Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-Mãe DFI LAN Party Venus nF4 SLI-DR Expert

       
 48.346 Visualizações    Primeiras Impressões  
 1 comentário

Demos uma olhada na LANParty Venus nF4 SLI-DR da DFI, uma placa-mãe edição limitada topo de linha para processadores Athlon 64 e baseada no nForce 4 SLI.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A LANParty Venus nF4 SLI-DR Expert é uma placa-mãe lançada em edição limitada pela DFI. Ela é tão exclusiva que a DFI a comercializa dentro de uma caixa imitando um porta-jóias. Voltada para processadores soquete 939 e baseada no chipset NVIDIA nForce 4 SLI, a LANParty Venus nF4 SLI-DR Expert é uma placa-mãe topo de linha repleta de recursos extras. Neste artigo daremos uma olhada nesta placa.

Nas Figuras 1, 2 e 3 você pode ver o “porta-jóias” da LANParty Venus nF4 SLI-DR Expert. Preste atenção no selo engraçado “Made Only in Taiwan” (Feita apenas em Taiwan) na Figura 1. Em outras palavras, achamos que o que eles queriam dizer era: “Oi, esta não é uma placa-mãe xing-ling feita na China”. Mas dizer isso não seria politicamente correto...

Placa-Mãe DFI LAN Party Venus nF4 SLI-DR Expert
Figura 1: Caixa da placa-mãe DFI Venus nF4 SLI-DR Expert.

Placa-Mãe DFI LAN Party Venus nF4 SLI-DR Expert
Figura 2: Caixa da placa-mãe DFI Venus nF4 SLI-DR Expert.

Placa-Mãe DFI LAN Party Venus nF4 SLI-DR Expert
Figura 3: Caixa da placa-mãe DFI Venus nF4 SLI-DR Expert, aberta.

Como mencionamos, esta placa-mãe é baseada no nForce 4 SLI e, portanto, ela tem dois slots PCI Express x16 suportando a tecnologia SLI da NVIDIA. A LANParty Venus nF4 SLI-DR Expert tem ainda um slot PCI Express x1, um slot PCI Express x4 (esta é a primeira vez que vimos este tipo de slot em uma placas-mães voltada para usuário final) e três slots PCI.

Uma característica muito peculiar desta placa-mãe é seus capacitores: todos japoneses e de alumínio, como você pode ver na Figura 4.

Placa-Mãe DFI LAN Party Venus nF4 SLI-DR Expert
Figura 4: Detalhe da placa-mãe DFI Venus nF4 SLI-DR Expert. Preste atenção em seus capacitores.

Esta placa tem duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada pelo chipset em conjunto com o chip Vitesse VSC8201, que faz a interface com a camada física, e outra controlada pelo chip Marvel 88E8001. Na Figura 4 você pode ver esses dois chips no lado esquerdo (o terceiro chip é o Super I/O, da ITE).

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Porque não teve um teste pratico? Fiquei na maior expectativa! Mas nada de concreto sobre ela! Assim so posso dizer que é uma placa mãe muito bonita e que tem componetes de qualidade, mas queria ver mesmo era qual a vantagem que ela teria frente as outras soluções. Ou seja sera que vale a pena pagar tanto por qualidade ou seria mais viavel investir em uma soulução com um chipset mais atual, já que ela integra o nforce sli que é pci-e 8x8, E como já é possivel encontrar soluções com o nforce4-sli 16x16. Ex: Asus An832-sli, Msi diamond plus, etc etc..., e com o ati X3200 (RD580) que tambem é pc-e 16x16 e ainda apresenta algumas vantagens sobre o nforce4-sli. Ex: Asus A8r32-MVP DELUXE, ABIT AT8-32, etc... etc... Enfim acho que essa placa é muito cara pelo que ela oferece. Como é uma edição especial acho que a DFI deveria oferecer esta placa pela mesma faixa de preço das nf4-sli 8x8. E não por esse absurdo ($290).

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora