Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR

       
 95.756 Visualizações    Primeiras Impressões  
 2 comentários

Vamos dar uma olhada na ASUS Z97M-PLUS/BR, uma placa-mãe intermediária soquete LGA1150 baseada no novo chipset Intel Z97, fabricada no Brasil pela Cal-Comp.

Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS Z97M-PLUS/BR é uma placa-mãe intermediária soquete LGA1150 baseada no novo chipset Intel Z97 que oferece suporte a processadores Intel Core i de quarta geração, bem como os futuros processadores de quinta geração. Ela traz um codec de áudio topo de linha, oito portas SATA-600 e seis portas USB 3.0. Vamos dar uma boa olhada nesta placa-mãe, que é fabricada no Brasil pela Cal-Comp.

Note que a placa é idêntica ao modelo Z97M-PLUS, sendo que a única diferença é que o modelo Z97M-PLUS/BR é fabricada no Brasil, enquanto o outro modelo é importado.

O “novo” chipset Intel Z97 é um Z87 remarcado por razões mercadológicas. Eles são idênticos e, assim, têm exatamente as mesmas especificações. Algumas placas-mãe baseadas nesse chipset suportam os novos conectores SATA Express e M.2 (sucessor do mSATA), mas essas são características mecânicas oferecidas pelas placas-mãe, não pelo chipset.

Assim como o Z87, o Z97 oferece suporte a seis portas USB 3.0, seis portas SATA-600 e às tecnologias Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite que o computador receba e-mails e atualize páginas mesmo em modo de suspensão) e Rapid Start (inicialização mais rápida).

Você confere a placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR na Figura 1. Ela usa o padrão MicroATX, medindo 224 x 244 mm.

ASUS Z97M-PLUS/BR
Figura 1: placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Engraçado é que mesmo sendo uma Z97, essa placa parece ser bem mais básica do que a H97-PRO GAMER também analisada aqui no CdH.

 

Estranhas escolhas da ASUS em colocar esses chipsets nestas duas placas-mãe.

 

No caso da Z97M-Plus/BR, custaria menos colocar um H97 no lugar do Z97, e praticamente nem haveria diferença nesse caso. Porque convenhamos, quem é entusiasta de overclock não vai comprar uma Z97M-Plus/BR.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela tem preço sugerido de R$600,00 isso é a ganância do fabricante, que faz uma placa mediana/ruim por um valor desses 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora