Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP

       
 118.064 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

Nós demos uma olhada na ASUS P5K-E/WiFi-AP, uma placa-mãe soquete 775 baseada no chipset Intel P35 e que vem com um access point 802.11g, dissipadores passivos, capacitores sólidos de alumínio e muito mais.

Placa-Mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS P5K-E/WiFi-AP é uma placa-mãe soquete LGA775 intermediária da ASUS cheia de recursos extras. Ela é equipada com o chipset Intel P35 e vem com um access point 802.11g (54 Mbps) permitindo a você compartilhar sua conexão com a Internet sem fio sem a necessidade de usar um roteador de banda larga sem fio. Esta placa-mãe também tem dissipadores de calor passivos, capacitores sólidos de alumínio, portas eSATA, dois slots PCI Express x16, saídas SPDIF coaxial e óptica e muito mais. Neste artigo falaremos sobre as principais características desta placa-mãe. Confira.

\"ASUS
Figura 1: Placa-mãe ASUS P5K-E/WiFi-AP.

O P35 é o mais novo chipset intermediário da Intel. Existem três diferenças básicas entre o P35 e outros chipsets intermediários da Intel, como o P965: suporte para o barramento externo de 1.333 MHz (o P965 suporta apenas barramento externo de até 1.066 MHz), suporte para as memórias DDR3 (caso sua placa-mãe tenha soquetes DDR3, o que não é o caso da P5K-E) e o uso de uma nova série de chips ponte sul, ICH9 (o P965 usa a série ICH8). A diferença entre o chip ICH9 padrão e o ICH8 também padrão é apenas o número de portas USB 2.0: o ICH9 suporta 12 portas USB, enquanto o ICH8 suporta 10 portas. A principal diferença está no modelo “R” (que significa “RAID”), que é a versão usada por esta placa-mãe: o ICH9R suporta seis portas SATA-300, enquanto que o ICH8R suporta apenas quatro.

A principal diferença entre o P35 e o mais novo chipset topo de linha da Intel, o X38, é o suporte para o novo barramento PCI Express 2.0, presente neste último, que dobra a taxa de transferência máxima teórica de uma placa de vídeo instalada nesse slot, desde que a placa também seja PCI Express 2.0 (até o momento a única placa de vídeo PCI Express 2.0 disponível no mercado é a GeForce 8800 GT). Outras duas diferenças entre esses dois chipsets é o suporte extra-oficial para o barramento externo de 1.600 MHz no X38 e o suporte para memórias DDR3 até 1.333 MHz no X38 (o P35 suporta memórias DDR3 até 1.066 MHz). Ambos os chipsets utilizam a mesma série de chips ponte sul: ICH9.

Nós estamos falando de memórias DDR3 mas tenha em mente que a decisão de incluir suporte para memórias DDR3 fica a critério do fabricante da placa-mãe. Como os soquetes de memórias DDR2 e DDR3 são diferentes, o fabricante é quem escolhe que tecnologia será usada em um determinado modelo. Como mencionamos, a P5K-E suporta apenas memórias DDR2, até 8 GB e até DDR2-1066 – apesar de o chipset P35 suportar oficialmente memórias até DDR2-800, ele extra-oficialmente aceita até DDR2-1066.

Nesta placa-mãe os soquetes DDR2 1 e 3 são amarelos e o soquetes 2 e 4 são pretos. Para habilitar o modo de dois canais, que dobra a taxa de transferência máxima teoria da memória, você precisa instalar dois módulos em soquetes de mesma cor (ou quatro módulos, que usarão todos os soquetes disponíveis). A propósito, o P35 suporta a tecnologia de Acesso Rápido à Memória (ou Fast Memory Access Technology), que permite o funcionamento do modo de dois canais mesmo que os módulos tenham capacidades diferentes. Portanto se você instalar um módulo de 1 GB junto com outro de 512 MB eles funcionarão no modo de dois canais. Em chipsets sem este recurso o modo de dois canais é automaticamente desabilitado caso você tenha dois módulos com capacidades diferentes. Isto ajuda em futuros upgrades.

Esta placa-mãe tem dois slots PCI Express x16, um (azul) trabalhando verdadeiramente a 16x e o segundo (preto) que trabalha a 4x. Esta placa-mãe suporta CrossFire, mas como o segundo slot tem uma largura de banda limitada esta não é a melhor plataforma para rodar tal configuração. Nós enxergamos o segundo slot mais como uma maneira de expandir o número máximo de monitores que você pode ter instalado no micro (dois por placa de vídeo). Esta placa tem ainda dois slots PCI Express x1 e três slots PCI padrão.

A P5K-E WiFi/AP tem seis portas SATA-300 controladas pelo chip ponte sul ICH9R, suportando RAID 0, 1, 5 e 10, mais duas portas eSATA-300, controladas por um chip JMicron JMB363, que também controla a única porta ATA-133 presente neste produto.

O áudio desta placa-mãe é 7.1, produzido pelo chip ponte sul em conjunto com um codec Analog Devices AD1988B, que oferece uma relação sinal/ruído de 92 dB para suas entradas e uma relação sinal/ruído de 101 dB para suas saídas, e uma taxa máxima de amostragem de 192 kHz tanto para suas entradas quanto saídas.

Esta placa tem uma saída SPDIF coaxial e óptica soldadas diretamente na placa-mãe, o que é excelente, já que você pode facilmente conectar a placa-mãe ao seu receiver de home theater.

Embora o chip ponte sul ICH9R suporte 12 portas USB 2.0, esta placa-mãe tem apenas 10 portas disponíveis, já que duas delas são usadas pelo access point WiFi on-board. Esta placa-mãe tem seis portas USB 2.0 soldadas no painel traseiro e outras quatro portas estão disponíveis através de conectores internos disponíveis na placa, e esta placa-mãe não vem com nenhum adaptador externo para o uso dessas portas.

A P5K-E WiFi/AP tem ainda duas portas FireWire controladas por um chip Agere L-FW3227. Uma das portas está localizada no painel traseiro da placa-mãe e a outra está disponível através de um conector interno e infelizmente esta placa-mãe não vem com nenhum adaptador para você usar esta porta (mas pode ser usada por uma porta FireWire disponível no painel frontal do gabinete, se seu gabinete tiver uma, é claro).

Na Figura 2 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, seis portas USB 2.0, saídas de áudio digital (SPDIF) coaxial e óptica, uma porta Gigabit Ethernet, uma porta FireWire, duas portas eSATA, conjunto completo de conectores de áudio 7.1 e dois conectores antena para o Access point WiFi on-board (mais sobre esse assunto na próxima página).

\"ASUS
Figura 2: Painel traseiro da placa-mãe.

Como você pode ver, esta placa-mãe não tem um conector para mouse PS/2, portanto você tem que usar um mouse USB com esta placa-mãe. Esta placa-mãe também não tem portas serial e paralela, embora uma porta serial esteja disponível através de um adaptador externo que não vem com o produto.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×