Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe EVGA X58 SLI

       
 77.897 Visualizações    Primeiras Impressões  
 15 comentários

A EVGA, tradicional parceira da NVIDIA, decidiu fabricar uma placa-mãe baseada no chipset Intel X58. Vamos dar uma olhada nesta placa-mãe topo de linha para processadores Core i7.

Placa-Mãe EVGA X58 SLI
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A EVGA, tradicional parceira da NVIDIA, decidiu fabricar uma placa-mãe baseada no chipset Intel X58 juntamente com o chip ponte sul ICH10R, chamada EVGA X58 SLI. Esta é uma placa-mãe topo de linha para processadores Core i7, equipada com três slots PCI Express x16, suporte ao modo SLI (finalmente), um bom circuito regulador de tensão com 10 fases, bobinas de ferrite, capacitores sólidos, seis soquetes de memória e muito mais. Vamos dar uma olhada nesta placa-mãe e o que você deve esperar dela.

EVGA X58 SLI
Figura 1: Placa-mãe EVGA X58 SLI.

A primeira coisa que nos chamou atenção nesta placa-mãe foi o uso de apenas capacitores sólidos de alumínio.

A EVGA X58 SLI tem três slots PCI Express 2.0 x16, um slot PCI Express x1 e dois slots PCI. O terceiro slot x16 trabalha a x8, já que o chipset Intel X58 ofecerece suporte para apenas duas pistas x16. O segundo slot x16 pode trabalhar a x16 (quando duas placas de vídeo são instaladas) ou a x8 (quando três placas de vídeo são instaladas). O primeiro slot sempre trabalha a x16.

EVGA X58 SLI
Figura 2: Slots.

Placas-mãe com mais de um slot PCI Express x16 baseadas nos chipsets Intel têm sempre suportado a configuração CrossFire, mas nunca a configuração SLI da NVIDIA, sendo esta a principal desvantagem em ter uma placa-mãe baseada na plataforma Intel com mais de um slot x16. A única exceção foi a placa-mãe Intel topo de linha DX5400XS “Skulltrail”, que tem alguns pequenos chips pontes NVIDIA para fazer isto acontecer. Esta placa, no entanto, não é voltada para os usuários comuns, já que tem dois soquetes LGA771 e suporta apenas memórias FB-DIMM.

A EVGA X58 SLI e algumas outras places-mãe baseadas no chipset Intel X58, no entanto, suportam o modo SLI. O suporte ao SLI com chipset Intel é possível se o fabricante da placa-mãe pagar uma taxa de royalty para a NVIDIA e o produto passar pelo programa de certificação NVIDIA, que é o caso da presente placa-mãe. Portanto você verá no mercado placas-mães baseadas no chipset Intel X58 com e sem suporte ao SLI. A propósito, em teoria o suporte ao SLI aumenta o custo de fabricação da placa-mãe – pois o fabricante precisa pagar royalties e passar por um processo de certificação – e certamente refletirá no preço final do produto.

O suporte ao SLI é habilitado a nível de driver, portanto nenhum chip ponte da NVIDIA é usado nesta placa-mãe.

A EVGA disse que esta placa-mãe pode rodar o modo SLI com três placas de vídeo (SLI de três de vias), enquanto que outras placas-mães X58 que já vimos não informam esta capacidade.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


A minha já está aqui, funcionando muito bem já ha uns 15 dias. Tenho um tópico de testes em construção do meu sistema, que deve ficar pronto até semana que vem, com a chegada do SLI de GTX285.

O "Primeiras impressões" do CdH ficou muito bom, faltou apenas apontar um detalhe no uso das memórias: a placa tem 3 slots de memória DDR3 na cor verde e 3 na cor preta. Se for usar apenas 3 pentes de meória em triple-channel (3gb ou 6gb), a EVGA recomenda a utilização dos slots VERDES inicialmente.

Como a placa também não foi ligada, não tiveram acesso a, na minha modesta opinião, dois dos mais importantes novos recursos, um na BIOS e outro no DVD de drivers e programas.

O primeiro ótimo recurso presente na BIOS é a opção de habilitar ou desabilitar o vdroop (queda de tensão).

Chega de ficar passando grafite em circuito e perdendo a garantia da placa. O que você setar de tensão para a CPU na BIOS com o vdroop desabilitado, é exatamente a mesma tensão que você terá no windows.

Esse recurso, pra quem faz overclock como eu, é fundamental. Tenho visto reclamações em fóruns americanos de usuários de outras placas sem isso, como a Gigabyte X58 Extreme, que devido ao vdroop, os valores finais de overclock do i7 não tem sido nada satisfatórios.

