Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe FIC FW37

       
 62.248 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe FIC FW37, baseada no chipset Intel 810E, para a plataforma soquete 370.

Placa-Mãe FIC FW37
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A FW37 é mais uma placa-mãe FIC (http://www.fic.com.br) feita no Brasil que testamos. Ela é uma placa-mãe soquete 370 com vídeo e áudio on-board, e nos surpreendeu muito em seu desempenho geral. Apesar de ter vídeo on-board, o seu desempenho geral foi excelente, tendo sido inclusive maior do que várias placas-mães topo de linha que não possuem vídeo on-board, como falaremos em detalhes mais adiante. Realmente uma grande surpresa e uma boa notícia para aqueles que procuram uma placa-mãe barata e com bom desempenho: de todas as placas-mães com vídeo on-board que testamos até hoje, a FIC FW37 foi a que apresentou o maior desempenho.

Além de ter um excelente desempenho, essa placa-mãe traz recursos que só vimos até hoje nas placas-mães da FIC. O CD-ROM que acompanha as placas-mães da FIC trazem três excelentes utilitários. Primeiro, o LogoGenie, que permite que você troque a tela de boot do micro (que é uma tela cheia, e não somente o logo da EPA). Basta você criar uma tela Bmp 640x464x16 e rodar o programa, que ele irá atualizar o BIOS do micro com a nova tela de boot. Excelente para personalizar os micros montados por sua empresa ou os micros da empresa (colocando o logo da empresa, por exemplo). Dica importante: para essa opção funcionar, você deve habilitar o upgrade de BIOS no setup da placa (colocando a opção BIOS Guardian em "Disabled").

O segundo programa que nos chamou a atenção neste CD foi um chamado Audio Alert II, que permite que você troque as mensagens de erro do POST por mensagens de voz (isso mesmo, voz). Assim, em vez de bips e uma mensagem na tela, as mensagens de erro passarão a ser faladas!

E por fim, o utilitário Clock-o-meter, que permite ajustar por software o gerador de clock da placa-mãe, permitindo a configuração de overclock através de software.

Essa placa-mãe possui uma boa capacidade também para o overclock. O seu gerador de clock, o IC-Works W209CH traz várias opções de clock, até 160 MHz! A placa possui ainda um jumper para aumentar a tensão de I/O (chamado "Overclock Driving"), o que aumenta a probabilidade de o overclock funcionar.

O único ponto fraco dessa placa-mãe é o seu desempenho de vídeo, que ficou muito abaixo do desempenho de uma placa-mãe sem vídeo on-board com uma placa de vídeo TNT2 M64 instalada (essa placa de vídeo é uma das mais simples existentes hoje em dia). No entanto, o desempenho do vídeo on-board da FW37 foi similar ao de outras placas-mães com vídeo on-board, como veremos mais adiante.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×