Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASUS SABERTOOTH Z87

       
 50.299 Visualizações    Primeiras Impressões  
 5 comentários

A ASUS SABERTOOTH Z87 é uma placa-mãe soquete LGA1150 voltada para o usuário entusiasta por jogos e overclock, que vem com uma armadura térmica. Vamos conferir.

Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS SABERTOOTH Z87 é uma versão ATX da GRYPHON Z87, com duas portas SATA-600 a mais e um codec de áudio superior. Ela é parte da série TUF (The Ultimate Force) da ASUS e, assim, vem com uma armadura térmica exclusiva da ASUS para melhorar o gerenciamento térmico do computador. Vamos examinar essa placa-mãe de perto.

O novo chipset Z87 da Intel oferece duas importantes melhorias em relação ao seu predecessor, o Z77: seis portas USB 3.0 em vez de quatro e seis portas SATA-600 em vez de apenas duas. Outra diferença importante entre os dois chipsets é o local onde as saídas de vídeo da placa-mãe estão conectadas. Enquanto que em ambos os chipsets o vídeo é gerado pelo processador, no Z77 o sinal de vídeo era conectado ao chipset e as saídas de vídeo estavam, portanto, conectadas ao chipset. No chipset Z87, as saídas de vídeo estão conectadas diretamente ao processador. Ambos os chipsets suportam até três monitores de vídeo independentes. O Z87 suporta todos os outros recursos oferecidos pelo Z77, como as tecnologias Smart Response (que permite a instalação uma unidade SSD com um cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite ao computador receber e-mails e atualizar páginas de Internet mesmo enquanto estiver “dormindo”) e Rapid Start (que permite ao computador inicializar mais rápido).

Você pode ver a placa-mãe ASUS SABERTOOTH Z87 com a armadura térmica na Figura 1. Na Figura 2, podemos vê-la depois de remover a armadura térmica.

ASUS SABERTOOTH Z87
Figura 1: Placa-mãe ASUS SABERTOOTH Z87

ASUS SABERTOOTH Z87
Figura 2: Armadura térmica removida

A placa-mãe vem com duas ventoinhas de 35 mm que podem ser instaladas para melhorar o fluxo de ar sob a armadura térmica. Ela também oferece um conjunto de tampas para os conectores, slots e soquetes não utilizados, e três sensores de temperatura que permitem que você monitore diferentes pontos do seu computador. Essas peças são mostradas na Figura 3.

ASUS SABERTOOTH Z87
Figura 3: Tampas e ventoinhas

A SABERTOOTH Z87 também tem uma proteção metálica pelo lado da solda, mostrada na Figura 4.

ASUS SABERTOOTH Z87
Figura 4: Lado da solda

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Placa espetacular, cheia de recursos, faltou mencionar o software exclusivo asus "thermal radar 2" de controle de ventoinhas que é super eficaz e legal de si usar, a placa literalmente pensa e ela mesma escolhe o melhor custo/beneficio entre velocidade e ruido na hora da ventilação.Com certeza da outro visual no interior do pc pra quem tem lateral de acrílico.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou muito inclinado a comprar esta placa, porém, comprei um kit de memória que opera a DDR3-2133... pelo que entendi ela não suporta esta velocidade? Qual a perda que devo considerar se eu por esta placa funcionando com as minhas viper III?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hnmmm não sei se entendi muito bem, mas não achei a minha memória ali... (32 gb - patriot Viper 3 Venom Red pc 1700 DDR 2133 Mhz).

E por sinal, os arquivos da hero e da sabertooth são iguais, não sei bem o que isso quer dizer...

Então minha ideia de comprar a Hero VI - ASUS vai realmente ser melhor? (digo por causa das informações de velocidade que diz no site da Asus como 3000Mhz+OC)... To meio confuso com esse negócio de memória ram em placas topo.

Editado por toadpoa

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×