Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe DFI LANPARTY UT nF4 SLI-D

       
 139.425 Visualizações    Testes  
 38 comentários

Testamos a placa-mãe da DFI que é o sonho de todo overclocker, equipada com o chipset nForce4 SLI, para processadores Athlon 64 soquete 939. Confira!

Placa-Mãe DFI LANPARTY UT nF4 SLI-D

Introdução

A DFI vem se destacando no mercado de placas-mães de alto desempenho com a sua linha LANPARTY, que é o sonho de gamemaníacos e adoradores de overclock.

Recebemos da DFI o modelo LANPARTY UT nF4 SLI-D que possui o chipset nForce4 SLI (Scalable Link Interface), que permite o uso de duas placas de vídeo PCI Express simultaneamente, teoricamente dobrando o desempenho 3D do sistema. Esta placa é para a plataforma soquete 939, ou seja, para processadores Athlon 64 e Athlon 64 FX.

É importante também que você saiba que existem placas-mães SLI que não usam o verdadeiro chipset nForce 4 SLI. O que ocorre é que a única diferença entre o nForce 4 Ultra e o nForce 4 SLI é a configuração de uma ponte existente no corpo do chipset. Alguns fabricantes – inclusive a própria DFI – descobriu isso e lançaram placas-mães com o chipset nForce 4 Ultra modificado para operar em modo SLI. A placa da DFI com esta característica é a LANPARTY UT nF4 Ultra-D.

Para baratear o custo, a DFI lançou os modelos da linha LANPARTY com a sigla UT. Eles não possuem o kit de acessórios composto pelo painel frontal FrontX, bolsa PC Transpo, conector de diagnósticos e kit de embelezamento dos cabos de força, mas em contrapartida possuem um preço menor, apresentando uma excelente relação custo/benefício. Já as placas com a sigla DR possuem quatro portas Serial ATA adicionais.


Figura 1: Placa-mãe DFI LANPARTY UT nF4 SLI-D.

O visual da LANPARTY UT nF4 SLI-D segue o padrão de outras placas da linha LANPARTY e é muito bonito. A placa tem a cor preta, os soquetes de memória são na cor laranja e amarelo, diferenciando os canais da memória, e todos os outros soquetes, slots e conectores são na cor amarela e os componentes coloridos – incluindo os cabos de dados – brilham quando expostos à luz negra, ou seja, perfeito para aqueles que curtem case mod.

O chipset nForce4 SLI é resfriado por um pequeno dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha) cromado. Essa ventoinha é extremamente silenciosa e utiliza a tecnologia de levitação magnética chamada de MAGLev desenvolvida pela Sunon. Esta tecnologia praticamente elimina o atrito interno da ventoinha, já que a sua parte móvel flutua magneticamente sobre o eixo, eliminando a vibração e o desgaste e aumentando sua eficiência e vida útil. Realmente impressionante.

Apesar do cuidado da DFI, quando instalamos duas placas de vídeo elas acabam encostando neste dissipador, o que pode acabar causando ruídos.


Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 SLI que utiliza a tecnologia MagLev.

A qualidade de construção da placa é excelente e todos os capacitores utilizados são da japonesa Chemi-com, que são de excelente qualidade. Outra mostra do cuidado da DFI são os dissipadores de calor instalados sobre todos os transistores do regulador de voltagem, assegurando maior estabilidade e vida útil para a placa.


Figura 3: Dissipadores de calor sobre os transistores do regulador de voltagem.

O maior atrativo da LANPARTY UT nF4 SLI-D é sem duvida a tecnologia SLI. Com ela é possível utilizar duas placas de vídeo PCI Express que, ligadas através de uma ponte, teoricamente podem até dobrar o desempenho gráfico do micro em jogos 3D. Para isso é necessário que as placas de vídeo sejam idênticas, de mesmo modelo e marca.


Figura 4: LANPARTY UT nF4 SLI-D em modo SLI.

Uma curiosidade. A DFI, apesar de empresa parceira da NVIDIA, não foi convidada a participar do lançamento de placas-mães baseadas na tecnologia SLI. Somente os chamados fabricantes de primeiro nível (ASUS, Gigabyte e MSI) foram chamados para essa parceria. Com isso, ela não recebeu da NVIDIA as especificações oficiais para a construção de placas-mães com tecnologia SLI.

Por conta disso, apesar de o chipset desta placa-mãe ser o nForce 4 SLI "verdadeiro", o modo SLI dessa placa-mãe é diferente do de outras placas-mães cujo fabricante teve o apoio oficial da NVIDIA para projetar seus modelos.