Parece que teve um dedinho do famoso overclocker Peter SHAMINO nessa história.

E o outro ponto a ser destacado é o maravilhoso software E-LEET, desenvolvido em parceria da EVGA com o pessoal da CPUID.

O E-LEET é um CPU-Z com algumas opções a mais, entre elas duas abas com recusros para se fazer overclock através do windows. Num aba, aumenta-se o QPI e o multiplicador da CPU, na outra aba regula-se a tensão. E na nova versão disponível (1.40) tem-se a opção (também presente na bios da placa) de se criar até 8 profiles com parâmentros de overclock (QPI e voltagens).

Daí não precisa ter uma "caderneta" com dados da bios anotados pra se lembrar que valores usou em overclocks bem sucedidos.

Outro ponto que não citei, mas acabei de me lembrar, a ser destacado, é a presença na bios de um recurso chamdo "EXTREME COOLING", onde há duas opções, uma preparação prévia da placa para refrigeração com Phase Changes (até -50°C) e outra para refrigeração a nitrogênio líquido (abaixo de -100°C).

Nem tudo são flores, como eu uso 3 sistemas operacionais diferentes, o XP 32bits, o Vista 64bits e o Seven 64bits, eu instalei o XP num HD Velociraptor de 300gb ligado numa porta SATA controlada pelo ICH10R, o Seven está no outro HD Seagate 500gb 32mb também utilizado pra backup tmbém numa porta SATA do ICH10R e o Vista está em dois HDs Seagate de 250gb em raid 0. Só que o chipset sul ICH10R só dá na BIOS a opção de HDs ligados em raid ou HDs em IDE/ SATA. Para que o raid seja reconhecido em todos os sitemas operacionais, bem como os outros dois HDs, eu precisei instalar o raid nas portas SATA vermelhas controladas pelo JMicron JMB363...e vou falar pra vocês, isso "capou" um bocado o desempenho do raid. Além desse JMicron ser uma tartaruguinha, essa placa tem um probleminha crônico de taxa de transferência de dados em todas as suas controladoras SATA, que esperamos ser solucionados com atualizações de BIOS.

Graças a essa bagunça de controladoras SATA e raid, eu acabei perdendo 4 meses de evolução no Call of Duty 4 (já era Commander 5 stars, voltei pra soldado) porque confiei que os dados do meu raid 0 arquitetados pelo 780i fossem ser lidos pelo ICH10R, e isso não aconteceu.

Em resumo, uma placa sem a perfumaria da Asus Rampage II Extreme e seus US$ 400.00, e claramente voltada ao público que aprecia um bom overclock (como eu).

É isso.

Editado por wcrf

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bela placa... suportando a tecnologia SLI

respondem ai...

1º quando vão lançar placas voltadas para usuários médios, já que o chipset x58 é voltado para o mercado top.

2º a taxa royalties não prejudica a nvidia, aumentando o custo das placas

3º todas as placas x58 suportam Crossfire, até mesmo essas que suportam sli?

valeu ai galera, quem poder me responder fico muito grato!

valeu

Editado por andrezin1

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
bela placa... suportando a tecnologia SLI

respondem ai...

1º quando vão lançar placas voltadas para usuários médios, já que o chipset x58 é voltado para o mercado top.

2º a taxa royalties não prejudica a nvidia, aumentando o custo das placas

3º todas as placas x58 suportam Crossfire, até mesmo essas que suportam sli?

valeu ai galera, quem poder me responder fico muito grato!

valeu

1 - a Intel planeja lançar uma CPU pra esse mercado médio na linha do i7, porém estão falando num soquete novo, de pinagem diferente dos 1366. Se for verdade, devem sair as respectivas placas mães, porém não sei se deva sair algo do tipo X58;

2 - não sei te responder se aumenta o custo das placas, sei que a NVidia deve estar adorando esse royalties, até a Intel Smackover está com planos de aceitar SLI;

3 - sim, todas as placas X58 suportam Crossfire, mesmo as que não tem isso explícito, como essa EVGA X58.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o sistema de aceitar SLI e Crossfire ao mesmo tempo.

Só tem uma desvantagem: se é necessário pagar royalties para a nVidia e passar por um processo de certificação, é claro que o custo desses procedimentos será repassado para o consumidor, aumentando o valor final da placa-mãe.

Isso deve afastar quem só vai utilizar o Crossfire, por exemplo, que pode optar por outras mobos X58 mais baratas mas que só aceitam, em tese, o Crossfire.

