTransport 3.0 é de 10.400 MB/s (esta taxa de transferência também é referenciada como 5.200 MT/s), mas o barramento HyperTransport dos processadores Phenom lançados até o momento trabalha a 7.200 MB/s (3.600 MT/s). É importante lembrar que como os processadores AMD têm o controlador de memória integrado no próprio processador e não no chipset esta taxa de transferência está disponível apenas para comunicação com periféricos, em particular a placa de vídeo.

O segundo recurso importante deste novo chipset é o seu suporte para o novo barramento PCI Express 2.0, que dobra a largura de banda disponível para a placa de vídeo de 2,5 GB/s para 5 GB/s, desde que a placa também seja PCI Express 2.0 (até o momento as únicas placas de vídeo PCI Express 2.0 disponíveis no mercado são a GeForce 8800 GT, a Radeon HD 3850 e a Radeon HD3870). Este chipset oferece 32 pistas PCI Express para placas de vídeo, que podem ser organizadas em dois slots PCI Express 2.0 x16 trabalhando verdadeiramente a x16 ou quatro slots PCI Express 2.0 x16 trabalhando a x8. Falaremos mais sobre isso adiante.

O terceiro recurso importante é o suporte ao CrossFireX, que permite que até quatro placas de vídeo baseadas nesta conexão trabalhem em paralelo.

Esta placa-mãe tem quatro slots PCI Express 2.0 x16, que são fisicamente idênticos aos slots PCI Express 1.0 x16, portanto você pode instalar placas PCI Express 1.0 nesta placa-mãe sem problema. Se uma ou duas placas forem instaladas, os slots funcionarão a x16. Se uma terceira placa for instalada, o primeiro slot continuará funcionando a x16, mas os outros dois slots funcionarão a x8. Se você instalar quatro placas de vídeo todos os slots funcionarão a x8.

ASUS M3A32-MVP DeLuxe/WiFi-AP
Figura 2: Quatro slots PCI Express 2.0 x16.

Como você pode ver na Figura 2 esta placa-mãe tem dois slots PCI padrão, mas ela não tem nenhum slot PCI Express x1.

Lembre-se que se você usar um processador AMD que não suporte o HT3 você limitará o desempenho de vídeo do seu micro. Vamos fazer algumas contas para explicar melhor.

A largura de banda máxima entre o chipset AMD 790FX e as placas de vídeo é de 10 GB/s (5 GB/s, que é taxa de transferência x16, vezes dois), isso se placas de vídeo PCI Express 2.0 forem usadas. Se placas PCI Express 1.0 forem usadas, a largura máxima disponível é de 5 GB/s (2,5 GB/s, que é a taxa de transferência x16, vezes dois).

Em teoria o barramento HyperTransport 3.0 oferece uma taxa máxima de 10 GB/s, o que casaria perfeitamente com a largura de banda requerida caso você use duas ou mais placas PCI Express 2.0. No entanto, os processadores Phenom disponíveis hoje comunicam-se com o chipset a no máximo 7 GB/s, gerando um gargalo. Este gargalo não é gerado caso placas de vídeo PCI Express 1.0 sejam usadas, já que neste caso a largura de banda máxima requerida será de 5 GB/s.

Mas se você usar um processador Athlon 64, por exemplo, você limitará ainda mais o desempenho de vídeo. Como este processador se comunica com o chipset a no máximo 2 GB/s você não conseguirá obter o desempenho máximo que as placas de vídeo conseguem oferecer. Na verdade, mesmo em placas-mães soquete AM2 comuns isso acontece, já que a taxa de transferência máxima de entrada/saída do processador é de 2 GB/s e a taxa de transferência máxima do vídeo é de 2,5 GB/s, se uma placa de vídeo for usada, ou 5 GB/s, se duas placas de vídeo forem instaladas.

Portanto o HyperTransport 3.0 “destrava” o desempenho máximo do vídeo do seu micro, muito embora para um sistema perfeito a gente precise ainda esperar o lançamento de processadores Phenom usando barramento HyperTransport a 10 GB/s.

No entanto os números mostrados acima são teóricos e talvez nenhum impacto no desempenho poderá ser visto, já que as placas de vídeo transferem dados a uma taxa muito menor do que suas taxas de transferências máximas teóricas.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Foi um ótimo artigo, mostrando bem as CARACTERISTICAS da MB, porém, seria interessante, se possível é claro, que vocês adicionassem futuramente um teste da placa, mesmo que com um processador AM2 (e não AM2+) só para que possamos saber se o chipset faz realmente alguma diferença(claro que faz, mas deve-se saber, quanta)...

Fora isso, o teste está ótimo...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo excelente review!!!!! Demais essa placa!

Sou a favor de vocês fazerem um teste com ela.

