Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-Mãe ASUS P5LD2-X/1333

        233.603 Visualizações     66 comentários     Primeiras Impressões   

Demos uma olhada na P5LD2-X/1333, placa-mãe da ASUS para processadores Intel, baseada no chipset Intel 945GC mas sem vídeo on-board.

Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

Demos uma olhada na ASUS P5LD2-X/1333, placa-mãe para processadores Intel soquete LGA775, baseada no chipset Intel 945GC mas sem vídeo on-board. Confira.

Já na caixa da P5LD2-X/1333, como podemos ver na Figura 1, o fabricante alardeia sua compatibilidade com processadores fabricados com tecnologia de 45 nm e com o barramento externo (FSB) de 1333 MHz. Características essas que, em uma placa de baixo custo (todas as placas da ASUS com o "-X" no nome são placas de uma linha mais barata), com acesso à memória em dois canais e sem vídeo on-board, nos deixaram imaginando se tínhamos em mãos uma placa-mãe com excelente relação custo/benefício.

P5GLS2-X/1333
Figura 1: Caixa da P5LD2-X/1333.

Examinando a placa em si, notamos que ela é menor (mais estreita) do que a maioria das placas padrão ATX. Isso é bom, principalmente se vamos montá-la em um gabinete não muito espaçoso. Infelizmente, o preço a pagar por uma placa menor normalmente é a presença de apenas dois soquetes de memória. No entanto isso não chega a ser um grande problema para a maioria das pessoas, pois é raro vermos computadores com quatro módulos de memória instalados.

P5GLS2-X/1333
Figura 2: A P5LD2-X/1333.

Também vemos que a P5LD2-X/1333 usa dissipadores passivos (sem ventoinha) tanto no chip ponte sul quanto no chip ponte norte do chipset. Isso também é uma coisa boa se levarmos em consideração o nível de ruído, mas em alguns casos pode provocar instabilidade por aquecimento do chipset, especialmente em overclock.

P5GLS2-X/1333
Figura 3: Visão geral.

Segundo o fabricante da placa-mãe, o chipset usado por ela é o Intel 945GC em conjunto com a ponte sul ICH7. No manual e na caixa da placa as especificações são que ela aceita barramento (FSB) de 533 MHz, 800 MHz, 1066 MHz e 1333 MHz, este último com o chipset trabalhando em overclock. Até aí tudo bem, em muitos casos um fabricante de chipsets informa um certo limite para seus chipsets, mas o fabricante da placa-mãe descobre que ele aceita especificações maiores e garante isso ao seu cliente, isso é muito comum.

A questão é que, segundo a Intel, o i945GC aceita um barramento externo de apenas até 800 MHz. Ou seja, mesmo em 1.066 MHz o chipset já está em overclock. Se funcionar perfeitamente, tudo bem. Mas não foi o que aconteceu – mais adiante falaremos sobre isso mais a fundo.

Mas as divergências entre a Intel e a ASUS nas especificações dessa placa-mãe não terminam por aí: segundo a Intel, o chipset 945GC têm vídeo integrado, mas a P5LD2-x/1333 não possui. Tudo bem, eles podem ter simplesmente desabilitado este recurso. Mas ainda há o problema da memória: a ASUS afirma que essa placa-mãe suporta memórias DDR2 de 667 MHz em dois canais, já na página da Intel consta compatibilidade desse chipset apenas com memórias DDR2 de 400 MHz e de 533 MHz (em dois canais).

P5GLS2-X/1333
Figura 4: Outro ângulo.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Deve tá bem claro no manual desta placa que ela suporta FSB de 1066 ou 1333 desde que o processador também tenha esse FSB. Não adianta querer forçar a barra com processador de FSB 800. E no site da Asus diz que o chipset 945GC (Rev.2.0) é que suporta trabalhar com processadores de barramento externo de 1066 ou 1333, sendo essa já uma condição de overclock e não de funcionamento normal. Embora ela tenha alguns ajustes para overclock ta na cara que essa placa é uma opção barata para uso normal de quem quer montar um pc com core 2 duo de FSB 800 com suporte a dual chanel DDR2 e só.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho esse equipamento. Que tal experimentar um "processador de verdade"?

Tenho Curiosidades a respeito. :confused:

Tenho um Pentium D 915 @ 2.8 Ghz e com over, vai até 3.4 Ghz em single channel 667 Mhz. :lol:

seria interessante experimentar um processador "porrada" para verificar a veracidade da placa não é? :lol:

Sem mais Comentários. :cool:

Antonio Fabio

Tecnico em Informática.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nos testes o pessoal do Clube do Hardware se precipitou em não recomendar essa placa mãe, pois pra mim essa placa mãe superou as espectativas, tendo em vista ao preço em que paguei nessa placa ou seja apenas 130 reais.

A falha do pessoal do Clube do Hardware é não ter testado num processador intel core 2 duo, pois em overclock essa placa mãe atingiu os 1333 FSB traquilamente apenas colocando a frequencia da memória em 667 MHZ, em dual chanel na bios.

Pena que sem problemas de travamento esse é o máximo que essa placa pode atingir, já que se colocasse em 800 MHZ ela atingiria o absurdo de 1600 FSB, e ela infelizmente é fraquinha demais para isso..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto às falhas, a questão do cpu fan não reportar nada pode ter sido algum defeito de fabricação daquela placa em especifico. Trabalho numa assistencia tecnica onde montamos mais de dez computadores por semana, e mais da metade delas usa essa placa.

Nunca tivemos quaisquer dos problemas apontados por vocês. Nem em relação ao cpu fan monitor nem a questao do clock que, alias, vai a 1333 sem problemas. Já instalei varias placas usando CPUs C2D E6750 e que funcionaram perfeitamente, conferidas inclusive com CPUZ.

Vai ai então minha manifestacao de decepcao com a materia produzida.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse artigo: AMADOR!

Enquanto em sites sérios de hardware, vemos testes detalhados de componentes, aqui no Clube do Hardware o que vemos são testes superficiais e amadores. E depois o Gabriel Torres vem chorando dizer que a empresa X e Y não querem mais fornecer materiais para review. Claro!! O cara faz um teste simplório, com um processador apenas e já vai metendo o pau na placa.

Gabriel Torres, voce é um cara formador de opinião, seu site é acessado por milhares de pessoas todos os dias. voce deve ter mais responsabilidade ao falar sobre componentes. Seu teste não foi completo, voce não testou a placa com procesadores 1333 e tirou conclusões empiricas sobre a placa.

voce que é um cara que sempre fala sobre impostos, politicas e "malandragens" do Brasil, deveria dar o exemplo e tratar com seriedade seus reviews.

Eu possuo essa placa, tenho um C2D 6550 (1333) e memórias 667. Meu PC fuciona direitinho e inclusive já virou a noite rodando o PRIME95 sem dar nenhum erro.

Fica aqui meu recado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonelli, se você prestar atenção, verá que o artigo em questão não é um "teste", e sim um "primeiras impressões". Quando recebemos uma placa do fabricante, aí sim publicamos um "teste" dela, que é um artigo completo, com medições de desempenho, etc.

Artigos tipo "primeiras impressões" são simplesmente uma maneira dos leitores conhecerem alguns produtos disponíveis no mercado, suas características e uma primeira ideia do que esperar do produto. Em alguns artigos desse tipo nem chegamos a ligar a placa. Às vezes apenas tiramos fotos do produto no balcão da loja mesmo, nem chegamos a levá-lo para nosso laboratório. Achamos que é mais interessante para nosso leitor ter alguma informação, mesmo que superficial, sobre um determinado produto, do que não ter informação nenhuma.