Para começar, para ativar o modo SLI desta placa-mãe é necessário mover seis conjuntos de jumpers para a posição SLI. O manuseio desses jumpers é incômodo e para amenizar isso a DFI incluiu na embalagem uma pinça que também pode ser usada para remover o chip do BIOS, no caso de uma gravação externa. Nas demais placas-mães SLI a mudança de modo "normal" para SLI é feito através de um cartão semelhante a um módulo de memória, é mais prática e fácil de usar do que o conjunto de jumpers da DFI.

Além disso, neste modelo da DFI quando os jumpers estão na posição SLI os dois slots PCI-Express x16 passam a trabalhar com largura de banda x8 e na posição normal o slot x16 da direita trabalha com largura de banda x16 e o slot x16 da esquerda passa a trabalhar como x2. Importante notar que isso ocorre em todas as placas-mães baseadas no nForce 4 SLI, não sendo um "problema" da placa da DFI.

Como vocês podem ver na Figura 4, em modo SLI sobra apenas um slot PCI e um PCI-Express x4 livre, o que pode trazer problemas para quem tem mais de uma placa PCI – uma placa de som PCI de alta qualidade junto com uma placa de captura de vídeo, por exemplo.


Figura 5: Conjunto de jumpers para ativar o modo SLI.


Figura 6: Ponte SLI, necessária para interligar as duas placas de vídeo.

Quando o modo SLI é ativado é necessário ligar mais um cabo de força na placa para suprir a maior demanda por corrente (ver Figura 2). Outra recomendação é utilizar uma fonte de alta qualidade com pelo menos 350 watts reais para duas GeForce 6600GT em modo SLI e pelo menos 450 watts reais para duas GeForce 6800GT em modo SLI.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Comprei um micro com a seguinte configuração:

- AMD Athlon 64 +3000 (soquete 939)

- MB DFI LANPARTY NF4 ULTRA-D

- 2 x 256MB DDR PC3200 Kingston KVR400X64C3A/256

- PCI-X MSI NX6600 256MB Geforce

- Fonte ATX 24-pin Seventean 420BKV

Bom .... pelo jeito meu problema está sendo as memórias. Esses pentes da Kingston não estão funcionando direito. Tipo, espetei os dois pentes da kingston nos Slots 2 e 4 (laranjas), liguei o micro, porém, no meio da instalação do Windows XP aparece aquela famosa telinha azul de erro. Ja testei essas memorias individualmente e o problema persistiu. Coloquei 1 pente de 512 DDR3200 Genérica e o micro funcionou normalmente, instalou o Win XP beleza.

Alguem possui essas memórias da kingston com essa DFI Lanparty ??? O que devo fazer para solucionar este problema ??

OBS: A Latencia da memoria na BIOS está tudo como AUTO pois não sei configurar manualmente.

Por favor, me ajudem !!! :muro::muro:

Grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive os mesmos problemas com essa placa-mãe, e resolvi aumentando a tensão das memos para 2.8v. Com menos q isso não funciona de jeito nenhum. Minhas memos são Corsair VS 2x512. E não to conseguindo passar de 205FSB nem com divisor nas memos para 166. Ou é a memo q não tá mt legal, ou algum ajuste fino nas temporizações q eu ainda não descobri, pois ela ta bugando o divisor. Não vejo a hora de comprar memos melhores.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, essa placa muito boa pelo o que eu li alguem podia nso ajuda no que se diz respeito a atualizar a bios dessa placa pra ela indentificar as novas instrucoes (sse3)...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a DFI LANPARTY NF4 SLI-DR possui 4 portas adicionais SATA, totalizando 8, já a DFI LANPARTY NF4 SLI-D possui apenas 4 portas

para atualizar a BIOS basta utilizar o winflash e baixar a nova versão do site da DFI que já tem suporte a SSE 3 e processadores binucleares

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu posso verificar a revisão da minha placa mãe DFI LANParty NF4 Ultra-D.

Eu utilizei o prog HWiNFO32 porém ela acusa revisão 1.0 eu acho que a revisão seria algo começando por A## sendo ## o numero da revisão. Vi isso em um review dessa placa.

Tipo tem alguma inscrição física na placa que eu possa verificar?

Grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem uma etiquetinha com a revisão na parte de baixo da placa-mãe, só não lembro se é em algum slot pci ou pci-e, como ela no gabinete não dá pra ver não, só se tentar colocar um espelho pequeno pra procurar

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera, eu queria saber quais são essas placas de video que estão conectadas nessa placa, queria sabe qual é o fabricante dela e tal. Outra perguntinha, Rpl quanto você pagou pelo seu pc??

Abraços

Rafael

PS: Moderadores, desculpe se eu fugi do assunto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.São duas 6600Gt uma da Leadtek e outra da XFX com bios modificada

Postado Originalmente por Rafael Smith@07 de junho de 2005, 01:27

aí galera, eu queria saber quais são essas placas de video que estão conectadas nessa placa, queria sabe qual é o fabricante dela e tal. Outra perguntinha, Rpl quanto você pagou pelo seu pc??

Abraços

Rafael

PS: Moderadores, desculpe se eu fugi do assunto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas consta no artigo que as placas de video tem que ser totalmente iguais, então eu acho q não pode ser duas placas de fabricantes diferentes (mesmo que o chipset seja igual, no caso nvidia 6600 GT)

Abraços

Rafael

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER Olá a todos, sou novo neste fórum e estou prestes a montar o meu micro. Depois de ler vários reviews e pesquisar bastante fiquei em dúvida entre duas placas-mãe e placa de vídeo: Gostaria da opinião de vocês para me ajudarem a decidir qual é o melhor conjunto placa-mãe+videocard para Athlon 64 3000 939:

1º) Abit AN8 + MSI NX6600 GT PCI-E

ou

2º) DFI Lanparty nF4 Ultra-D + Chaintech 6600 GT PCI-E

Não pretendo realizar OC intenso, vou usar a placa mãe escolhida quase como veio de fábrica.

Obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei a SLI-DR e não consigo instalar o xp por q dá a tela a zul, minhas memos sao corsair cas2.0 ddr400 1gb twin.

já tentei com uma memo sozinha e em bancos diferentes, mas não resolve.

no memtest da placa-mãe ela revela milhoes de erros nos testes 7 e 8.

eu não sei se as memorais estão quebradas ou não mas pra mim é alguma dakelas configuraçoes AUTO q a placa faz nas memorias q tá quebrando, porque já sou a 3a pessoa nesse forum com o mesmo problema....

vou entrar em contato com a loja anyway.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

Comprei uma DFI Lanparty Ultra-D, mas estranhei que além dos abituais conectores de energia da placa mãe (24 pinos + 4 pinos ao lado) ela possui mais dois conectores de energia, um de HD e um de disquete, para energia extra...

Gostaria de saber para que eles servem e se devem ser ligados.

Valeu...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou montando um PC com essa placa-mãe e gostaria de saber se com essas configuraçoes da pra fica legal.

Obs uma cara em outro topico que eu fiz, falou que é pouco processador pra muita placa de video.

placa-mãe : DFI LANPARTY NF4 SLI-DR

Memoria : DDR PC 3200 PQI 1GB DUAL CAS2 ULTRA

Processador : AMD ATHLON 64 3000 939 BOX VENICE CORE

Placa de video : XFX GEFORCE 7800 GTX PCI-E

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca!

Muito boa a sua configuração.

O outro carinha esta meio certo.

Com essa placa, você tem que que pensar sempre em overclock.

Ja vi muitas pessoas conseguirem redar o 3000 venice, q tem 1,8Ghz, a 2,4Ghz (3800+)facilmente.

porém, com toda essa sua configuração, eu pensaria em comprar o Athlon 64 3700 com o core SAN DIEGO, que atualmente é o mesmo core do FX-55.

O resto ta tudo 10!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal,

Eu estou com a seguinte configuração:

DFI LANPARTY NF4 SLI-DR

A64 3200+ Venice

1Gb (2 x 512Mb) Corsair Value (2.5 3 3 8) - é eu sei.. mas é o que deu por enquanto.... :(

2 Chaintech 6600GT em SLi

Fonte ENERMAX 460W (atenção para a corrente na linha 12V que deve fornecer 34A em caso de SLi)

E não tive nenhum problema até agora... a máquina está 100% !!! A temp. não passa de 32º em idle e 38 em FULL !

Tá tudo rodando belezinha !!

Abraços

Caverna :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal...

Sou usuário recente do fórum e tenho procurado informações para montar meu pc.

Pois bem, hoje comprei as peças e montei aqui... são elas:

DFI Lanparty UT NF4-D

Athlon 64 3000+ BOX Venice

2 memórias Kingston 512mb DDR400 em dual channel

ATI Radeon X600XT

Em primeiro lugar gostaria de saber se essa é uma configuração boa para o nivel atual dos computadores intermediarios do mercado...

Em segundo, tenho algumas duvidas...

Não consegui em hipótese alguma fazer funcionar no XP SP2 a rede on-board. O windows reconhece dois hardwares: o nvidia (rede onboard) e um outro que é identificado apenas por um numero, esse segundo sempre ATIVO e o primeiro sempre dando "Cabo de rede desconectado".

Instalei os drivers da placa-mãe...

A minha solução foi colocar uma placa de rede pci que eu tinha pra poder acessar a internet, mas toda vez que reinicio o meu windows, novamente ele reconhece ao iniciiar, a rede on board e um driver que o windows diz estar ativo mas não consigo conexao nenhuma com ele, e mais a rede pci instalada porém inativa.

Alguém poderia me dar uma luz?

Muito obrigado!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera... gostei muito dessa placa, apesar de não entender direito como se overclock, mas tambem estou em dúvida entre essas outras duas placas:

*ABIT AN8-SLI ATX AMD Motherboard (Possivelmente o modelo Fat4l1ty)

*ASUS A8N-SLi Premium Motherboard

me deêm uma ajuda para eu poder comprar o melhor conjunto com estes componentes:

-AMD Athlon 64 3000+ Winchester Core

-CORSAIR XMS 1GB (2 x 512MB) 184-Pin DDR SDRAM Dual Channel

-eVGA 6800GT 256mb PCI-Express

-HD Western Digital SATA 36.7gb 10.000rpm

muito obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por RPL@16 de maio de 2005, 22:53

Comprei um micro com a seguinte configuração:

- AMD Athlon 64 +3000 (soquete 939)

- MB DFI LANPARTY NF4 ULTRA-D

- 2 x 256MB DDR PC3200 Kingston KVR400X64C3A/256

- PCI-X MSI NX6600 256MB Geforce

- Fonte ATX 24-pin Seventean 420BKV

Bom .... pelo jeito meu problema está sendo as memórias. Esses pentes da Kingston não estão funcionando direito. Tipo, espetei os dois pentes da kingston nos Slots 2 e 4 (laranjas), liguei o micro, porém, no meio da instalação do Windows XP aparece aquela famosa telinha azul de erro. já testei essas memorias individualmente e o problema persistiu. Coloquei 1 pente de 512 DDR3200 Genérica e o micro funcionou normalmente, instalou o Win XP beleza.

Alguem possui essas memórias da kingston com essa DFI Lanparty ??? O que devo fazer para solucionar este problema ??

OBS: A Latencia da memoria na BIOS está tudo como AUTO pois não sei configurar manualmente.

Por favor, me ajudem !!! :muro:  :muro:

Grato

Beleza amigo, mas vem cá, você achou aonde esse processador Athlon64 939? e pagou qt? seu problema deve ser com as memo mesmo, tbem tive esse problema, mas com outra placa, de MSI.. depois de umas pauladas q eu di na memo ela vouto à funga, ma paro em 3 dias de uso, tequei fogo, eita bichinho ruim d + da conta. Comprei umas Samsung 512Mb DDR400/PC3200, uma belezinha e não estão cara, aí eu peguei duas, estava em promoção, ma 15%, faz 190 x 15% pra tu vê. valeu e posta aí minha pergunta :joia: !! :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava lendo e vi num site que o overclock dela é muito complicado, isso é verdade? Já encomendei a minha só que ela é a LanParty mais básica. Será que eu vou conseguir fazer algo, mesmo sendo um overclocker iniciante? Alguém sabe de algum tutorial para essa placa?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é uma das melhores placas skt 939 em over, ela tem muitas opções por isso pode ser meio difícil.. mais é so entrar aqui mesmo no clube na parte de over em A64 q você vai entender sim.. não tem erro..!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por TonhoDM@14 de julho de 2005, 19:15

Galera...

Comprei uma DFI Lanparty Ultra-D, mas estranhei que além dos abituais conectores de energia da placa mãe (24 pinos + 4 pinos ao lado) ela possui mais dois conectores de energia, um de HD e um de disquete, para energia extra...

Gostaria de saber para que eles servem e se devem ser ligados.

Valeu...

Opa .. viu esse conectores devem ser ligados sim ok??

abraços!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×