Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe DFI AD76 RAID


     48.369 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe DFI AD76 RAID
Produto Recomendado

Introdução

A primeira vista, pode parecer que a AD76 RAID da DFI é uma versão "plus" da AD75 que testamos recentemente. Mas não tem nada a ver: a AD76 RAID tem muito mais recursos e, apesar do desempenho geral parecido com o da AD75, ela foi melhor do que a AD75 em nossos testes de desempenho 3D.

Placa-Mãe DFI AD76 RAID
Figura 1: DFI AD76 RAID.

Ao contrário da AD75, a AD76 RAID tem vários recursos extras. Para começar, as duas portas IDE ATA-133 adicionais que operam em sistema RAID e são controladas pelo chip Promise PDC20276. Nesta placa o chip recebeu uma etiqueta prateada em cima dele escrita "RAID".

Placa-Mãe DFI AD76 RAID
Figura 2: Portas IDE RAID e chip Promise PDC20276.

Por incrível que pareça, o que mais chamou a atenção nessa placa-mãe não foram as portas IDE adicionais, mas sim a quantidade de soquetes de memória que ela tem: são quatro soquetes DDR-DIMM, uma característica rara, já que a maioria das placas-mães tem três ou dois soquetes de memória. Apesar de aparentemente a capacidade máxima se manter em 3 GB de memória DDR-SDRAM, essa placa-mãe aceita módulos de memória com buffer (registered DIMM), onde a capacidade máxima de memória passa a ser 4 GB com o uso desse tipo de módulo. Além disso, é muito mais conveniente em termos de upgrade de memória a placa-mãe ter mais soquetes disponíveis.

Placa-Mãe DFI AD76 RAID
Figura 3: Ponto forte dessa placa-mãe: quatro soquetes DDR-DIMM.

Além de quatro soquetes de memória, essa placa-mãe tem ainda seis slots PCI, dois indicativos de uma placa-mãe de alto desempenho. Ao contrário da AD75, essa placa-mãe tem portas USB 2.0, controladas pelo chip VIA VT6202, e rede on-board, controlada pelo chip Realtek RTL8100L. O áudio on-board é de melhor qualidade do que o da AD75, pois usa o codec Realtek ALC650, que é de seis canais e oferece uma resolução maior e um menor nível de ruído.

Em termos de overclock, conseguimos colocar o nosso processador Athlon XP 1500+ rodando externamente a 166 MHz, o máximo de overclock que conseguimos com esse processador até hoje. A AD76 RAID oferece muito mais opções de overclock que a AD75 e, com certeza, um overclocker "duro na queda" conseguirá excelentes resultados de overclock com essa placa-mãe.

Se você está procurando por uma placa-mãe de alto desempenho com portas IDE RAID, portas USB 2.0, som e rede on-board de boa qualidade - e, de quebra, um soquete de memória a mais - e excelente capacidade de overclock, pode comprar a AD76 RAID sem se preocupar.

O CD-ROM que acompanha a placa-mãe é careta, só tendo os drivers e o manual da placa.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...