Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe de Referência SiS 648

       
 44.196 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testes realizados com a placa-mãe de referência SiS 648, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe de Referência SiS 648
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Este é um teste diferente de placa-mãe. Em vez de estarmos testando um modelo específico de placa-mãe, estaremos avaliando um chipset, o SiS 648, destinado a processadores Intel (Pentium 4 e Celeron soquete 478). Temos visto que placas-mães baseadas no mesmo chipset normalmente atingem desempenhos similares, raramente dando diferença maior do que 4% no desempenho obtido.

Para efetuar esse nosso teste, nós recebemos uma placa-mãe de referência da SiS para o chipset 648. Essa placa-mãe de referência é uma placa que o próprio fabricante do chipset fabrica e dá para os fabricantes de placas-mães e mídias especializadas para avaliarem um novo chipset. Tivemos a honra de sermos uma das poucas mídias escolhidas para receberem uma dessas placa-mãe de referência.

Dessa forma, é provável que placas-mães equipadas com chipset SiS 648 obtenham desempenho similar ao da placa-mãe de referência, lembrando que nós definimos como "similar" uma tolerância de 4%, para mais ou para menos, no desempenho obtido.

Como os recursos que uma placa-mãe possui variam de acordo com a marca e modelo da placa, nós não estaremos avaliando recursos extras nem a capacidade de overclock da placa-mãe de referência da SiS, já que esse tipo de avaliação em uma placa-mãe de referência não faz sentido. Nossa avaliação dessa placa de referência será somente em relação ao seu desempenho.

Como esse chipset oficialmente aceita memórias DDR333/PC2700 e extra-oficialmente aceita memórias DDR400/PC3200, nosso primeiro teste será em relação a configuração de memória, para respondermos às seguintes perguntas: "Vale a pena instalar uma memória DDR400/PC3200 em um micro com o chipset SiS 648?" e "Qual é a diferença de desempenho que há no micro quando instalamos memórias DDR de clock mais elevados?". Em seguida, iremos analisar o desempenho da placa-mãe de referência do SiS 648 em comparação a outras placas-mães soquete 478 que testamos, para analisarmos o desempenho desse chipset.

Além das memórias DDR333 e DDR400, o SiS 648 também suporta o barramento AGP 8x e a sua ponte sul, SiS 963, tem seis portas USB 2.0 e três portas FireWire (IEEE 1394), além de suporte à áudio e rede on-board, usando um chip avulso.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Estou para fazer uma "arrumada" em uma placa-mãe MSI 648 Max Series modelo MS-6585 que utiliza o chipset SiS 648 de uma amiga.

Como o teste do CDH foi feito em 2002, acredito que o mesmo não tenha sido feito com Windows XP e portanto os resultados de performance de memória não demostram a performance total.

A maquina tem a seguinte configuração:

Processador

Intel

Pentium 4

2,4 GHz

Northwood G7 R2 S7(9)

L1 = 8 + 12 KB

L2 = 512 KB

FSB = 536 MHz (4 x 134 MHz)

Memória

256 MB

DDR-SDRAM

268 MHz (2x134 MHz)

Placa de video

NVIDIA Riva TNT2 Model 64 32-bit

HD

20 GB

Modem

NetoDragon 56K Voice Modem (Alguém conhece?)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×