Se a sua placa funciona com fsb de 1333MHz, parabéns, você é uma pessoa de sorte. A nossa não funcionou. E se não funcionou com um processador, não vai funcionar com outros, até porque esse processador em questão já foi testado em outras placas e funcionou com fsb de até 1500MHz sem problemas. A menos que a placa tenha algum tipo de trava que impeça de aumentar o fsb acima do padrão do processador, mas se fosse isso, não teria sentido de ter opções de overclock, não?

Claro que pode ser só esse nosso exemplar que estava com defeito. Mas nesse caso, a sugestão para a ASUS é que ela melhore seu controle de qualidade. Se você quer ver um "teste" dessa placa, peça para a ASUS nos mandar um exemplar, aí com certeza a P5LD2-X/1333 vai ser exaustivamente testada, comparada com outras, etc.

Aliás, preste atenção também no autor do artigo, que não foi o Gabriel Torres e sim eu, Rafael Coelho.

Abraço e de qualquer forma obrigado pela crítica.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

Achei ótimo que voce ter respondido. Acho que o caminho é esse mesmo. De fato falhei ao não notar seu nome e ao não perceber que se tratava de um "primeiras impressões". Peço minhas desculpas..

Mas, exatamente por se tratar de um "primeiras impressões" vamos analisar a questão pelo seguinte ponto: como voce mesmo disse, é legal que um usuário tenha alguma noção sobre um produto ao invés de não ter informação nenhuma. voce está certissimo! Porém, esse mesmo usuário, que se interessa em ler um artigo de primeiras impressões, tem grande chance de ser um usuário comum, que irá comprar a placa e instalar um processador compatível com 1333 na placa. Claro, se ele compra uma placa que "alardeia" que suporta 1333, nada mais natural que ele compre um processador 1333. E aí, seu artigo não responde a pergunta principal que é exatamente o funcionamento ou não desse tipo de processador. Como voce mesmo disse, pode ser que a placa tenha alguma trava, ou pode ser que ao aumentar o FSB estamos aumentando algum outro clock sem saber. Portanto, o teste correto para um "primeiras impressoes" deveria ser um teste básico, explorando as caracteristicas basicas da placa e respondendo ao leitor se aquele produto irá satisfazer suas necessidades. O esforço para fazer um teste desse é igual, pois a unica coisa que muda é o processador que voce vai encaixar na placa. Dessa forma, o leitor pode ir na loja e comprar o produto tranquilo. Ou, se voce chegar a conclusão que a placa nao fiunciona com 1333, o leitor não vai comprar a placa. Mas da forma que o artigo foi escrito, o leitor fica sem saber, fica na dúvida, se aquela placa realmente suporta ou não o 1333.

Aí, depois, mais tarde, quando voce receber uma placa para teste,´voce realiza algo fora do padrão e aí está aberto a criticar a placa. Mas reforço: para um primeiras impressões, a placa deve ser testada com configurações padrão! O que não aconteceu.

Bom, acho que consegui expressar o que penso, e como eu realizaria os testes com alguma base cientifica. Alias, base cientifica, é fundamental pra mim que sou engenheiro e pra voce que é físico.

Abraços.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, Antonelli, o ideal era testar com outros processadores, apesar de termos certeza que esse processador aceita fsb de 1066MHz, 1333Mhz e até mesmo 1500MHz (ele já funcionou com todos esses clocks em mais de uma placa-mãe). Se não funcionou com essa placa, é com certeza uma limitação da placa e não do processador.

Mas infelizmente isso não foi possível. Como eu disse antes, uma coisa é termos a placa à disposição em nosso laboratório, nesses casos o próprio Gabriel faz todos os testes. Outra é ter uma placa emprestada por algumas horas ou mesmo por alguns minutos para analisarmos num balcão de loja. Nesses casos é que escrevemos um "primeiras impressões".

No artigo eu não afirmei que o modelo é incompatível com o barramento de 1333MHz e que nenhum processador vai funcionar nela. Obvio que em alguns casos funciona. Mas eu afirmei que, em alguns casos, pode não funcionar. E afirmei isso baseado muito mais na documentação da Intel (que diz que esse chipset só funciona até 800MHz) do que na experiência que tive, pois afinal de contas pode tratar-se de uma placa defeituosa.

Quanto a outras possibilidades, foram exploradas, como atualizar a BIOS, travar o clock do barramento PCI Express (a foto mostra isso). Só não foram detalhadas no artigo porque a grande maioria dos leitores não está interessada em tantos detalhes.

Esse tipo de artigo serve mais para que o leitor possa ter alguma informação extra, tipo "preciso de uma placa-mãe com as características X e Y" e saber quais modelos no mercado que cumprem essas necessidades.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Outro cometário rápido.. Eu não havia percebido que ninguem que postou aqui gostou do review.

Hehe, não se pode agradar a todos. Se alguém quiser mandar uma placa-mãe dessas e um processador core 2 duo com fsb de 1333MHz para mim, fique à vontade que eu faço o teste e publico o resultado.

Mas tem um detalhe interessante, sempre que um artigo elogia uma pc-chips ou "queima" uma asus, chovem críticas... Infelizmente a maior parte do pessoal ainda acredita que existem marcas boas e ruins, em vez de modelos bons e modelos ruins.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal até entendo a indignação de muitos quanto aos resultados do teste da P5LD2-x/1333. Mas vamos enviar o que sabemos da placa pra melhorar a comunicação no forum!

Em relação ao seguinte trecho: "Mas repare que afirmamos acima que a placa funcionou "quase sem problemas" com clock externo de 800 MHz. Esse "quase" refere-se a um problema apresentado nos sensores da placa-mãe: na página "hardware monitor" do setup a temperatura do processador era identificada como -34oC, enquanto a rotação da ventoinha do cooler do processador simplesmente não era detectada (usávamos um cooler original da Intel). Isso nos obrigou a desligar a opção de monitorar essa ventoinha, caso contrário sempre recebíamos uma mensagem "CPU FAN ERROR" ao ligarmos a máquina."

O Rafael tem razão!

Pode ser que a placa que ele utilizou não tinha a bios atualizada na ultima versão "0206" disponibilizada no site da asus! Confira!

http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2-X/1333.

Tive o mesmo problema relatado no teste. Mas assim que atualizei a bios o problema acabou!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mago, a bios foi atualizada para a última versão disponível e mesmo assim não houve melhoras nesse problema.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,

Eu montei um setup desses aqui na empresa para uso de Corel, Photoshop etc no Marketing da mesma.

Está com um Core 2 Duo E6750.

Nao tenho como mandar a placa, mas se quiser consigo pegar alguns screens como CPU-Z, testes, etc....

E tem 2 meses ja e a placa ta aguentando bem... Rodando muito bem o processador.....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a troca de idéias e me sinto aliviado, já que encomendei essa placa com C2D E6750/1333Mhz, 2 RAM Kingston de 1GB/667mhz e uma VGA GF8500GT, PC que pretendo renderizar videos. Acho que vai dar pega, ou será que não?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, gostaria de saber qual a melhor config. no setup, para que possa ter um bom desempenho, alguém pode me ajudar?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente fiquei impressionado com a quantidade de problemas relacionados com essa placa nesse artigo. Tenho um aGA-VM900 que não vale nada, mas estou apenas esperando chegar um agigabyte com esse chipset 945GC para trocar, pois os chipsets intel são ótimos em performance, não importa qual deles esteja instalado. A Mobo da minha mãe queimou depois de 4 anos de bons usos e recomendei essa gigabyte que mencionei. Por enquanto funciona sem problemas em um P4 3.0 + 2gb + 8600GT, e sei que esse chipset garante um bom desempenho com processadores menos pontentes, como o E2180, mas que garantem excelentes custo/benefício.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gugaboo

pode ficar tranquilo. a placa, se montada dentro das especificações, funciona perfeitamente. Uso um C2D 6550, 2GB 667 e placa ATI radeon 1950pro extreme. Jogo coisas pesadas nela e nunca deu um problema sequer.

Pode ficar tranquilo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
gugaboo

pode ficar tranquilo. a placa, se montada dentro das especificações, funciona perfeitamente. Uso um C2D 6550, 2GB 667 e placa ATI radeon 1950pro extreme. Jogo coisas pesadas nela e nunca deu um problema sequer.

Pode ficar tranquilo

Seus 2GB de ram funcionam em dual channel? porque entrei no site da intel, e la nas especificações do 945GC dizia q dual channel, só em 533 parece...n me lembro bem, mas n chegava a 667MHz. To perguntando, porque eu tenho uma p5ld2-x/1333 mas tenho 1GB só em single channel...dai quando li o artigo eu surtei porque eu pensei q poderia usar um processador de 1333 FSB com dual channel em 667MHz...atualmente eu uso um E4500 (800 FSB ).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra duvida:

essa placa-mãe suporta um C2Q Q6600? pergunto tanto pelo FSB qto pela tecnologia utilizada no núcleo (tamanho dos transistores e classe).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Seus 2GB de ram funcionam em dual channel? porque entrei no site da intel, e la nas especificações do 945GC dizia q dual channel, só em 533 parece...n me lembro bem, mas n chegava a 667MHz. To perguntando, porque eu tenho uma p5ld2-x/1333 mas tenho 1GB só em single channel...dai quando li o artigo eu surtei porque eu pensei q poderia usar um processador de 1333 FSB com dual channel em 667MHz...atualmente eu uso um E4500 (800 FSB ).

Devo receber a MOBO, o processador, a placa vga e as memórias em 06/03, creio que consiga montar e configurar até domingo, depois passo o resultado, a propósito, peço novamente, se alguém puder me ajudar nessa config. para o setup ideal. Grato desde já!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Agradeço a troca de idéias e me sinto aliviado, já que encomendei essa placa com C2D E6750/1333Mhz, 2 RAM Kingston de 1GB/667mhz e uma VGA GF8500GT, PC que pretendo renderizar videos. Acho que vai dar pega, ou será que não?

acredito q o e6750 seja Conroe, dai a placa suporta...mas o FSB 1333 eu to em duvida...essa RAM sua fica de boa eu acho, como eu disse, vai depender se o chipset vai reconhecer as memorias em dual channel rodando a 667MHz ou nao...a vga tá boa para a sua aplicação eu acho...mas o mais importante: usar uma fonte de potencia real, pra você, 400W dah de boa eu acredito. Vai depender do tanto de HDs q você for ligar...

vou ficar esperando você montar seu pc e mostrar os resultados aqui, dai a gente acaba de uma vez por todas com o misterio da placa-mãe nesse topico...obviamente incentivando o CDH a testar ela de uma maneira mais ampla.

Abraço

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Mago, a bios foi atualizada para a última versão disponível e mesmo assim não houve melhoras nesse problema.

Rafael, realmente imagino que seu exemplar esteja com algum problema. Atualizei a minha bios e a de um colega que também possui essa placa. Inclusive o Link que passei http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2-X/1333 consta a correção de um problema referente a temperatura, na ultima versão da bios disponível. Como segue o exemplo abaixo!

"P5LD2-X/1333 BIOS 0206

Modified CPU temperature measuring algorithm.

Fix when using Wolfdale CPU, CPU temperature in H/W monitor will be incorrect after resuming

from S3. "

De qualquer forma obrigado por ter respondido.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma otima MOBO pelo preço, ainda mais pelo suporte aos 45NM e 1066MHZ SEM O.C PROVADO POR MIM E UM E6700!

ESPERANDO OS E82xx :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só numa pergunta foge dos comentarios sobre o semiteste mas vai ai

essa placa funciona com RAM de 2G

e faz dual channel normal com essa memoria

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora