Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe FIC AM37


     85.394 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-Mãe FIC AM37

Conclusões

A AM37 da FIC do Brasil é uma boa placa-mãe para o que ela se propõe: ser uma placa-mãe barata, com "tudo" on-board.

Em todos os testes, com vídeo on-board, a FIC AM37 obteve desempenho bem superior ao da ASRock K7VM2 que possui o mesmo chipset VIA KM266, mas fica clara a inferioridade da AM37 frente a placas com chipsets mais modernos, principalmente em testes de desempenho 3D.

Em compensação quando equipada com uma placa de vídeo de verdade, a FIC AM37 apresenta desempenho igual ao de placas mais atualizadas como a A7V8X-MX SE da ASUS, tendo desempenho igual ou superior ao da Gigabyte GA-7S748-L (SiS 748), que é uma placa mãe de baixo custo sem vídeo on-board. Ou seja, você consegue transformar a FIC AM37 em uma placa-mãe "de verdade" instalando uma placa de vídeo "de verdade" nela, o que é uma excelente notícia para aqueles que comprarem esta placa-mãe.

Mas fica evidente que a grande desvantagem da FIC AM37 é o seu chipset, desatualizado demais, que só suporta processadores com freqüência de barramento até 133 MHz (266 MHz DDR) e slot AGP 4X, que podem impossibilitar um futuro upgrade, principalmente com a saída de linha dos processadores AMD que possuem freqüência externa de 266 MHz DDR. Estas limitações, porém, não foram tão visíveis em nossos testes de desempenho com esta placa.

Se você está procurando por uma placa-mãe barata com "tudo" on-board, e não se importa muito em fazer upgrade, a FIC AM37 pode ser uma excelente opção, especialmente por conta do seu preço e desempenho, além de você contar com a garantia de dois anos da FIC do Brasil e manual em português.

Em nossos testes esta placa foi bastante estável, e não encontramos nenhum problema de travamentos, resets ou incompatibilidades.

Mas temos duas críticas construtivas para a FIC do Brasil. Uma é que está na hora da FIC atualizar sua linha de placas-mães produzidas no Brasil. Apesar das placas serem de boa qualidade e apresentarem bom desempenho, as placas estão desatualizadas demais e no caso da AM37 ela não irá suportar a nova linha de processadores de baixo custo da AMD (Sempron).

A segunda crítica tem a ver com a política de RMA da empresa que, ao nosso ver, está demorada demais, já que a placa com defeito tem que ser enviada, através do distribuidor, à fábrica. Este procedimento demora, em média, 20 dias. Claro que a FIC tem por lei trinta dias para resolver o problema, mas nem todo cliente pode esperar tanto tempo para a substituição de uma placa.

Aliás, existe um novo concorrente para a FIC no mercado – a Foxconn –, concorrente este que está entrando no oferecendo placas mais modernas, garantia de três anos e troca imediata.

Apesar de seu desempenho ter nos agradado, não estamos dando o nosso selo de "Produto Recomendado" para esta placa-mãe, por causa do chipset desatualizado, já que os novos processadores de baixo custo da AMD que possuem freqüência externa de 333 MHz, não poderão ser utilizados nesta placa.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bem como mostrou o teste... apesar de careta... e apesar do chipset antigo... fica claro que por ser uma fabricação de uma fabrica brasileira... a primeira coisa que pensamos é: Nosssa!!!!!! Deve ser uma ######!!!

Mas o teste mostrou que conseguimos... com um chipset antigo ser melhores que a de olhos puxados Asrock vm2 (ja tive uma... muiiiiitooo ruim)... e ao colocarmos uma placa grafica se igualou ate a modelos e marcas famosas como a Gigabyte por exemplo....

então... gostaria de deixar aqui o meu voto e meus parabens a FIC que apesar de ter usado um chipset antigo (talvez por falta de capital) e mesmo assim ter feito ele trabalhar muito bem no conjunto!

Parabens FIC! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...