Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Chaintech CT-6AJR4


     27.490 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe Chaintech CT-6AJR4

Introdução

Essa foi a primeira placa-mãe soquete 370 com chipset VIA que testamos. O desempenho geral da placa ficou abaixo da maioria das placas-mães com chipset Intel 815 que havíamos testado anteriormente, tais como a Chaintech CT-6OJV e a Gigabyte GA-6OXM7E, porém com desempenho acima da ABIT SE6. Os resultados nós veremos adiante.

Além de desempenho bem próximo a de placas-mães com chipset Intel, essa placa-mãe ainda trás outras vantagens. A primeira delas, sem sombra de dúvidas, é a existência de quatro portas IDE, da mesma forma que acontece com as famosas ABIT BE6 e ABIT BE6-II. Assim, podemos ter até quatro dispositivos IDE conectados em portas independentes, não comprometendo o desempenho do micro. Se for usada a estrutura master/slave, você pode instalar até oito dispositivos IDE.

A grande diferença, porém, é que é possível utilizar a arquitetura RAID com essas quatro portas, permitindo a montagem de micros para uso como servidores de rede, por exemplo. No sistema RAID é possível duas configurações: divisão de dados, onde o acesso a disco fica mais rápido por dividir os dados em mais de um disco rígido; e o espelhamento, onde o conteúdo de um disco rígido é copiado para outro automaticamente, fornecendo um sistema de bakcup instantâneo. Se o disco principal falhar, o disco de backup entra em ação.

Essa placa possui ainda o recurso de dual BIOS, isto é, a placa-mãe possui dois BIOS. Caso o BIOS principal seja acidentalmente apagado (por um upgrade errado de BIOS ou por um vírus como o CIH/Chernobyl), você pode recuperar o BIOS apagado muito facilmente.

No CD-ROM da placa acompanha diversos softwares, tais como o PC-Cilling e Norton Antivirus. Os escovadores de bits não podem deixar de conferir o programa CPU Boost, que permite a reconfiguração, por software, do gerador de clock, permitindo a configuração do overclock via software, sem a necessidade de reiniciar a máquina. Com o clock externo do processador a partir de 100 MHz é possível a configuração desse clock de 1 em 1 MHz até o limite de 155 MHz, fazendo com que você consiga achar o ponto máximo de overclock de sua máquina.

Essa placa-mãe é uma boa opção de compra, especialmente se você está procurando uma placa-mãe soquete 370 sem vídeo on-board e com uma boa configuração para overclock. Nós conseguimos colocar o nosso Celeron-566 rodando a 708 MHz (83 MHz externamente).

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...