Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe ASUS P7P55D Premium


     90.429 visualizações    Placas-mãe    14 comentários
Placa-Mãe ASUS P7P55D Premium

Suporte à Memória

Os processadores soquete LGA1156, assim como os processadores soquete LGA1366 da Intel e os processadores da AMD, têm um controlador de memória integrado. Todos os outros processadores da Intel utilizam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH, Memory Controller Hub ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com esses processadores o chipset (ou seja, a placa-mãe) é o componente responsável por dizer quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro.

Como a partir de agora o controlador de memória está dentro do processador, é o processador – e não mais o chipset – que define quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação da quantidade de memória que você pode instalar.

Até o momento o controlador de memória integrado dos processadores soquete LGA1156 suportam apenas memórias DDR3 até 1.333 MHz na arquitetura de dois canais, apesar de a ASUS dizer que a P7P55D Premium suporta memórias DDR3 até 2.133 MHz com overclock. A P7P55D Premium tem quatro soquetes de memória DDR3 e como cada módulo de memória DDR3 pode ter até 4 GB cada, você pode instalar até 16 GB nesta placa-mãe.

O primeiro e o terceiro soquetes são cinza escuro, enquanto que o segundo e o quarto são azul claro. Para obter o desempenho máximo você deve instalar dois ou quatro módulos de memória de modo a habilitar a configuração de dois canais. Quando apenas dois módulos são usados certifique-se de instalá-los nos soquetes azuis. Caso você os instale nos soquetes cinza escuro o computador não ligará e o LED de diagnóstico da memória ficará permanentemente aceso.

Se você prestar atenção na Figura 5 verá que a ASUS está usando um tipo diferente de soquete nesta placa-mãe. Em vez de ter uma trava em cada lado dos soquetes, há apenas uma trava. No outro lado do soquete há apenas uma ranhura para a inserção do módulo de memória.

ASUS P7P55D Premium
Figura 5: Soquetes de memória. Instale dois ou quatro módulos para o desempenho máximo.

A ASUS P7P55D Premium vem com um testador de compatibilidade de memória chamado MemOK!. Para ativar este recurso tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão localizado próximo ao conector de alimentação principal da placa-mãe (veja na Figura 6) por alguns segundos após ligar o micro e mantê-lo pressionado até que você veja o LED vermelho próximo a ele começar a piscar. Ao fazer isso a placa-mãe verificará se seus módulos de memória são compatíveis com o seu processador e exibirá uma mensagem na tela após alguns segundos (veja na Figura 7). Se este LED ficar permanentemente aceso e o micro não exibir uma mensagem mesmo após você esperar por um minuto, então seus módulos estão instalados em soquetes errados (veja o texto acima) ou não estão instalados corretamente ou estão com problema de mau contato nos soquetes ou são incompatíveis ou estão com defeito.

ASUS P7P55D Premium
Figura 6: Botão MemOK!.

ASUS P7P55D Premium
Figura 7: Resultado do teste de compatibilidade de memória.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Primeiramente parabens pelo artigo C. do hardware. Por enquanto esse e um dos modelos mais completos para soquete 1156 que ja vi, pois conta com o padrão de portas SATA-600, duas portas USB3.0 traseiras e ainda o regulador de tensão de 32 fases! O que não me agradou muito foi o design da placa mãe, ja que a Gigabyte P55 tem um belo design. porém e de se esperar da ASUS que não liga muito para essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que mostro de placa, é até um exagero ter 32 fases, a Gigabyte GA-P55-UD6 que tem 24 fases já acho um exgero, mas essa placa não é feita para usuário comum, acho que vai além de entusiasta, já é para competições de overclock :)

Tem ela na Umpoukodetudo por R$840.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria ver um teste comparativo desta Asus com a Biostar TPower i55, e sobre uma questão q estão levantando sobre a possibilidade de se ter os contatos do sokete queimados quando se faz um over de 4GHz ou pouco mais que isso

vejam no link abaixo

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=234723

danificou até o processador :mad:

Segundo eles o problema são os soquetes da foxconn que são fracos, e não aguentam o tranco num over acima de 4ghz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To afastado um tempo e agora estou montando um micro para mim vi que A maioria destas placas novas só vem com uma entrada ps2 para teclado ou mouse, o que eu perdi durante este tempo o teclado e mouse são conjugados vou ter que investir em um deles via outra entrada, é alguma coisa assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To afastado um tempo e agora estou montando um micro para mim vi que A maioria destas placas novas só vem com uma entrada ps2 para teclado ou mouse, o que eu perdi durante este tempo o teclado e mouse são conjugados vou ter que investir em um deles via outra entrada, é alguma coisa assim.

O que acontece é que hoje em dia é normal se usar teclado e mouse USB, por isso só uma porta PS/2 disponível. De qualquer forma, se quiser usar seu mouse e teclado PS/2, você pode comprar um conversor USB-PS/2 que é baratinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...