Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ECS Z77H2-AX


     35.465 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe ECS Z77H2-AX

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z77 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 (RAID 0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe tem duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061 (sem suporte para RAID). Essas portas estão localizadas na borda da placa-mãe, rotacionadas 90° e, portanto, a instalação de placas de vídeo não as bloquearão. Infelizmente o fabricante usou a mesma cor em todas as portas, dificultando a sua identificação. Ver Figura 5.

ECS Z77H2-AX
Figura 5: As duas portas SATA-300, as duas portas SATA-600 controladas pelo chipset e as duas portas SATA-600 controladas pelo chip adicional

Esta placa-mãe também tem duas portas eSATA-300 independentes, que são controladas pelo chipset.

O chipset Intel Z77 suporta 14 portas USB 2.0 e quatro portas USB 3.0. A ECS Z77H2-AX oferece seis portas USB 2.0, quatro disponíveis no painel traseiro da placa-mãe e duas em um conector localizado na placa-mãe, e seis portas USB 3.0, quatro soldadas no painel traseiro e duas disponíveis através de um conector localizado na placa-mãe. As duas portas USB 3.0 adicionais localizadas no painel traseiro são controladas por um chip Texas Instruments TUSB7320. A placa-mãe vem com um painel de 3,5” contendo duas portas USB 3.0, portanto você pode usar o conector USB 3.0 interno caso o seu gabinete não tenha portas USB 3.0 usando este tipo de conector.

A ECS Z77H2-AX não suporta portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892, que é um componente intermediário. Este componente apresenta relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Para um produto ser considerado topo de linha, nós preferimos ver um codec de áudio melhor, com relação sinal/ruído de pelo menos 100 dB.

A placa-mãe tem uma saída SPDIF óptica, e você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou enviar o áudio digital para placas de vídeo antigas que requeiram uma conexão física para ter áudio digital em suas saídas HDMI usando o conector “SPDIF_O” disponível.

As saídas de áudio analógico são independentes apenas se você usar um conjunto de caixas acústicas 5.1; se você instalar um conjunto de caixas acústicas 7.1, você terá de usar os  conectores “entrada de microfone” (“mic in”) ou “entrada de linha” (“line in”).

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111E.

Na Figura 6 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com um adaptador Bluetooth, quatro portas USB 2.0, duas portas eSATA-300, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, saída VGA, saída HDMI, adaptador Wi-Fi, quatro portas USB 3.0, porta Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e conectores de áudio analógico.

ECS Z77H2-AX
Figura 6: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

placa d encher os olhos:)....é inacreditável como a ECs de uns anos pra cá vem evoluindo deixou de brigar com a falida pcchips e comprada pela propiá ecs e passou a briga conta as grandes do mercado...mas é inacreditável e uma placa de alto nível não tenha um codec de áudio de alto nível..:(:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pontos negativos: os slots de memoria deveria vir com duas cores, assim saberia a correta instalação caso você user dois pentes de memoria, as portas sata 300 e 600 deveria vir com cores diferentes, assim ficaria mais fácil a identificação da portas.

A saída VGA analógico já está obsoleto para os padrões atuais, as atuais placas de vídeos não vem mais com esse tipo de conecto, já que é uma placa top de linha, deveria ser substituído por uma saída DVI.

Já que uma placa mãe top de linha deveria vir com um codec de áudio de alto nível, 8.1

Pontos positivos: regulador de tensão de 12 fases, assim você consegue um overclock mais estável, EFI AMI BIOS

6 portas usb 3.0, geralmente as placas mães top de linha vem com quatro.

Se você instala duas placas de vídeos, os dois slot pci ex vão trabalha a 16x, sendo que o terceiro trabalha a 8x.

Placa mãe muito bonita, muito bem projetada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...