O único problema da placa é o $$$$....Sonha!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a AMD/ATI está realmente disposta mesmo a tomar o lugar da nvidia como maior vendedor de chipsets para a plataforma AMD.

Essa linha de chpsets tem tudo para emplacar, mas sendo bem realista só vamos saber disso mesmo quando forem lançados os processadores para soquete AM2+.

E ainda digo mais, se a AMD for inteligente pode desbancar com o Crossfire o SLI da nvidia, basta fazer o que a nvidia se recusa a fazer com o SLI, que é licenciar o Crossfire para a VIA e a SIS e manter o licenciamento com a Intel.

inté+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
pra mim essa placa tem UM defeito CLARO: não dá pra usar quad-xfire com vgas dual slot.

leia-se, 4xhd3870 fora nessa aí... :(

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acrescentando uma informação importante sobre o Wi-Fi da placa, só está funcionando com a última atualização da bios, já fiz duas atualizações, bem simples de fazer com o utilitário da ASUS que roda no windows...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera comprei essa mobo e tô com uma duvida: Ela tem aqueles dissipadores para RAM (ASUS Cool Mempipe). Ai comprei essas OCZ. dai quero saber se posso ultilizar os dissipadores nessas RAM sendo que as mesmas já possuem dissipadores?:rolleyes:

post-80054-13884949095848_thumb.jpg

post-80054-13884949096246_thumb.jpg

post-80054-13884949095848_thumb.jpg

post-80054-13884949096246_thumb.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb comprei recentemente essa mobo, ela é show, mas tem um problema que está me incomodando e muito, todas as portas USB funcionam perfeitamente até que um pendrive seja utilizado, dai desanda tudo. Eu já testei com 3 pen drives de 8GB da kingston, 2 de 4GB tb da kingston e um antigo de 512MB da LG e todos apresentaram o mesmo problema e tb testei usando windows xp sp2 / sp3, vista 32 e 64 bits com e sem sp1. O problema começa quando vou gravar algo nele, ele começa a gravar e para, a barra de status de envio não avança mais, depois de um tempo dá um erro e aparece uma mensagem dizendo que o arquivo de origem não pode ser localizado. Antes eu tinha uma mobo M2N-E, AM2 4200+ e 2GB DDR2 800, tudo funcionava perfeitamente, troquei somente a mobo e o processador.

Já procurei e muito uma solução para esse problema, inclusive troquei a mobo por outra. Se alguém souber de uma solução para esse problema eu agradeceria e muito XD

MoBo: M3A32 MVP DELUXE WIFI-AP - Phenom X4 Quad Core 9750 2.4Ghz@2.64GHz - Memo: 2x 1GB DDR2 800MHz Kingston KHX6400D2/1G - Asus 8800GTS 640MB - HD's: Maxtor 500GB e Seagate 250GB - PSU: Cooler Master 650W - Monitor LG 22" 22LS4R - DVD-RW LG H-55N

Editado por leandrokf

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de comprar esta mesma placa mãe. Vou ligar no Phenom 9850BE que está aqui em casa. Deve chegar na segunda-feira (01/12). Assim que chegar, vou fazer este teste com um pendrive, a fim de saber se todas sofrem com isso ou não. Muito estranho!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza ... é muito estranho mesmo, 2 placas com o mesmo problema... Agora curte a resposta pardrão do suporte da asus, isso porque expliquei o problema e o que já havia feito:

"Prezado Leandro,

1- Por favor, faça o download do BIOS atualizado no link abaixo:

http://support.asus.com/download/download.aspx

2- Copie e descompacte para a raiz de um pendrive

3- Reinicie com o pendrive conectado e pressione ALT+ F2

4- O aplicativo EZ-Flash irá atualizar o seu BIOS.

5- Sua placa-mãe será reiniciada

Por favor, reinstale os drivers na seguinte ordem:

chipset

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/utils/ATISB600_RAIDAHCI.zip

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/utils/AMD_790FX_SB600_Chipset.zip

utilities

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/utils/AMDXpert.zip

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/utils/ASUS_CoolnQuiet_V21706.zip

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/utils/AISuite_V10318.zip

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/misc/utils/AOD_2014.zip

http://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/mb/flash/AsusUpdt_V71304.zip

Após atualizar a bios e instalar os drivers vá na bios e efetue um LOAD, para carregar as configurações padrões da bios.

Atenciosamente,

Suporte ASUS Brasil."

Editado por Evandro
corrigindo fonte que dificulta leitura

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Galera comprei essa mobo e tô com uma duvida: Ela tem aqueles dissipadores para RAM (ASUS Cool Mempipe). Ai comprei essas OCZ. dai quero saber se posso ultilizar os dissipadores nessas RAM sendo que as mesmas já possuem dissipadores?:rolleyes:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tenho uma placa parecida (M3N-HT Deluxe Mempipe + Phenon 9750 + 2GB G-Skill 1066) e tive sérios problemas de travamento e reinicio e acredito ter sido causado pela retirada do sistema de resfriamento da memoria. Resolvi então retirar o dissipador da memória e manter o dispositivo de resfriamento da placa.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o único problema que estou tendo com esta placa é enviar algum arquivo para um pendrive qqr em qqr porta usb, agora para ler ou copiar um arquivo do pendrive para o HD não existe nenhum problema, funciona normal, já tentei de tudo aqui, XP SP2 e SP3, Vista 32 e 64 bit com e sem SP1 e ontem testei um programa chamado TeraCopy que gerencia mover ou copiar arquivos ... ou seja, qqr coisa q faço, o processo de envio de arquivo para o pendrive sempre trava, o q me obriga a formatá-lo sempre q este erro ocorre =/

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com um "probleminha" na RAM, quando rodo o Memtest acusa que tem erro com a RAM, mas quando uso a Ferramenta de diagnóstico de memória do Vista não aparece nada; estou usando 2 pentes OCZ 4GB Gold Vista Edition de 2GB cada, será que tem haver com o fato de acima de 4GB é necessário atualizar a BIOS segundo a própria ASUS? ou será outra coisa, como uma configuração da BIOS???

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:unsure:Pessoal tem uma coisa acontecendo aqui; minha configuração tá travando... do nada para não é sempre mas tá acontecendo de vez em quando, e isso sem usar programas pessados é do nada mesmo... tem algum programa que eu possa fazer um varedura pra saber o que é? Estou com um Phenom 9950 nessa placa.

post-80054-13884949357176_thumb.jpg

post-80054-13884949357176_thumb.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wagx, vai no site da asus (link). Lá tem um update de Bios que corrige este problema ao utilizar mais de 4GB de RAM. Na verdade saiu mais uma, a 1406, mas as correções são cumulativas, atualiza ae e avisa se funcionou. Abraço

BIOS1406

M3A32-MVP Deluxe BIOS 1406

Fix HDD device Boot priority will reset when change HDD device.

Fix AM2 processor may hang at the first reset if clear CMOS and load BIOS default.

Fix system performance may become low if C1E is enabled in BIOS.

Fix system can't boot from usb device.

Support new CPUs. Please refer to our website at: http://support.asus.com/cpusupport/cpusupport.aspx

BIOS V1301

M3A32-MVP DELUXE/WIFI-AP 1301 BIOS

Fix system resume fail from s3 in 64-bit OS when use more than 4G memory.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa placa e posso dizer que sou um dos primeiros a comprar no Brasil pois li o teste do Gabriel e logo comprei nos

EUA, ta funcionando redondinha sem problemas de pendrive mencionado acima, mas a bios ta atualizada, ou melhor estava 1301, agora tem a 1406 que estou atualizando neste momento, eita placa com atualização de bios, já perdi as contas de quantas vezes fiz isso....aff

Tenho só uma dúvida que eu não encontrei no manual, sobre colocar um phenom 9950 black que consome 140Watts, funciona ? ela aguenta ? onde posso encontrar tal informação sem ter que escrever pra Asus ? alguém sabe isso ? e o cooler ? o meu não vai dar nem pro cheiro ? to pensando em colocar um sistema de watercooler....

Já respondendo sobre o phenom, acabei de ver que com a nova bios ela aceita, mas tem o mesmo 9950 black com 125 watts, mais moderno e mais econômico, vou esperar mais um pouco, legal essa nova bios parece que agora vai dar pra dar boot pelo pendrive, hehe....

Abraço ai pessoal e parabéns pela aquisição deste ótimo produto...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Tenho essa placa e posso dizer que sou um dos primeiros a comprar no Brasil pois li o teste do Gabriel e logo comprei nos

EUA, ta funcionando redondinha sem problemas de pendrive mencionado acima, mas a bios ta atualizada, ou melhor estava 1301, agora tem a 1406 que estou atualizando neste momento, eita placa com atualização de bios, já perdi as contas de quantas vezes fiz isso....aff

Tenho só uma dúvida que eu não encontrei no manual, sobre colocar um phenom 9950 black que consome 140Watts, funciona ? ela aguenta ? onde posso encontrar tal informação sem ter que escrever pra Asus ? alguém sabe isso ? e o cooler ? o meu não vai dar nem pro cheiro ? to pensando em colocar um sistema de watercooler....

Já respondendo sobre o phenom, acabei de ver que com a nova bios ela aceita, mas tem o mesmo 9950 black com 125 watts, mais moderno e mais econômico, vou esperar mais um pouco, legal essa nova bios parece que agora vai dar pra dar boot pelo pendrive, hehe....

Abraço ai pessoal e parabéns pela aquisição deste ótimo produto...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×