Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-Mãe DFI LANPARTY UT nF4 SLI-D

       
 138.787 Visualizações    Testes  
 38 comentários

Testamos a placa-mãe da DFI que é o sonho de todo overclocker, equipada com o chipset nForce4 SLI, para processadores Athlon 64 soquete 939. Confira!


Introdução

A DFI vem se destacando no mercado de placas-mães de alto desempenho com a sua linha LANPARTY, que é o sonho de gamemaníacos e adoradores de overclock.

Recebemos da DFI o modelo LANPARTY UT nF4 SLI-D que possui o chipset nForce4 SLI (Scalable Link Interface), que permite o uso de duas placas de vídeo PCI Express simultaneamente, teoricamente dobrando o desempenho 3D do sistema. Esta placa é para a plataforma soquete 939, ou seja, para processadores Athlon 64 e Athlon 64 FX.

É importante também que você saiba que existem placas-mães SLI que não usam o verdadeiro chipset nForce 4 SLI. O que ocorre é que a única diferença entre o nForce 4 Ultra e o nForce 4 SLI é a configuração de uma ponte existente no corpo do chipset. Alguns fabricantes – inclusive a própria DFI – descobriu isso e lançaram placas-mães com o chipset nForce 4 Ultra modificado para operar em modo SLI. A placa da DFI com esta característica é a LANPARTY UT nF4 Ultra-D.

Para baratear o custo, a DFI lançou os modelos da linha LANPARTY com a sigla UT. Eles não possuem o kit de acessórios composto pelo painel frontal FrontX, bolsa PC Transpo, conector de diagnósticos e kit de embelezamento dos cabos de força, mas em contrapartida possuem um preço menor, apresentando uma excelente relação custo/benefício. Já as placas com a sigla DR possuem quatro portas Serial ATA adicionais.


Figura 1: Placa-mãe DFI LANPARTY UT nF4 SLI-D.

O visual da LANPARTY UT nF4 SLI-D segue o padrão de outras placas da linha LANPARTY e é muito bonito. A placa tem a cor preta, os soquetes de memória são na cor laranja e amarelo, diferenciando os canais da memória, e todos os outros soquetes, slots e conectores são na cor amarela e os componentes coloridos – incluindo os cabos de dados – brilham quando expostos à luz negra, ou seja, perfeito para aqueles que curtem case mod.

O chipset nForce4 SLI é resfriado por um pequeno dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha) cromado. Essa ventoinha é extremamente silenciosa e utiliza a tecnologia de levitação magnética chamada de MAGLev desenvolvida pela Sunon. Esta tecnologia praticamente elimina o atrito interno da ventoinha, já que a sua parte móvel flutua magneticamente sobre o eixo, eliminando a vibração e o desgaste e aumentando sua eficiência e vida útil. Realmente impressionante.

Apesar do cuidado da DFI, quando instalamos duas placas de vídeo elas acabam encostando neste dissipador, o que pode acabar causando ruídos.


Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 SLI que utiliza a tecnologia MagLev.

A qualidade de construção da placa é excelente e todos os capacitores utilizados são da japonesa Chemi-com, que são de excelente qualidade. Outra mostra do cuidado da DFI são os dissipadores de calor instalados sobre todos os transistores do regulador de voltagem, assegurando maior estabilidade e vida útil para a placa.


Figura 3: Dissipadores de calor sobre os transistores do regulador de voltagem.

O maior atrativo da LANPARTY UT nF4 SLI-D é sem duvida a tecnologia SLI. Com ela é possível utilizar duas placas de vídeo PCI Express que, ligadas através de uma ponte, teoricamente podem até dobrar o desempenho gráfico do micro em jogos 3D. Para isso é necessário que as placas de vídeo sejam idênticas, de mesmo modelo e marca.


Figura 4: LANPARTY UT nF4 SLI-D em modo SLI.

Uma curiosidade. A DFI, apesar de empresa parceira da NVIDIA, não foi convidada a participar do lançamento de placas-mães baseadas na tecnologia SLI. Somente os chamados fabricantes de primeiro nível (ASUS, Gigabyte e MSI) foram chamados para essa parceria. Com isso, ela não recebeu da NVIDIA as especificações oficiais para a construção de placas-mães com tecnologia SLI.

Por conta disso, apesar de o chipset desta placa-mãe ser o nForce 4 SLI "verdadeiro", o modo SLI dessa placa-mãe é diferente do de outras placas-mães cujo fabricante teve o apoio oficial da NVIDIA para projetar seus modelos.

Para começar, para ativar o modo SLI desta placa-mãe é necessário mover seis conjuntos de jumpers para a posição SLI. O manuseio desses jumpers é incômodo e para amenizar isso a DFI incluiu na embalagem uma pinça que também pode ser usada para remover o chip do BIOS, no caso de uma gravação externa. Nas demais placas-mães SLI a mudança de modo "normal" para SLI é feito através de um cartão semelhante a um módulo de memória, é mais prática e fácil de usar do que o conjunto de jumpers da DFI.

Além disso, neste modelo da DFI quando os jumpers estão na posição SLI os dois slots PCI-Express x16 passam a trabalhar com largura de banda x8 e na posição normal o slot x16 da direita trabalha com largura de banda x16 e o slot x16 da esquerda passa a trabalhar como x2. Importante notar que isso ocorre em todas as placas-mães baseadas no nForce 4 SLI, não sendo um "problema" da placa da DFI.

Como vocês podem ver na Figura 4, em modo SLI sobra apenas um slot PCI e um PCI-Express x4 livre, o que pode trazer problemas para quem tem mais de uma placa PCI – uma placa de som PCI de alta qualidade junto com uma placa de captura de vídeo, por exemplo.


Figura 5: Conjunto de jumpers para ativar o modo SLI.


Figura 6: Ponte SLI, necessária para interligar as duas placas de vídeo.

Quando o modo SLI é ativado é necessário ligar mais um cabo de força na placa para suprir a maior demanda por corrente (ver Figura 2). Outra recomendação é utilizar uma fonte de alta qualidade com pelo menos 350 watts reais para duas GeForce 6600GT em modo SLI e pelo menos 450 watts reais para duas GeForce 6800GT em modo SLI.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Comprei um micro com a seguinte configuração:

- AMD Athlon 64 +3000 (soquete 939)

- MB DFI LANPARTY NF4 ULTRA-D

- 2 x 256MB DDR PC3200 Kingston KVR400X64C3A/256

- PCI-X MSI NX6600 256MB Geforce

- Fonte ATX 24-pin Seventean 420BKV

Bom .... pelo jeito meu problema está sendo as memórias. Esses pentes da Kingston não estão funcionando direito. Tipo, espetei os dois pentes da kingston nos Slots 2 e 4 (laranjas), liguei o micro, porém, no meio da instalação do Windows XP aparece aquela famosa telinha azul de erro. Ja testei essas memorias individualmente e o problema persistiu. Coloquei 1 pente de 512 DDR3200 Genérica e o micro funcionou normalmente, instalou o Win XP beleza.

Alguem possui essas memórias da kingston com essa DFI Lanparty ??? O que devo fazer para solucionar este problema ??

OBS: A Latencia da memoria na BIOS está tudo como AUTO pois não sei configurar manualmente.

Por favor, me ajudem !!! :muro::muro:

Grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive os mesmos problemas com essa placa-mãe, e resolvi aumentando a tensão das memos para 2.8v. Com menos q isso não funciona de jeito nenhum. Minhas memos são Corsair VS 2x512. E não to conseguindo passar de 205FSB nem com divisor nas memos para 166. Ou é a memo q não tá mt legal, ou algum ajuste fino nas temporizações q eu ainda não descobri, pois ela ta bugando o divisor. Não vejo a hora de comprar memos melhores.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, essa placa muito boa pelo o que eu li alguem podia nso ajuda no que se diz respeito a atualizar a bios dessa placa pra ela indentificar as novas instrucoes (sse3)...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a DFI LANPARTY NF4 SLI-DR possui 4 portas adicionais SATA, totalizando 8, já a DFI LANPARTY NF4 SLI-D possui apenas 4 portas

para atualizar a BIOS basta utilizar o winflash e baixar a nova versão do site da DFI que já tem suporte a SSE 3 e processadores binucleares

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu posso verificar a revisão da minha placa mãe DFI LANParty NF4 Ultra-D.

Eu utilizei o prog HWiNFO32 porém ela acusa revisão 1.0 eu acho que a revisão seria algo começando por A## sendo ## o numero da revisão. Vi isso em um review dessa placa.

Tipo tem alguma inscrição física na placa que eu possa verificar?

Grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem uma etiquetinha com a revisão na parte de baixo da placa-mãe, só não lembro se é em algum slot pci ou pci-e, como ela no gabinete não dá pra ver não, só se tentar colocar um espelho pequeno pra procurar

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera, eu queria saber quais são essas placas de video que estão conectadas nessa placa, queria sabe qual é o fabricante dela e tal. Outra perguntinha, Rpl quanto você pagou pelo seu pc??

Abraços

Rafael

PS: Moderadores, desculpe se eu fugi do assunto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.São duas 6600Gt uma da Leadtek e outra da XFX com bios modificada

Postado Originalmente por Rafael Smith@07 de junho de 2005, 01:27

aí galera, eu queria saber quais são essas placas de video que estão conectadas nessa placa, queria sabe qual é o fabricante dela e tal. Outra perguntinha, Rpl quanto você pagou pelo seu pc??

Abraços

Rafael

PS: Moderadores, desculpe se eu fugi do assunto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas consta no artigo que as placas de video tem que ser totalmente iguais, então eu acho q não pode ser duas placas de fabricantes diferentes (mesmo que o chipset seja igual, no caso nvidia 6600 GT)

Abraços

Rafael

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER Olá a todos, sou novo neste fórum e estou prestes a montar o meu micro. Depois de ler vários reviews e pesquisar bastante fiquei em dúvida entre duas placas-mãe e placa de vídeo: Gostaria da opinião de vocês para me ajudarem a decidir qual é o melhor conjunto placa-mãe+videocard para Athlon 64 3000 939:

1º) Abit AN8 + MSI NX6600 GT PCI-E

ou

2º) DFI Lanparty nF4 Ultra-D + Chaintech 6600 GT PCI-E

Não pretendo realizar OC intenso, vou usar a placa mãe escolhida quase como veio de fábrica.

Obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei a SLI-DR e não consigo instalar o xp por q dá a tela a zul, minhas memos sao corsair cas2.0 ddr400 1gb twin.

já tentei com uma memo sozinha e em bancos diferentes, mas não resolve.

no memtest da placa-mãe ela revela milhoes de erros nos testes 7 e 8.

eu não sei se as memorais estão quebradas ou não mas pra mim é alguma dakelas configuraçoes AUTO q a placa faz nas memorias q tá quebrando, porque já sou a 3a pessoa nesse forum com o mesmo problema....

vou entrar em contato com a loja anyway.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

Comprei uma DFI Lanparty Ultra-D, mas estranhei que além dos abituais conectores de energia da placa mãe (24 pinos + 4 pinos ao lado) ela possui mais dois conectores de energia, um de HD e um de disquete, para energia extra...

Gostaria de saber para que eles servem e se devem ser ligados.

Valeu...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou montando um PC com essa placa-mãe e gostaria de saber se com essas configuraçoes da pra fica legal.

Obs uma cara em outro topico que eu fiz, falou que é pouco processador pra muita placa de video.

placa-mãe : DFI LANPARTY NF4 SLI-DR

Memoria : DDR PC 3200 PQI 1GB DUAL CAS2 ULTRA

Processador : AMD ATHLON 64 3000 939 BOX VENICE CORE

Placa de video : XFX GEFORCE 7800 GTX PCI-E

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca!

Muito boa a sua configuração.

O outro carinha esta meio certo.

Com essa placa, você tem que que pensar sempre em overclock.

Ja vi muitas pessoas conseguirem redar o 3000 venice, q tem 1,8Ghz, a 2,4Ghz (3800+)facilmente.

porém, com toda essa sua configuração, eu pensaria em comprar o Athlon 64 3700 com o core SAN DIEGO, que atualmente é o mesmo core do FX-55.

O resto ta tudo 10!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal,

Eu estou com a seguinte configuração:

DFI LANPARTY NF4 SLI-DR

A64 3200+ Venice

1Gb (2 x 512Mb) Corsair Value (2.5 3 3 8) - é eu sei.. mas é o que deu por enquanto.... :(

2 Chaintech 6600GT em SLi

Fonte ENERMAX 460W (atenção para a corrente na linha 12V que deve fornecer 34A em caso de SLi)

E não tive nenhum problema até agora... a máquina está 100% !!! A temp. não passa de 32º em idle e 38 em FULL !

Tá tudo rodando belezinha !!

Abraços

Caverna :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal...

Sou usuário recente do fórum e tenho procurado informações para montar meu pc.

Pois bem, hoje comprei as peças e montei aqui... são elas:

DFI Lanparty UT NF4-D

Athlon 64 3000+ BOX Venice

2 memórias Kingston 512mb DDR400 em dual channel

ATI Radeon X600XT

Em primeiro lugar gostaria de saber se essa é uma configuração boa para o nivel atual dos computadores intermediarios do mercado...

Em segundo, tenho algumas duvidas...

Não consegui em hipótese alguma fazer funcionar no XP SP2 a rede on-board. O windows reconhece dois hardwares: o nvidia (rede onboard) e um outro que é identificado apenas por um numero, esse segundo sempre ATIVO e o primeiro sempre dando "Cabo de rede desconectado".

Instalei os drivers da placa-mãe...

A minha solução foi colocar uma placa de rede pci que eu tinha pra poder acessar a internet, mas toda vez que reinicio o meu windows, novamente ele reconhece ao iniciiar, a rede on board e um driver que o windows diz estar ativo mas não consigo conexao nenhuma com ele, e mais a rede pci instalada porém inativa.

Alguém poderia me dar uma luz?

Muito obrigado!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera... gostei muito dessa placa, apesar de não entender direito como se overclock, mas tambem estou em dúvida entre essas outras duas placas:

*ABIT AN8-SLI ATX AMD Motherboard (Possivelmente o modelo Fat4l1ty)

*ASUS A8N-SLi Premium Motherboard

me deêm uma ajuda para eu poder comprar o melhor conjunto com estes componentes:

-AMD Athlon 64 3000+ Winchester Core

-CORSAIR XMS 1GB (2 x 512MB) 184-Pin DDR SDRAM Dual Channel

-eVGA 6800GT 256mb PCI-Express

-HD Western Digital SATA 36.7gb 10.000rpm

muito obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por RPL@16 de maio de 2005, 22:53

Comprei um micro com a seguinte configuração:

- AMD Athlon 64 +3000 (soquete 939)

- MB DFI LANPARTY NF4 ULTRA-D

- 2 x 256MB DDR PC3200 Kingston KVR400X64C3A/256

- PCI-X MSI NX6600 256MB Geforce

- Fonte ATX 24-pin Seventean 420BKV

Bom .... pelo jeito meu problema está sendo as memórias. Esses pentes da Kingston não estão funcionando direito. Tipo, espetei os dois pentes da kingston nos Slots 2 e 4 (laranjas), liguei o micro, porém, no meio da instalação do Windows XP aparece aquela famosa telinha azul de erro. já testei essas memorias individualmente e o problema persistiu. Coloquei 1 pente de 512 DDR3200 Genérica e o micro funcionou normalmente, instalou o Win XP beleza.

Alguem possui essas memórias da kingston com essa DFI Lanparty ??? O que devo fazer para solucionar este problema ??

OBS: A Latencia da memoria na BIOS está tudo como AUTO pois não sei configurar manualmente.

Por favor, me ajudem !!! :muro:  :muro:

Grato

Beleza amigo, mas vem cá, você achou aonde esse processador Athlon64 939? e pagou qt? seu problema deve ser com as memo mesmo, tbem tive esse problema, mas com outra placa, de MSI.. depois de umas pauladas q eu di na memo ela vouto à funga, ma paro em 3 dias de uso, tequei fogo, eita bichinho ruim d + da conta. Comprei umas Samsung 512Mb DDR400/PC3200, uma belezinha e não estão cara, aí eu peguei duas, estava em promoção, ma 15%, faz 190 x 15% pra tu vê. valeu e posta aí minha pergunta :joia: !! :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava lendo e vi num site que o overclock dela é muito complicado, isso é verdade? Já encomendei a minha só que ela é a LanParty mais básica. Será que eu vou conseguir fazer algo, mesmo sendo um overclocker iniciante? Alguém sabe de algum tutorial para essa placa?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é uma das melhores placas skt 939 em over, ela tem muitas opções por isso pode ser meio difícil.. mais é so entrar aqui mesmo no clube na parte de over em A64 q você vai entender sim.. não tem erro..!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por TonhoDM@14 de julho de 2005, 19:15

Galera...

Comprei uma DFI Lanparty Ultra-D, mas estranhei que além dos abituais conectores de energia da placa mãe (24 pinos + 4 pinos ao lado) ela possui mais dois conectores de energia, um de HD e um de disquete, para energia extra...

Gostaria de saber para que eles servem e se devem ser ligados.

Valeu...

Opa .. viu esse conectores devem ser ligados sim ok??

abraços!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora