Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS MAXIMUS VII FORMULA/WATCH DOGS


     37.121 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-mãe ASUS MAXIMUS VII FORMULA/WATCH DOGS

Periféricos on-board

O chipset Intel Z97 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600 e oferece suporte a RAID (0, 1, 10 e 5). A ASUS MAXIMUS VII FORMULA vem com esta seis portas, mais duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061 (sem suporte a RAID) e uma porta SATA Express, controlada por um chip ASMedia ASM106SE.

Um dos conectores SATA Express (aquele controlado pelo chipset) pode ser utilizado como duas portas SATA-600 individuais, mas o conector SATA Express controlado pelo chip ASM106SE não oferece essa possibilidade.

As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie. Infelizmente, a ASUS usou a mesma cor para as portas controladas pelo chipset e para as portas controladas por chips auxiliares.

ASUS MAXIMUS VII FORMULA
Figura 5: os dois conectores SATA Express, as quatro portas SATA-600 controladas pelo chipset e as duas portas SATA-600 controladas pelo chip ASM1061

O chipset Intel Z97 oferece suporte a 12 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASUS MAXIMUS VII FORMULA oferece seis portas USB 2.0, duas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Há também oito portas USB 3.0 (seis no painel traseiro e duas disponíveis em um conector), seis controladas pelo chipset e duas controladas por um chip ASMedia ASM1042.

A placa-mãe analisada não oferece suporte a portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe oferece suporte a áudio no formato 7.1, ou seja, oito canais. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Cirrus Logic CS4398, que é um codec de áudio de nível profissional, oferecendo uma relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas, 107 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e as saídas, com resolução de 24 bits. Estas especificações são excelentes até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico, sem introduzir ruído no trabalho. O codec é blindado para reduzir interferência eletromagnética.

A placa-mãe ainda vem com um amplificador de áudio de alta fidelidade e capacitores topo de linha específicos para áudio. As saídas de áudio analógico são independentes mesmo se você instalar um conjunto de caixas 7.1.

ASUS MAXIMUS VII FORMULA
Figura 6: seção de áudio da placa-mãe

A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet, controlada por um chip Intel i218V.

A ASUS MAXIMUS VII FORMULA ainda vem com um módulo chamado mPCIe Combo III, que tem de um lado um slot M.2 e, do outro lado, um slot mini PCI Express, que vem com uma placa de rede sem fio AzureWave AW-CE123H, compatível com IEEE 802.11ac e Bluetooth 4.0.

ASUS MAXIMUS VII FORMULA
Figura 7: módulo mPCIe Combo III e antena

Na Figura 8, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com botões Clear CMOS e ROG Connect, conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0, saída SPDIF óptica, saída HDMI, saída DisplayPort, seis portas USB 3.0, porta Gigabit Ethernet e conectores de áudio analógico.

ASUS MAXIMUS VII FORMULA
Figura 8: painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Excelente análise, Rafael.

 

Interessante ver a diferença de preço entre esta placa-mãe e a Z97-DELUXE...

 

Só uma coisinha que percebi aqui: na página 6, no primeiro parágrafo, está escrito "dases" ao invés de "fases". :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Excelente análise, Rafael.

 

Interessante ver a diferença de preço entre esta placa-mãe e a Z97-DELUXE...

 

Só uma coisinha que percebi aqui: na página 6, no primeiro parágrafo, está escrito "dases" ao invés de "fases". :)

 

Corrigido, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...