Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith

       
 50.580 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Chaintech CT-9CJS Zenith, baseada no chipset Intel 875P, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A9CJS Zenith é o modelo topo de linha da Chaintech para a plataforma soquete 478, usando o chipset topo de linha da Intel, o 875P.

A Chaintech separa seus produtos em três linhas: Zenith, Apogee e Summit. A série Zenith é a mais completa, usando sempre o chipset mais topo de linha disponível na época, trazendo um pacote completo de adicionais junto com a placa-mãe. A série Apogee também apresenta vários recursos extras, mas não tanto quanto na série Zenith. Já a série Summit é uma série de placas-mães baratas, com a mesma qualidade das demais placas da Chaintech, mas sem qualquer "frescura" adicional (como cabos IDE redondos, por exemplo).

Para conhecer mais sobre a Chaintech e sua linha de produtos, leia a nossa cobertura do evento Chaintech Reloaded 2003.

Antes de falarmos da placa-mãe 9CJS em si, vamos falar um pouco mais sobre a série Zenith e os seus adicionais, visto que eles são iguais para todas as placas-mães desta série, tanto em placas para processadores Intel quanto em placas para processadores AMD.

A caixa da série Zenith é extra grande com um Z transparente permitindo ver um pedaço da placa-mãe. Em placas-mães para processadores Intel a caixa é azul claro, enquanto que em placas-mães para processadores AMD a caixa é amarela. A cor dos componentes plásticos da placa-mãe segue esse padrão, bem como a cor dos cabos.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 1: Caixa da placa-mãe Chaintech CT-9CJS Zenith.

A série Zenith está vindo agora com uma nova versão do painel frontal da Chaintech, chamado Cbox3. Esse novo painel frontal em um leitor para seis tipos diferentes de cartão de memória (Micro Drive, Compact Flash, Memory Stick, Secure Digital, MultiMedia Card e Smart Media), sensor infravermelho para controle remoto (falaremos deste recurso mais adiante), duas portas USB 2.0, uma porta FireWire, saída para fone de ouvido, entrada para microfone e display de diagnóstico POST. Após o micro ter dado o boot, este display passa a indicar a temperatura do processador, um recurso fantástico para os amantes do overclock. Mas isso ainda não é tudo. Esse painel frontal vem agora com três opções de cor: preto, bege e prateado. Assim não há como não combinar com o seu gabinete.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 2: Painel frontal Cbox3.

O recurso mais inovador do novo kit da série Zenith é o controle remoto Handigator. Nós já havíamos visto vários periféricos com controle remoto, mas placa-mãe é a primeira vez. Com esse controle remoto você pode acionar o CD-ROM/DVD-ROM, controlar o ponteiro do mouse remotamente e abrir programas através dos botões de atalho existentes (você abre o Internet Explorer pressionando apenas um botão, por exemplo).

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 3: Controle remoto Handigator.

As placas-mães da série Zenith vêm com cabos IDE redondos de 60 cm (os cabos da série Apogee são mais curtos, com 45 cm) e cabos Serial ATA na cor da série (azul claro para Intel e amarelo para AMD). Acompanha ainda a série Zenith um cabo adaptador Serial ATA, que converte o plugue de alimentação padrão em plugue de alimentação Serial ATA.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 4: Cabos IDE redondos.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 5: Cabos Serial ATA.

E, finalizando os periféricos comuns a todas as placas da série Zenith, esta série está vindo agora com um kit de chaves de fenda. São quatro chaves de fendas em uma, que, quando fechadas, fica do tamanho de uma caneta.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 6: Chaves de fendas da série Zenith.

Todas as placas-mães tanto da série Zenith quanto da série Apogee têm os conectores traseiros banhados a ouro, o que além de dar um incrível efeito visual, evita mal-contato e oxidação.

Placa-Mãe Chaintech CT-9CJS Zenith
Figura 7: Conectores banhados a ouro.

Essas são características presentes em todas as placas-mães da nova geração da série Zenith. Vamos falar agora da placa-mãe 9CJS em si.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×