Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-Mãe Chaintech CT9EJS1 Zenith

       
 39.236 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Teste com a placa-mãe Chaintech CT-9EJS1 Zenith, baseada no chipset Intel 845PE, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Após surpreender o mercado com a sua série Apogee (clique aqui par ler o teste da CT-9EJL1 Apogee), a Chaintech acabou de lançar a série Zenith, que inacreditavelmente consegue trazer um kit de opcionais ainda mais completo do que a série Apogee.

Detalhe importante: nós recebemos essa placa-mãe para testes antes dela ter sido oficialmente lançada. Ainda demorará algum tempo para você encontrá-la no mercado.

Nota: O modelo para soquete A dessa placa-mãe chama-se CT-7NJS e nós já testamos essa placa.

A CT-9EJS1 é o modelo soquete 478 da série Zenith, usando o chipset Intel 845PE, que aceita memórias DDR333/PC2700. As portas IDE desse chipset, no entanto, continuam sendo ATA-100, o que não chega a ser um problema para essa placa-mãe, pois ela tem duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, controladas pelo chip Promise PDC20276.

O kit Zenith é realmente inacreditável. A caixa é extra grande, no mesmo estilo da Apogee, só que ainda mais bonita, pois tem uma letra Z gigante transparente que permite ver os detalhes da placa-mãe, como você pode conferir na Figura 1. As cores escolhidas para o modelo Zenith para a plataforma soquete 478 foram as mesmas escolhidas na série Apogee: dourado e verde claro.

 



Figura 1: Caixa da placa-mãe Chaintech CT-9EJS1 Zenith.

Antes de falarmos da placa-mãe CT-9EJS1 em si, vamos dar uma olhada no que vem no kit Zenith. Para começar, assim como na série Apogee, os cabos IDE e da unidade de disquete são redondos, na cor do kit, no caso verde claro, facilitando a circulação de ar dentro do gabinete.

 



Figura 2: Cabos redondos da série Zenith.

A série Zenith vem com um painel frontal para ser instalado em uma das baias de 3 1/2" do gabinete do micro, chamado Cbox2. Esse painel é bem diferente do que vem na série Apogee, e seu principal recurso é um display de diagnóstico POST. A colocação desse display do lado de fora do micro faz muito mais sentido, já que em placas-mães que têm esse display soldado sobre a placa só é possível lê-lo quando o micro está aberto ou caso o gabinete seja transparente. Além do display, o Cbox2 tem quatro portas USB 2.0, uma porta FireWire, entrada para microfone e saída de áudio, além de um LED verde que indica que o micro está ligado.

 



Figura 3: Cbox2 da série Zenith.

O kit Zenith vem ainda com um cabo SPDIF óptico (clique aqui caso você não saiba o que é isso) e um pequeno extensor. É a primeira vez que vemos uma placa-mãe vindo de fábrica com esse cabo. Todas as placas-mães com conexão SPDIF óptica que testamos até hoje não vêm com esse cabo.

 



Figura 4: Cabo SPDIF óptico da série Zenith.

A placa-mãe Chaintech CT-9EJS1 tem, portanto, entradas e saídas SPDIF óptica, e o adaptador nós vemos na Figura 5, à esquerda. Essa placa-mãe vem ainda com um adaptador para saídas independentes para os canais traseiros, central e subwoofer. Em placas-mães que não têm esse recurso, essas saídas são compartilhadas com as entradas line in e mic in. Esse adaptador nós vemos à direita na Figura 5.

 



Figura 5: Adaptador SPDIF óptico (esquerda) e saídas separadas para canais traseiro, central e subwoofer (direita) da série Zenith.

As placas-mães da série Zenith vêm ainda com quatro CDs em um bonito estojo e um chaveiro (isto mesmo, um chaveiro para mostrar para todo mundo que você é um nerd de verdade). Nos CDs, uma versão do Linux (Thiz Linux, 2 CDs), utilitários da placa-mãe (1 CD) e programas diversos (1 CD), como Norton Internet Security 2002, Norton AntiVirus 2002, entre outros.

 



Figura 6: CDs e chaveiro da série Zenith.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


por que a escolha da Chaintech CT-9CJS (Intel 875P), BIOS 1.0

para todo os testes do site!?

já q ela não é a placa-mãe de melhor desempenho nos testes feitos por vocês mesmos! a msi 865pe neo 2 por exemplo tem desempenho melhor!

é uma questao de gosto!? ou a explicação é outra!?

desde já, valeu pelo esclarecimento e abraçaum aí!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a MSI 865PE NEO 2 é melhor sim, mas principalmente com DOT ativado, sendo injusto usa-la aí...

como essa placa da chaintech tem desempenho bom e na média das demais placas, ela pode ser muito bem utilizada nos testes...

minha opinião...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora