Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe ECS L4IBAE

       
 40.870 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe ECS L4IBAE, baseada no chipset Intel 845E, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ECS (http://www.ecs.com.tw) está realmente fazendo um bom trabalho, especialmente nesses últimos modelos de placas-mães que testamos. A L4IBAE conseguiu atingir o posto de placa-mãe mais rápida de Pentium 4 que já testamos até hoje. Incrível, pois não se trata de uma placa-mãe de um dos fabricantes mais propensos a atingir este posto! Ela obteve resultados ainda melhores que a P4VXAD, também da ECS, especialmente nos testes de desempenho de disco e desempenho 3D. Se você está procurando uma placa-mãe para Pentium 4 baseada no chipset Intel 845E que una bom desempenho e baixo preço, pode comprar a ECS L4IBAE sem medo!



Figura 1: Placa-mãe ECS L4IBAE.

Essa placa-mãe tem vários recursos extras. Apesar de o chipset Intel 845E permitir trabalhar externamente a 133 MHz, as portas IDE dele são ATA-100. As duas portas IDE RAID adicionais dessa placa-mãe são controladas pelo famoso chip Promise PDC20265R, que (infelizmente) também são ATA-100. Esse é, ao nosso ver, o único ponto fraco dessa placa-mãe, mas não chega a incomodar, já que os discos ATA-133 ainda são raros aqui no Brasil.

 



Figura 2: Detalhe das portas IDE RAID da placa-mãe ECS L4IBAE.

Mas o grande recurso extra dessa placa-mãe é ter duas portas FireWire (IEEE1394), controladas pelo chip VIA VT6306, que podemos ver na Figura 2.

Ela traz ainda rede on-board, produzido pelo chip Realtek RTL8100B, e som on-board de seis canais, produzido com o auxílio do Codec C-Media CMI9738, que é um Codec de resolução de 18 bits (normalmente os codecs são de 16 bits).

As quinas da placa-mãe são arredondadas (ver Figura 2), de forma a evitar que o técnico se machuque durante a instalação da placa-mãe.

O gerador de clock usado por esta placa-mãe, o ICS 950220AF é um pouco melhor do que os usados nas demais placa-mãe da ECS, mas continua sendo fraco em termos de configurações de clock. O overclock dessa placa-mãe, assim como ocorre com todas as demais placas-mães da ECS que já testamos até hoje, não é grandes coisas.

O CD-ROM que acompanha a placa-mãe é o tradicional da ECS e traz gratuitamente alguns aplicativos, como o PC-Cillin, o CDGhost, o PCDJ, o Recovery Genius e o PageABC.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×