Contudo, aí vai minha dúvida: se não é preciso nem chip ponte da nVidia para habilitar o SLI, sendo que esse sistema de multi-GPUs só necessita de driver, as placas-mãe que, inicialmente, não suportariam o SLI, como a Smackover, poderiam ser "atualizadas" para passar a suportá-lo da mesma forma que essa EVGA? :confused:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem até muitos que estão esperando o pessoal burlar esta limitação com hacks.

É bem provável que isso será feito em pouco tempo, porque em tese é possível.

Esperar para ver.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa é muito boa. Mas ainda assim os fabricantes põem alguma limitação né.

Acho que eles poderiam lançar logo um chipset que aceitasse 3 ou mais pistas PCI-E 2.0 16x.

Mas como eles só visam o lucro. Eles pensam vamos esperar... Eles vão comprar mais da gente mesmo. -.-

Artigo muito bom mas queria se possível claro que o CDH ligasse essas placas, pra nós termos mais "primeiras impressões melhores" :).

Obs.: O artigo tem um erro de português na página 2. Deveria está escrito placas-mãe e tá escrito "places-mãe".

valeu

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Essa placa é muito boa. Mas ainda assim os fabricantes põem alguma limitação né.

Acho que eles poderiam lançar logo um chipset que aceitasse 3 ou mais pistas PCI-E 2.0 16x.

Mas como eles só visam o lucro. Eles pensam vamos esperar... Eles vão comprar mais da gente mesmo. -.-

A EVGA está pra lançar um modelo chamado X58 Classified, onde tem 4 pci-e ao invés de 3, sendo que tem um terceiro, o NF200 (mesmo da 780i) pra habilitar os 16x nos slots.

Essa da foto: x5820classifiedcs1.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me contentaria apenas em ver uma ao vivo. :P

Jamais comprarei uma. É muita grana pra gastar num componente que tá longe de ser um divisor de águas no desempenho do pc (isso claro, comparando com produtos competentes que custam menos).

Deixo para os entu$iastas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Me contentaria apenas em ver uma ao vivo. :P

Jamais comprarei uma. É muita grana pra gastar num componente que tá longe de ser um divisor de águas no desempenho do pc (isso claro, comparando com produtos competentes que custam menos).

Deixo para os entu$iastas.

Qual você fala em ver ao vivo, a Classified ou a X58 normal??

Se for a normal, o dia que você der uma passeada em Palmas, me liga pra vir aqui em casa, daí você vê ela ao vivo...hehehe.

Tem umas modificações com waterblocks que ficam bem legais, dá uma olhada no meu tópico sobre a placa:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-evga/623191

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Qual você fala em ver ao vivo, a Classified ou a X58 normal??

Se for a normal, o dia que você der uma passeada em Palmas, me liga pra vir aqui em casa, daí você vê ela ao vivo...hehehe.

Tem umas modificações com waterblocks que ficam bem legais, dá uma olhada no meu tópico sobre a placa:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-evga/623191

Qualquer uma. :D

Obs: ótimo tópico.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa pra quem quer games.

Pra quem quer violência em processamento SLI é algo indiferente, mas limitação 12GB em 6 pentes incomoda. Estou vendo que todas as placas por enquanto estão saindo assim, com esse limite (e não adianta falar que a DX58SO suporta 16GB porque num é triple-channel, ou seja, não tá no padrão de desempenho máximo).

Gostei do dissipador e 10 circuitos de regulação mandam bem, acho que é um número bom pra quem quer uma placa mais top que a DX58SO, pra mim ainda um padrão a ser batido (falo de preço).

Essa placa não é o caro da P6T nem o normal da DX58SO, até onde eu vi essa EVGA é 17% mais cara que a DX58SO, na minha opinião só vale a pena pra quem realmente quer o SLI. Caso contrário num acho que valha não. Quem num quer SLI pega a diferença de preço e compra um NoBreak 600VA, muito mais útil na escrivaninha, ou metadinha de um monitor 19''.

Sobre o começo do tópico sugerido, a NVidia quer promover o produto SLI claro. EVGA como parceira obviamente incentivada vai colocar SLI no mercado com royalties reduzidos.. EVGA pega SLI por menos preço e entra com competitividade, e NVidia continua fazendo marketing porque já que a EVGA tem todo mundo vai ter que ter. Agora três Slots PCIE 16x, pra vídeo, isso sim é exagero.. Não vejo por que isso. Quem monta isso tem grana, então compra duas tops e já roda tudo. Com o dinheiro da terceira vai lá comprar um XBOX 360, fica com um micro bom e um video-game loco.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal possuo esta placa e to com um hd de 3 tera, só que só reconhece 2 tera, o que tenho que fazer? no gerenciamento de disco consigo habilitar 2 giga ao lado aparece 750 giga no qual nao consigo formatar ou fazer algo nele.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×