Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte G1.Sniper 5


     40.494 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe Gigabyte G1.Sniper 5

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta seis portas SATA-600, com suporte a RAID (0, 1, 10 e 5). A Gigabyte G1.Sniper 5 vem com essas seis portas e mais quatro portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip Marvell 88SE9230 (suportando RAID 0, 1 e 10). As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas a 90°, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.

Gigabyte G1.Sniper 5
Figura 5: As quatro portas SATA-600 controladas pelo chip Marvell (cinza) e as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset (pretas)

O Intel Z87 chipset suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A Gigabyte G1.Sniper 5 oferece seis portas USB 2.0, duas localizadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis em dois conectores na placa-mãe. Há 10 portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset. Duas delas (disponíveis em um conector na placa-mãe) são ligadas diretamente ao chipset, enquanto as outras oito (seis localizadas no painel traseiro e duas disponíveis em um conector) são conectadas a quatro portas USB 3.0 do chipset por intermédio de dois chips concentradores Renesas uPD720210.

A Gigabyte G1.Sniper 5 não suporta portas FireWire.

Um dos destaques dessa placa-mãe é o áudio de nível profissional, gerado por um chip Creative Sound Core 3D (5.1 canais, resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 102 dBA nas saídas analógicas e 101 dBA nas entradas). Esse chip é coberto por uma blindagem folheada a ouro, e toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos por uma linha que brilha em verde (há vários LEDs verdes pelo lado da solda da placa-mãe, próximos a uma linha semi-transparente). Essas características reduzem a interferência e ajudam o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos específicos para áudio do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e banhadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saídas de áudio SPDIF coaxial e óptica.

Gigabyte G1.Sniper 5
Figura 6: Setor de áudio

Outra característica única da G1.Sniper 5 é o amplificador operacional para fones de ouvido analógicos. Você pode escolher usar o chip Burr-Brown OPA2134PA que vem instalado ou trocá-lo por um LM4562 que vem com a placa, de forma a ajustar as nuances de áudio ao seu gosto pessoal. Provavelmente, apenas audiófilos experientes notarão alguma diferença, mas é muito bacana poder trocar componentes da placa-mãe, que vem até mesmo com um extrator de circuito integrado para auxiliar na tarefa.

Gigabyte G1.Sniper 5
Figura 7: Amplificador operacional substituível

A placa-mãe em questão vem com duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel I217V e a outra controlada por um chip Atheros Killer 2201, que é um controlador Gigabit Ethernet de alto desempenho.

A Gigabyte G1.Sniper 5 vem com um módulo Wi-Fi/Bluetooth. Esse módulo suporta os padrões IEEE802.11n/g/b/a com banda dupla (isto é, 2,4 GHz e 5 GHz). O módulo suporta Bluetooth 4.0 e também é compatível com Bluetooth 3.0.

Gigabyte G1.Sniper 5
Figura 8: Módulo de comunicação sem fio

Na Figura 9 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com duas portas USB 2.0, um conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, saída SPDIF coaxial, seis portas USB 3.0, saída DisplayPort, duas saídas HDMI, duas portas Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte G1.Sniper 5
Figura 9: Painel traseiro


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
Olá,

Tenho uma dúvida... Na matéria diz: "...processadores "Haswell" (Core i3, Core i5, Core i7 de quarta geração)".

A minha dúvida é: Existe Core i3 de quarta geração???

No site da Intel não encontrei... (http://ark.intel.com/pt-br)

Valeu, abraço!

Até o momento a Intel não lançou nenhum oficialmente, mas logo estarão no mercado e serão compatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço dessa placa no Brasil é um absurdo... Cheguei a ver pedindo 2500 lá na Sta Ifigênia aqui em SP.

Interessante ressaltar que além desta placa e da OC-Force, as Z87X-UD4H e UD5H também possuem VRM com 16 fases, em um projeto praticamente igual. A única diferença está nos drivers e capacitâncias: As UD4H e UD5H usam o IR3553 e possuem 4480uF (8x560uF), ao invés do IR3550 e de 6160uF (11x560uF) da G1.sniper 5 e 10080uF (18x560uF) da OC-Force. Essa diferença não é significativa para OC em ar e água.

Querendo uma mobo com VRM top, eu comprei uma UD4H, porque não achei a UD5H. Eu prefiro comprar uma placa-mãe mais barata e comprar uma placa de audio top, porque ao trocar a mobo não gasto de novo com audio. Mesmo assim, paguei 950 na UD4H, um absurdo se considerar que ela é vendida por 180 dollares nos EUA... decepcionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gigabyte apresentou oficialmente as novas placas no Brasil (incluindo esta do review), mas eu ainda não consegui ver preço em nenhuma reportagem.

Esse "problema" das portas USB 3.0 deve ser solucionado com uma simples lida no manual da placa, que deve dizer quais as portas que estão ligadas diretamente (assim espero).

Vontade de montar um PC com isso aí...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...