Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS Z87-DELUXE


     55.843 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Placa-mãe ASUS Z87-DELUXE

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). A ASUS Z87-DELUXE vem com quatro portas SATA-600 adicionais, controladas por dois chips ASMedia ASM1061. As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe rotacionadas a 90°, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.

ASUS Z87-DELUXE
Figura 4: As seis portas SATA-600 controladas pelo chipset (amarelo) e as quatro portas SATA-600 controladas pelos chips ASMedia (preto)

O chipset Intel Z87 suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASUS Z87-DELUXE oferece oito portas USB 2.0, quatro localizadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Existem oito portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset. Quatro delas (duas disponíveis no painel traseiro da placa-mãe e duas disponíveis através de um conector) estão conectadas diretamente ao chipset, enquanto que as outras quatro estão conectadas a uma única porta USB 3.0 do chipset através de um chip hub ASMedia ASM1074.

A ASUS Z87-DELUXE não suporta portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando o novo codec Realtek ALC1150, que é o melhor codec de áudio disponível atualmente, apresentando uma impressionante relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Isto significa que, com esta placa-mãe, você será capaz de capturar e editar áudio analógico (por exemplo, converter LP para CD ou MP3, VHS para DVD ou qualquer outro tipo de formato digital) sem adicionar ruído de fundo.

As saídas de áudio analógico são independentes e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Ela também apresenta um conector de dois pinos rotulado “SPDIF_OUT”, onde você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.

Esta placa-mãe apresenta duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel I217-V e outra controlada por um chip Realtek RTL8111GR.

O principal destaque da ASUS Z87-DELUXE é a presença de um módulo de rede sem fio e Bluetooth. Este módulo suporta o futuro padrão IEEE802.11ac e, é claro, os padrões IEEE802.11n/g/b/a já existentes. É muito importante entender que o padrão IEEE802.11ac será lançado somente no próximo ano, mas já existem alguns roteadores no mercado que suportam este padrão. A taxa máxima de transferência deste padrão dependerá da configuração da antena e da largura de banda do canal. Esta placa-mãe utiliza duas antenas e, portanto, sua largura de banda poderá ser 867 Mbit/s ou 1,69 Gbit/s, dependendo do tamanho do canal usado (80 MHz ou 160 MHz, respectivamente). A ASUS não informa se o seu produto suporta ou não canais de 160 MHz.

A placa-mãe suporta Bluetooth 4.0 e também é compatível com Bluetooth 3.0.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com seis portas USB 3.0, saída Mini DisplayPort, saída SPDIF óptica, saída HDMI, saída DisplayPort, botão “BIOS Flashback”, módulo de rede sem fio integrado, quatro portas USB 2.0, duas portas Gigabit Ethernet e os conectores de áudio analógico.

ASUS Z87-DELUXE
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
O interessante é que mesmo ela tendo o chaveador PLX, não conseguiu colocar os dois slots pci-express 3.0 16x funcionando a 16x mesmo.

Não vão conseguir pois todas as pistas pci-ex de vídeo estão no processador e ele só tem 16. se quiser 2 slots pci-ex 3.0@ x16 tem que usar plataforma sandy bridge-e/ivy bridge-e (lga2011).

Também não vai adiantar colocar chaveadores PLX com mais pistas pois o processador usa barramento DMI que não suporta todo trafego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vão conseguir pois todas as pistas pci-ex de vídeo estão no processador e ele só tem 16. se quiser 2 slots pci-ex 3.0@ x16 tem que usar plataforma sandy bridge-e/ivy bridge-e (lga2011).

Também não vai adiantar colocar chaveadores PLX com mais pistas pois o processador usa barramento DMI que não suporta todo trafego.

É mais na Z77-WS da geração antiga sandy/ivy 1155 conseguiram essa proeza com chaveador PLX, tem dois slots PCI-Express 3.0 funcionando a 16x, veja:

https://www.asus.com/Motherboards/P8Z77_WS/#specifications

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel Torres, Beleza?

Poderia me ajudar a entender alguns pontos?

"Outra diferença importante entre os dois chipsets é o local onde as saídas de vídeo da placa-mãe estão conectadas. Enquanto que em ambos os chipsets o vídeo é gerado pelo processador, no Z77 o sinal de vídeo era conectado ao chipset e as saídas de vídeo estavam, portanto, conectadas ao chipset. No chipset Z87, as saídas de vídeo estão conectadas diretamente ao processador. Ambos os chipsets suportam até três monitores de vídeo independentes."

Qual é a diferença prática de as saídas de vídeo não passarem pelo chipset?

"... enquanto que as outras quatro estão conectadas a uma única porta USB 3.0 do chipset através de um chip hub ASMedia ASM1074."

Essa parte ficou meio confusa e só ficou fácil de entender quando li a conclusão. Talvez ficaria melhor se fosse assim: "as outras quatro estão restantes são providas por meio de um chip hub ASMedia ASM1074 conectadas a uma única porta USB 3.0 do chipset."

"A placa-mãe suporta a instalação de um módulo TPM (Trusted Platform Module ou Módulo para Plataforma Confiável), que é responsável por criptografar dados processados pelo computador, aumentando seu nível de segurança."

Já tinha feito essa pergunta em outro review, mais como não tive resposta, segue novamente: Onde pode-se encontrar esse módulo TPM? Minha P55-GD80 tem entrada para tal módulo, mas, nunca encontrei (aqui no BR) para poder comprar. Saberia indicar algum lugar?

Gostei do review e da placa!

Abraços.

Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...